Imagem de fundo

Durante ação fiscalizatória em indústria de alimentos, o Auditor Fiscal de Vigilância S...

Durante ação fiscalizatória em indústria de alimentos, o Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária identifica irregularidades graves que configuram risco iminente à saúde pública. O estabelecimento possui registro estadual, mas distribui produtos para outros estados da federação. Considerando a organização do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e as competências dos entes federados, a medida cautelar de interdição do estabelecimento compete:


A

À Anvisa, pois a distribuição interestadual de produtos configura competência exclusiva da União sobre o estabelecimento.


B

Ao Ministério Público, único órgão competente para determinar interdição de estabelecimentos com distribuição interestadual.


C

Ao município onde está localizado o estabelecimento, independentemente do tipo de registro ou abrangência de distribuição.


D

Ao Ministério da Saúde, mediante solicitação formal da vigilância sanitária estadual que concedeu o registro.


E

À vigilância sanitária estadual, pois a concessão do registro estadual determina a competência fiscalizatória, independentemente da abrangência da distribuição.