Imagem de fundo

O gerenciamento dos dados e informações no Sistema Único de Saúde ocorre a partir da im...

O gerenciamento dos dados e informações no Sistema Único de Saúde ocorre a partir da implementação e uso de diversos sistemas nacionais de informações os quais visam prover analistas, gestores, profissionais e interessados em geral (dependendo da sensibilidade dos dados e das autorizações necessárias para acesso e uso) subsídios para a melhor tomada de decisão.


Marque a alternativa em que o documento originário e o processo de coleta dos dados do SIM está corretamente apresentado:


A

O documento padrão é a DN, preenchida pelo médico ou parteiras tradicionais e que, em seguida, será enviada ao Cartório de Registro Civil para fins de lavratura da Certidão de Nascimento Vivo.


B

A Ficha de Notificação Individual, preenchida pela equipe de saúde da unidade em que ocorreu o atendimento e a identificação do caso suspeito do agravo ou doença monitorado e que deverá ser enviada à Secretaria Municipal de Saúde.


C

A Ficha de Notificação de Síndrome Gripal permite o registro de suspeita e o acompanhamento de casos de COVID-19, sendo que todos os profissionais de saúde podem ter acesso aos dados em tempo real.


D

O documento básico é a DO, preenchida pelo médico que atestou o óbito, e que, em seguida, será enviada ao Cartório de Registro Civil para liberação do sepultamento e tomada das demais providências legais.


E

A Ficha de Notificação de Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP) tem como objetivo garantir o registro de emergências em saúde pública, sendo que o principal acompanhamento realizado é o de casos de Microcefalia.