Imagem de fundo

“A lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18...

“A lei brasileira define como proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos (Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996), porém, é prática comum o consumo de álcool pelos jovens, seja no ambiente domiciliar, em festividades, ou mesmo em ambientes públicos. A sociedade como um todo adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado, condena o abuso de álcool pelos jovens, mas é tipicamente permissiva ao estímulo do consumo por meio da propaganda”. (Pechansky, Szobot e Scivoletto, 2004).

Sobre o tema do uso de álcool por adolescentes, marque a alternativa INCORRETA:


A

A dependência química é o problema de saúde mental mais prevalente entre adolescentes, com o álcool em primeiro lugar.


B

O álcool é uma das substâncias psicoativas mais precocemente consumidas pelos jovens. Diferentes estudos, nacionais e estrangeiros, sistematicamente confirmam que, se o álcool é facilmente obtenível e fartamente propagandeado, isto se reflete em seu consumo precoce e disseminado.


C

Os prejuízos decorrentes do uso de álcool em um adolescente são os mesmos prejuízos evidenciados em um adulto. O uso de álcool está associado a acidentes automobilísticos e a violência sexual, tanto para o agressor quando para a vítima.


D

A experimentação inicial se dá pelo fato de o adolescente ter amigos que usam drogas, gerando uma pressão de grupo na direção do uso. Ao mesmo tempo que valores, calor humano e performance escolar dos pares também podem ser um importante elemento na prevenção do uso de drogas.


E

Elementos relacionados à estrutura de vida do adolescente desencadeiam um papel fundamental na gênese da dependência de drogas. Todo o corolário de trauma familiar, separação, brigas e agressões estavam francamente associados ao grupo de adolescentes com maior intensidade de dependência.