Ao estabelecer como princípio organizativo do Sistema Único...
Imagem de fundo

Ao estabelecer como princípio organizativo do Sistema Único...

Ao estabelecer como princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS) a participação comunitária, a Constituição Federal de 1988 apontou para a relevância da inserção da população brasileira na formulação de políticas públicas em defesa do direito à saúde.

Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA.


A

A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área de saúde e sobre a participação da comunidade na gestão do SUS.


B

O exercício do controle social no âmbito da saúde está previsto na Lei 8142/90, na qual foram definidas duas instâncias colegiadas: o Conselho de Saúde e as Conferências de Saúde.


C

Na Lei nº 8.142/1990, a participação social adquire um sentido político, ao conferir caráter consultivo aos Conselhos de Saúde.


D

As decisões do Conselho serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


E

A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.