

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A Portaria nº 453/98 da ANVISA estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional.
Sobre os princípios básicos que regem esta Portaria avalie as assertivas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, responda o que se pede:
( ) A justificação é o princípio básico de proteção radiológica que estabelece que nenhuma prática ou fonte adscrita a uma prática deve ser autorizada a menos que produza suficiente benefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade, de modo a compensar o detrimento que possa ser causado.
( ) A otimização da proteção deve ser aplicada em dois níveis, nos projetos e construções de equipamentos e instalações, e nos procedimentos de trabalho.
( ) Exposição de seres humanos aos raios-x diagnósticos com o objetivo único de demonstração, treinamento são permitidas, visto que visam o aprimoramento de técnicas radiológicas e ensino.
( ) Para mulheres grávidas devem ser observados os requisitos adicionais, de modo a proteger o embrião ou feto, durante o período de gestação a dose na superfície do abdômen não pode exceder 2 mSv, tornando pouco provável que a dose adicional no embrião ou feto exceda cerca de 1 mSv neste período.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo:
V, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
V, V, V, F.
Sobre as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), dispostas na RDC n° 222/2018, assinale a alternativa correta.
Os RSS do Grupo B, no estado sólido e com características de periculosidade, sempre que considerados rejeitos, devem ser incinerados.
É vedado o encaminhamento de RSS na forma líquida para disposição final em aterros sanitários.
Os resíduos de medicamentos contendo produtos antimicrobianos, quando descartados por serviços assistenciais de saúde, podem ser despejados na rede coletora de esgoto sanitário, sem tratamento prévio.
As embalagens secundárias de medicamentos, estando ou não contaminadas, não devem ser encaminhadas para reciclagem.
Mesmo após o devido tratamento, é proibida a retirada do símbolo de identificação relativo ao risco do resíduo.
O número de mortes por causa de leptospirose aumentou mais de 70% nos últimos dois anos. A água das enchentes é a principal causa de contaminação. As fortes chuvas, os alagamentos, as inundações, as enchentes trazem, no correr da água, o risco da leptospirose. Quem vive em condições precárias de moradia e de saneamento básico também é aquele que costuma ser mais afetado por um problema de saúde pública muitas vezes negligenciado (https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/02/13/). É/São medida(s) de prevenção e controle relativa(s) às fontes de infecção dessa doença
o tratamento adequado dos resíduos sólidos, coletados, acondicionados e destinados aos pontos de armazenamento e tratamento definidos pelo órgão competente.
o conhecimento da distribuição espacial e temporal dos casos e mapeamento das áreas e do período de ocorrência dos casos, assim como dos locais com maior potencial para a transmissão de leptospirose.
o uso de informações dos sistemas de previsão climática, para desencadear alertas de risco de enchentes às populações que vivem em áreas sujeitas a esses eventos e, com isso, orientá-las a evitar a exposição às águas das enchentes, caso estas venham a ocorrer.
a organização de um sistema de orientação aos empregadores e aos profissionais que atuam nos serviços de coleta e segregação de resíduos sólidos, tratamento de efluentes, limpeza e manutenção de galerias de águas pluviais e esgotos.
O gerenciamento é tido como um processo capaz de minimizar ou até mesmo impedir os efeitos adversos causados pelos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), do ponto de vista sanitário, ambiental e ocupacional, sempre que realizado racional e adequadamente. Os resíduos gerados nos serviços odontológicos podem ser classificados em biológicos, químicos, perfurocortantes ou escarificantes e comuns. Segundo a ANVISA (2006), “Produtos antimicrobianos, citostáticos e antineoplásicos; imunossupressores, quando apresentarem prazo de validade vencido ou se tornarem impróprios para o consumo” são classificados como resíduos:
Biológicos.
Químicos.
Especiais.
Escarificantes.
Comuns.
Assinale a alternativa que não é considerada lixo infectante.
Sangue ou patógenos
Seringas usadas
Peças anatômicas
Rejeitos radioativos
De acordo com a resolução que regulamenta as boas práticas de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS), assinale a alternativa correta relativamente ao processo de segregação.
É de responsabilidade do estabelecimento de saúde a contratação de técnico responsável pela separação dos RSS antes da coleta.
Os RSS no estado sólido devem ser acondicionados em saco constituído de material resistente à ruptura, por serem passíveis de reaproveitamento.
O coletor do saco para acondicionamento dos RSS deve ser de material liso, reciclável e sem tampa.
Os RSS gerados pelos serviços de atenção domiciliar devem ser acondicionados em sacos fechados e descartados no próprio domicílio de sua geração.
Os RSS do Grupo A que não precisem ser obrigatoriamente tratados e os RSS após o tratamento são considerados rejeitos e devem ser acondicionados em saco branco leitoso.
É um conceito operacional que define os serviços de saúde do município ou região considerados como de referência para as populações das áreas de abrangência dos serviços básicos de saúde.
Trata-se de
território do distrito sanitário.
área de abrangência dos serviços básicos.
área de influência.
área de risco.
Quais os destinos possíveis para o lixo hospitalar?
Incineração ou esterilização, sendo que em ambos o destino será o aterro sanitário, sendo para a primeira opção um específico e para a segunda um comum.
Incineração ou esterilização, sendo que em ambos o destino será o aterro sanitário, sendo para a primeira opção um comum e para a segunda um específico.
Sempre incineração.
Sempre esterilização.
A respeito da Resolução da diretoria colegiada – RDC nº 222, de 28 de março de 2018 (publicada no DOU nº 61, de 29 de março de 2018) sobre o plano de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (PGRSS), assinale a alternativa incorreta.
É um documento que aponta e descreve todas as ações relativas ao gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, suas características e riscos.
É um documento que contempla os aspectos referentes à geração, identificação, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, destinação e disposição final ambientalmente adequada.
É um documento que contempla ações de proteção à saúde pública, do trabalhador e do meio ambiente.
É um documento que contempla as regras para a obtenção da licença sanitária, relatando que, independentemente do tipo de resíduos gerados, o PGRSS não pode ser substituído.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a coleta e o processamento de lixos e resíduos.
( ) Coleta e transporte externos: remoção dos resíduos de serviços de saúde do abrigo externo até a unidade de tratamento ou disposição final.
( ) Acondicionamento: ato de embalar os resíduos segregados em sacos ou recipientes que evitem vazamentos, que sejam resistentes e que sejam adequados ao conteúdo acondicionado.
( ) Compostagem: processo químico que acelera a decomposição do material não orgânico, tendo como produto final a reciclagem.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
V • V • V
V • V • F
V • F • V
F • V • V
F • V • F
O Ministério da Saúde lançou Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação, em 2022, com objetivo de alcançar uma cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite, na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. De acordo com a Classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde, as agulhas utilizadas na campanha de vacinação são descartadas em coletores para resíduos do grupo
A.
B.
D.
E.
Qual a cor da lixeira destinada ao descarte de resíduos de hospital e serviços de saúde?
Roxo
Laranja
Branco
Cinza
A respeito do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), conforme determinado na Resolução RDC n º. 222/2018, assinale a alternativa CORRETA:
No PGRSS, o gerador de resíduos de serviços de saúde (RSS) deve descrever as ações a serem adotadas em situações de emergência e acidentes decorrentes do gerenciamento dos RSS.
Nas edificações não hospitalares nas quais houver serviços individualizados, os respectivos resíduos de serviços de saúde dos Grupos A e E devem ter o armazenamento externo individualizado.
O estabelecimento que possua serviços geradores de resíduos de saúde com licenças sanitárias individualizadas deve ter PGRSS individualizado para cada serviço.
A elaboração, a implantação e o monitoramento do PGRSS não pode ser terceirizada.
O gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão. Estes procedimentos são planejados e implementados a partir de:
Bases científicas e técnicas dos recursos naturais e do meio ambiente, de forma ineficiente.
Da proteção dos trabalhadores sem a preservação da saúde pública.
Um encaminhamento inseguro, com o objetivo de maximizar a produção de resíduos de serviços de saúde e proporcionar aos resíduos gerados.
Bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde e proporcionar aos resíduos gerados.
Um encaminhamento inseguro, de forma eficiente.
A falta de disponibilização de coleta de esgotos, coleta de resíduos sólidos e a pouca oferta de água potável para a população, pode, sob o ponto de vista epidemiológico:
I. Aumentar as taxas de incidência de doenças infecciosas.
II. Dinamizar a ocorrência de parasitoses e outras zoonoses.
III. Implicar em situações que aumentem as demandas orgânico-imunes em crianças e consequentemente aumentar a expectativa de vida.
Está(riam) correta(s):
I, II e III.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas I.
Em conformidade com a Resolução nº 222/2018 - Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, sobre as definições, analisar os itens abaixo:
I. Príon: estrutura proteica alterada relacionada como agente etiológico das diversas formas de encefalite espongiforme.
II. Coletor: funcionário responsável por realizar a coleta dos resíduos.
Os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.
Os itens I e II estão incorretos.
Conforme a RDC n. 222, de 28 de março de 2018, os resíduos gerados após a referida sessão de manipulação pertencem ao
grupo A.
grupo B.
grupo C.
grupo D.
Marque a alternativa que corresponde a um resíduo de serviços e saúde do Grupo B.
Resíduos comuns.
Rejeitos radioativos.
Produtos químicos.
Resíduos infectantes.
Materiais perfurocortantes.
Assinale a alternativa que corresponde a ações que devem estar contidas no Plano de Gerenciamento de resíduos em saúde.
Estar em conformidade com as ações de proteção à saúde pública, do trabalhador e do meio ambiente; sem causar prejuízos ao hospital ou clínica médica.
Descrever os procedimentos relacionados ao gerenciamento de resíduos em saúde, como: geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, armazenamento, transporte e comercialização desses resíduos.
Estar em conformidade com a regulamentação sanitária e ambiental, bem como com as normas de coleta e transporte dos serviços locais de limpeza internacional.
Contemplar, quando aplicável, os procedimentos locais definidos pelo processo de logística reversa para os diversos tipos de resíduos.
A formação dos aglomerados urbanos, a interrupção frequente do fornecimento de água e o descuido com o destino de resíduos sólidos ocasionam o surgimento de vários problemas ambientais e de saúde. O manejo e destino adequados desses resíduos, minimizam a incidência de casos de doenças como
hepatite C e toxoplasmose.
leptospirose e leishmaniose visceral.
dengue e zika.
doença de Chagas e toxoplasmose.
raiva e leishmaniose tegumentar.