Imagem de fundo

No Plano Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas...

No Plano Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas são detalhadas orientações para a organização da dinâmica de trabalho nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, sendo indicado que


A

o médico responsável pelo distrito tenha autonomia para decidir se as ações serão planejadas em diálogo com lideranças e organizações indígenas.


B

as equipes deverão ser compostas por médicos, enfermeiros, odontólogos e auxiliares de enfermagem.


C

os serviços de atenção básica oferecidos nas aldeias deverão ser exclusivamente conduzidos pelos médicos da equipe.


D

a presença de agentes indígenas nas equipes será obrigatória somente em Distritos voltados ao atendimento de povos indígenas de recente contato.


E

os membros das equipes multidisciplinares atuantes nos Distritos deverão receber capacitação para atuar em contextos interculturais.