Imagem de fundo

Leia atentamente a notícia apresentada a seguir. Ministério...

Leia atentamente a notícia apresentada a seguir.


Ministério da Saúde insere pessoas com HIV em grupo prioritário da vacinação


Por Jovem Pan

30.03.2021


O Ministério da Saúde inseriu nesta segunda-feira, 29, pessoas vivendo com o HIV, de 18 a 59 anos, na lista de priorização da vacinação contra a Covid-19. Segundo nota técnica, a indicação é vacinar este grupo após encerrar a vacinação de pessoas de 60 a 64 anos. A Saúde afirma, no documento, que a intenção é “reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito. Pessoas com HIV, maiores de 60 anos, já estão contempladas na priorização por faixa etária.

O ministério também diz que a medida segue “novas evidências científicas” que apontam riscos de “desfechos negativos da Covid-19” neste grupo. As pessoas que vivem com HIV devem receber as doses na mesma etapa em que serão contemplados quem apresenta comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Trata-se do maior grupo de risco do plano de imunização, com cerca de 18 milhões de pessoas.

Prefeitos e governadores podem traçar planos próprios, mas há um acordo entre o ministério e conselhos que representam secretários estaduais (Conass) e municipais (Conasems) para que seja seguido o plano nacional de vacinação. Segundo a Saúde, serão considerados na lista de prioridades todos os indivíduos que vivem com HIV, de 18 a 59 anos, independentemente da contagem de linfócitos T-CD4+.

O início da vacinação para este grupo será informado por meio do Programa Nacional de Imunizações.


(https://jovempan.com.br/noticias/brasil/ministerio-da-saude-

insere-pessoas-com-hiv-em-grupo-prioritario-da-vacinacao.html .

Acesso em 05.07.2021. Adaptado)


A inclusão de pessoas vivendo com o HIV na lista de priorização da vacinação contra a Covid-19 atende ao princípio doutrinário do SUS de


A

regionalização.


B

longitudinalidade do cuidado.


C

equidade.


D

hierarquização.


E

descentralização.