Questões de Concurso sobre Fatos Modificativos, Permutativos e Mistos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
132 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando os fatos contábeis, analise as proposições:


I. Fato permutativo altera apenas a composição do patrimônio.

II. Fato modificativo provoca alteração no Patrimônio Líquido.

III. Fato misto combina características de fato permutativo e modificativo.

IV. O pagamento de uma dívida em dinheiro é um fato modificativo.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Apenas I, II e III estão corretas.


B

Apenas I e IV estão corretas.


C

Apenas II e IV estão corretas.


D

Apenas I, III e IV estão corretas.


E

Todas estão corretas.

Os fatos administrativos podem alterar ou não a composição patrimonial dos entes públicos. Sobre o tema, Analise as afirmativas a seguir:


I.O fato administrativo permutativo provoca alteração quantitativa no patrimônio líquido, sem modificar a composição das contas do ativo e do passivo do ente.

II.O fato administrativo modificativo altera o patrimônio líquido por meio do reconhecimento de variação patrimonial aumentativa ou diminutiva no exercício.

III.O fato administrativo misto produz alteração quantitativa do patrimônio líquido sem provocar permuta entre os elementos patrimoniais do ativo ou do passivo.


Está correto o que se afirma em:


A

I e II apenas.


B

II apenas.


C

II e III apenas.


D

I e III apenas.


E

I apenas.

Um fato contábil permutativo é aquele que:


A

Altera o patrimônio líquido da entidade.


B

Aumenta a receita orçamentária sem alterar o ativo.


C

Modifica a composição dos elementos patrimoniais sem alterar o patrimônio líquido.


D

Gera simultaneamente uma variação patrimonial aumentativa e uma diminutiva de valores diferentes.

A análise dos efeitos de um fato contábil sobre o patrimônio líquido de uma entidade requer a identificação precisa da natureza da variação patrimonial envolvida. Em um evento caracterizado exclusivamente como um fato permutativo:


A

Ocorre uma alteração na composição do ativo, sem impactar o total do patrimônio líquido.


B

Há um aumento simultâneo no ativo e no passivo, mantendo inalterado o saldo do patrimônio líquido.


C

Verifica-se uma modificação na estrutura do passivo, com reflexo direto no resultado do período.


D

Observa-se uma diminuição no ativo e no patrimônio líquido, devido a um gasto incorrido.

A respeito dos atos e fatos administrativos que acontecem em uma entidade, é correto afirmar que


A

a compra de um veículo financiado não afeta o caixa da empresa e, por isso, não deve ser registrado pela contabilidade.


B

a venda de um ativo imobilizado por valor superior ao registrado na contabilidade configura um fato misto.


C

a venda de mercadoria a prazo configura um fato permutativo.


D

a contratação de um funcionário que iniciará suas atividades no mês seguinte é um fato que deve ser registrado pela contabilidade.


E

a compra de um equipamento à vista configura um fato modificativo.

Em relação à contabilização de atos e fatos contábeis, analise as assertivas a seguir:


I. O pagamento de uma obrigação anteriormente registrada no passivo, sem incidência de encargos, caracteriza fato contábil permutativo.

II. A contratação de operação de crédito que resulte no ingresso de recursos financeiros e no reconhecimento de obrigação exigível altera a composição patrimonial, sem produzir efeito imediato sobre o patrimônio líquido.

III. A assinatura de contrato administrativo, por si só, constitui fato contábil modificativo, devendo ser registrada diretamente nas contas patrimoniais.

IV. O reconhecimento da depreciação de um bem representa fato contábil modificativo diminutivo.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e III.


B

Apenas II e IV.


C

Apenas I, II e IV.


D

I, II, III e IV.

Os fatos contábeis são registrados na contabilidade pública por meio de lançamentos em contas previstas no Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). Para o registro de fatos contábeis permutativos que não envolvam contas do Patrimônio Líquido, na contabilidade pública, são usadas as contas do PCASP:


A

de grupos 1 e 9.


B

de classes 1 a 4.


C

de grupos 1 a 9.


D

de classes 1 e 2.


E

de classe 9 e de grupo 1.

Na contabilidade aplicada ao setor público, os fatos contábeis são eventos que afetam o patrimônio da entidade e podem ser classificados em permutativos, modificativos ou mistos. Considere a seguinte situação hipotética:


Um município adquire equipamentos de informática para a Secretaria de Administração no valor de R$ 50.000,00, realizando o pagamento à vista com recursos disponíveis em caixa. Essa aquisição tem como objetivo modernizar os processos administrativos, sem impactar o patrimônio líquido da entidade.


Com base nessa operação, assinale a alternativa correta quanto à classificação do fato contábil.


A

Permutativo, pois há uma troca entre contas patrimoniais sem alteração do patrimônio líquido.


B

Modificativo aumentativo, pois a aquisição do bem representa um incremento no patrimônio líquido da entidade.


C

Misto, pois há variação qualitativa no patrimônio (troca de ativos) e reconhecimento de despesa com a aquisição dos equipamentos.


D

Modificativo diminutivo, pois ocorre uma redução do ativo e um aumento do passivo, impactando negativamente o patrimônio líquido.

Em uma análise financeira, um contador depara-se com diversos eventos que afetam ou podem afetar o patrimônio de uma entidade. A correta classificação desses eventos em fatos contábeis (permutativos, modificativos ou mistos) é crucial para a escrituração e a subsequente elaboração das demonstrações financeiras. Um evento como a compra de um veículo à vista, por exemplo, envolve uma troca entre dois ativos (Caixa por Veículos) sem alterar o Patrimônio Líquido, caracterizando-se como um fato permutativo. Já o reconhecimento de uma despesa de salários reduz o ativo (Caixa ou Bancos) e o Patrimônio Líquido, sendo um fato modificativo diminutivo. Considerando a complexidade da classificação dos fatos contábeis, assinale a alternativa correta.


A

O pagamento de uma duplicata com juros é classificado como um fato contábil misto diminutivo, pois envolve uma permutação (redução do Ativo Caixa e redução do Passivo Fornecedores) e, simultaneamente, um fato modificativo diminutivo (reconhecimento da Despesa Financeira com juros, reduzindo o Patrimônio Líquido).


B

A integralização de capital social com um imóvel é um fato contábil permutativo, pois apenas transfere um bem do sócio para a empresa, aumentando o Ativo (Imóveis) e aumentando o Passivo (Capital a Integralizar).


C

A compra de mercadorias a prazo, com incidência de ICMS a recuperar, é um fato modificativo aumentativo, pois aumenta o Ativo (Estoques e ICMS a Recuperar) e aumenta o Patrimônio Líquido devido ao crédito fiscal.


D

A constituição de uma provisão para devedores duvidosos (PDD) é um fato contábil permutativo, pois ocorre uma troca entre uma conta de Ativo (Clientes) e uma conta retificadora do Ativo (PDD), não alterando o valor total do Ativo ou do Patrimônio Líquido.

Acerca dos fatos contábeis e procedimentos específicos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, analise as assertivas a seguir:


I. A inscrição de Restos a Pagar não processados configura um fato contábil permutativo, pois representa apenas a troca entre a obrigação orçamentária e a obrigação financeira do exercício seguinte.

II. O registro da depreciação de bens móveis em uma entidade pública é um fato contábil modificativo diminutivo, mesmo não representando saída de caixa no exercício.

III. O reconhecimento de superávit financeiro decorrente de arrecadação maior que a prevista representa um fato contábil misto, pois envolve simultaneamente variações patrimoniais e orçamentárias.

IV. O estorno de um empenho anulado no mesmo exercício é considerado um fato contábil exclusivamente orçamentário, sem impacto na contabilidade patrimonial.

V. A reversão de perda por desvalorização de ativo registrado em períodos anteriores, conforme avaliação patrimonial, é um fato modificativo aumentativo, registrado no resultado patrimonial.


Quais estão corretas?


A

Apenas I, III e IV.


B

Apenas II, III e V.


C

Apenas II, IV e V.


D

Apenas I, II, III e V.


E

I, II, III, IV e V.

Os fatos contábeis são ocorrências que alteram o patrimônio da entidade pública, podendo ser permutativos, modificativos ou mistos. No setor público, esses fatos podem ter natureza orçamentária ou extraorçamentária. Assinale a alternativa que descreve um fato contábil permutativo.


A

O reconhecimento da depreciação mensal de um bem imóvel, que reduz o valor do ativo e o patrimônio líquido.


B

A compra de um veículo à vista, onde ocorre a troca de um ativo (caixa) por outro ativo (veículo) de mesmo valor, sem alterar o valor total do patrimônio líquido.


C

O recebimento de doação de um terreno, que aumenta o ativo e o patrimônio líquido sem contrapartida financeira imediata.


D

A arrecadação de um imposto, que representa uma receita efetiva e aumenta o patrimônio líquido da entidade.


E

O pagamento de salários de servidores, que representa uma despesa efetiva e reduz o patrimônio líquido da entidade.

A gestão do patrimônio público envolve o reconhecimento e a mensuração de suas variações, que podem ser qualitativas ou quantitativas. Uma entidade pública realizou a aquisição de um veículo para uso em suas atividades operacionais, efetuando o pagamento à vista. Considerando a natureza dessa transação e seus efeitos sobre o patrimônio da entidade, assinale a alternativa correta.


A

A transação representa um fato contábil permutativo, pois houve a troca de um ativo (disponibilidades) por outro ativo (veículo), sem alterar o valor total do patrimônio líquido.


B

O registro dessa aquisição é um fato contábil misto, pois envolve uma conta de resultado (despesa com aquisição) e uma conta patrimonial (caixa).


C

Trata-se de um fato contábil modificativo diminutivo, uma vez que a saída de recursos financeiros do caixa reduz imediatamente a situação líquida patrimonial.


D

A operação configura um fato contábil modificativo aumentativo, pois a entidade passa a ter um bem de maior valor agregado, aumentando seu patrimônio líquido.


E

A aquisição à vista de um imobilizado não gera variação patrimonial relevante, sendo registrada apenas no sistema de controle orçamentário como despesa de capital.

São Variações Patrimoniais Diminutivas(VPD), entre outros, EXCETO:


A

Pessoal e Encargos


B

Valorização e Ganhos com Ativos e Desincorporação de Passivos


C

Benefícios Previdenciários e Assistenciais


D

Uso de Bens, Serviços e Consumo de Capital Fixo


E

Custo das Mercadorias e Produtos Vendidos, e dos Serviços Prestados.

As variações patrimoniais passivas, independentes da execução orçamentária, são representadas pelos cancelamentos da dívida ativa e pelo restabelecimento de dívidas passivas, constituindo fatos modificativos.


C

Certo


E

Errado

Para que seja possível o conhecimento da composição patrimonial, os fatos modificativos devem ser levados à conta de resultado, independentemente do registro dos atos e fatos ligados à execução orçamentária.


C

Certo


E

Errado

As ocorrências dentro de uma instituição e que tem impacto no fluxo de caixa, lucros ou patrimônio líquido são denominados de fatos contábeis. Assinale a alternativa correspondente ao fato contábil que provocam alterações no valor do patrimônio líquido ou situação líquida.


A

Fatos exclusivos.


B

Fatos de alternância.


C

Fatos modificativos.


D

Fatos permutativos.


E

Fatos nocivos.

Uma entidade do setor público realiza manutenções preventivas mensais em seus elevadores. Para isso são gastos, mensalmente, R$2.000 em material e R$5.000 em honorários aos técnicos que realizam o serviço.

Assinale a opção que indica a contabilização dos gastos com a manutenção mensal nas demonstrações contábeis da entidade.


A

R$7.000 em despesas.


B

R$7.000 em investimentos.


C

R$7.000 em ativo imobilizado.


D

R$2.000 em ativo imobilizado e R$5.000 em despesas.


E

R$5.000 em ativo imobilizado e R$2.000 em despesas.

Uma entidade pública pode receber recursos antes mesmo da ocorrência do evento tributável. Nesse caso, um passivo de igual valor deverá ser registrado até que o evento ocorra, configurando


A

uma variação patrimonial aumentativa.


B

uma variação patrimonial diminutiva.


C

uma variação patrimonial inexistente.


D

um fato permutativo.


E

um fato misto.

A alienação de bens do ativo imobilizado por valor diferente de seu valor contábil líquido é um exemplo de variação patrimonial mista, uma vez que envolve, simultaneamente, fatos contábeis permutativos e modificativos.


C

Certo


E

Errado

 
 
Gerar simulado