Imagem de fundo

A política de saúde para os povos indígenas é uma das...

A política de saúde para os povos indígenas é uma das questões mais delicadas e problemáticas da política indigenista oficial. Sensíveis às enfermidades trazidas por não-índígenas e, muitas vezes, habitando regiões remotas e de difícil acesso, as populações indígenas são vítimas de doenças como malária, tuberculose, infecções respiratórias, hepatite, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.


Disponível em:

https://pib.socioambiental.org/pt/Sa%C3%BAde_Ind%C3%ADgena.


Quanto ao subsistema de atenção à Saúde Indígena, previsto na Lei n.º 8.080/90, é correto afirmar:


A

O SUS promoverá a articulação do Subsistema instituído por esta Lei com os órgãos responsáveis pela Política Indígena do País.


B

O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, centralizado, hierarquizado e regionalizado.


C

O SUS servirá de retaguarda e referência ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, devendo, para isso, não ocorrer adaptações na estrutura e organização do SUS nas regiões onde residem as populações indígenas, para propiciar essa integração e o atendimento necessário em todos os níveis, sem discriminações.


D

Caberá à cada Estado com reserva indígena, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.