Imagem de fundo

De acordo com a NBC TG 16 (R2) – Estoques, emitida pelo Conselho Federal de Contabilida...

De acordo com a NBC TG 16 (R2) – Estoques, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a questão fundamental na contabilização dos estoques consiste no valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas. Portanto, acerca do valor a ser reconhecido como ativo referente ao estoque, é correto afirmar que


A

os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o maior.


B

o custo de transformação dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação, custos de transporte e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.


C

os custos de aquisição incluem os custos diretamente relacionados com as unidades produzidas ou com as linhas de produção.


D

outros custos que não de aquisição nem de transformação devem ser incluídos nos custos dos estoques, à medida que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e condição atuais.


E

outras formas para mensuração do custo de estoque, tais como o custo-padrão ou o método de varejo, não podem ser usadas para reconhecimento de ativos.