Imagem de fundo

Em matéria de jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de e...

Em matéria de jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica, a Constituição da República de 1988 estabelece que


A

a participação do proprietário do solo nos resultados da lavra é proibida, haja vista que se trata de bem público.


B

o aproveitamento do potencial de energia renovável de capacidade reduzida não dependerá de autorização ou concessão.


C

as jazidas, em lavra ou não, e demais recursos minerais e os potenciais de energia hidráulica constituem a mesma propriedade do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento.


D

a pesquisa e a lavra de recursos minerais somente poderão ser efetuadas mediante concessão da União, não sendo vedado, em qualquer hipótese, que essas atividades se desenvolvam em faixa de fronteira ou terras indígenas.


E

os recursos minerais, como as jazidas, em lavra ou não, e os potenciais de energia hidráulica constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de exploração ou aproveitamento, e pertencem aos Municípios, garantida ao concessionário a propriedade do produto da lavra.