Questões de Concurso de Princípio do Registro Pelo Valor Original - Contabilidade Geral

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 597137

Concurso UNIPAMPA Contador 2009

Questão 84

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Cada um dos itens de 82 a 85 apresenta uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com base nos princípios fundamentais de contabilidade.

Determinada empresa comercial do segmento de calçados, até o mês de agosto de 2009, exportou 20 milhões de pares de sapatos, em um valor total de US$ 100 milhões. Nessa situação, sabendo que as vendas foram realizadas a prazo, a empresa comercial deve efetuar lançamentos contábeis em contas patrimoniais e de resultado, observando os princípios do registro pelo valor original e da atualização monetária, em reais correspondentes ao valor em moeda estrangeira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 502823

Concurso Auditor Fiscal da Receita Municipal 2012

Questão 50

Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Nível Superior

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser avaliados:

  • A.

    exclusivamente pelo custo original das transações ou pelo valor justo.

  • B.

    pelos valores de entrada para os ativos e pelos valores de saída para os passivos.

  • C.

    pelos valores obtidos em transações com terceiros estranhos à entidade.

  • D.

    pelos valores originais das transações ou os ativos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos e os passivos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa que seriam necessários para liquidar a obrigação

  • E.

    inicialmente pelos valores originais das transações, sendo utilizadas em graus distintos e combinadas as bases de mensuração do custo histórico e de suas variações.

Questão de Concurso - 854181

Concurso TSE Analista Judiciário - Área Contabilidade 2011

Questão 44

Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Superior

O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional. Em relação às bases de mensuração utilizadas, é correto afirmar que a mensuração pelo
  • A. custo histórico implica no registro dos ativos pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição.
  • B. valor realizável implica no reconhecimento dos ativos pelos valores em caixa ou equivalentes que teriam de ser pagos se esses ativos fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis.
  • C. valor justo implica no registro dos ativos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada.
  • D. custo corrente implica no reconhecimento dos ativos pelo valor porque ele pode ser trocado entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.

Questão de Concurso - 345510

Concurso TCDF Auditor 2002

Questão 3

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

João, servidor responsável pela contabilidade de um órgão do GDF, ao contabilizar os débitos externos (em moeda estrangeira) no balanço patrimonial de seu órgão, converteu os débitos à taxa de câmbio vigente na data da contratação da operação de crédito. Em relatório de auditoria realizada pelo TCDF, Pedro, chefe da equipe de auditoria, apontou tal situação como incorreta, asseverando que o contador deveria converter esses débitos à taxa de câmbio vigente na data da apropriação inicial, consoante o princípio do valor histórico.

Com base nessa situação hipotética e na legislação vigente, julgue os itens que se seguem.

Por força legal, o princípio do valor histórico não se aplica à situação descrita, mas poderia ser efetivado no âmbito do GDF por força de decisão do TCDF, no uso de sua competência regulamentar.
  • C. Certo
  • E. Errado