Imagem de fundo

Cláudio é idoso e está sofrendo declínio cognitivo em razão da idade. Atualmente ele es...

Cláudio é idoso e está sofrendo declínio cognitivo em razão da idade. Atualmente ele está residindo em entidade de acolhimento de idosos. Ele possui uma filha, Laura, e é casado com Fátima. Ambas à visitam regularmente na entidade, e permanecem residindo na casa da família. Nesse caso hipotético, em caso de estabelecimento de curatela, seguindo-se a preferência legal devera ser nomeada curadora a


A

administradora da entidade em que está acolhido Cláudio, em razão da preferência legal por se tratar de idoso em situação de acolhimento.


B

filha e a cônjuge de Cláudio, de forma compartilhada, estando dispensadas da prestação de contas por se tratarem de familiares próximas do curatelado.


C

cônjuge de Cláudio, que estará dispensada de prestação de contas no caso de casamento sob o regime de comunhão universal de bens.


D

cônjuge de Cláudio, que estará dispensada de prestação de contas Independentemente do regime de bens do casamento.


E

filha de Cláudio, em razão da preferência legal dos descendentes para o exercicio da curatela de seus pais.