Questões de Concurso sobre Política Nacional de Atenção Básica - Página 122 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Política Nacional de Atenção Básica

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.560 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Com base, na Portaria 2436/2017, que define a Política Nacional de Atenção Básica, é correto afirmar que é de responsabilidade de todas as esferas do governo, garantir espaços físicos e ambientes adequados para a formação de estudantes e trabalhadores de saúde, para:


A

estimular a participação popular e o controle social.


B

controle, regulação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados pelas ações da Atenção Básica.


C

a formação em serviço e para a educação permanente e continuada, nas Unidades Básicas de Saúde.


D

planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica, nos territórios.

Com base na Portaria no 2.436, de 21/09/2017 (Política Nacional de Atenção Básica que estabelece a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica no âmbito do Sistema Único de Saúde), compete às Secretarias Municipais de Saúde a coordenação do componente municipal da atenção básica, no âmbito de seus limites territoriais, de acordo com a política, diretrizes e prioridades estabelecidas, sendo responsabilidade dos Municípios e do Distrito Federal:


I Organizar, executar e gerenciar os serviços e ações de atenção básica, de forma universal, dentro do seu território, incluindo as unidades próprias e as cedidas pelo estado e pela União.

II Programar as ações da atenção básica, a partir de sua base territorial, de acordo com as necessidades de saúde identificadas em sua população, utilizando instrumento de programação nacional vigente.

III Organizar o fluxo de pessoas, inserindo-as em linhas de cuidado, instituindo e garantindo os fluxos definidos na rede de atenção à saúde, entre os diversos pontos de atenção de diferentes configurações tecnológicas, integrados por serviços de apoio logístico, técnico e de gestão, para garantir a integralidade do cuidado.

IV Definir e rever, periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.


Estão corretas:


A

I e II


B

I, II e III


C

I,II, III e IV


D

I,II, III e IV


E

III e IV

No que se refere à Portaria n. 2.488/2011, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde a autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

II – A Atenção Básica é desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

III – A Atenção Básica utiliza tecnologias de cuidado complexas e variadas.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apenas os itens I e II são verdadeiros.


E

Todos os itens são verdadeiros.

“Não estávamos - como não estamos - preparados para responder nem a demandas simples, quanto mais às graves. Perdemos e continuamos computando óbitos de milhares de brasileiros, entre os quais colegas médicos. Patinamos em debates inúteis, em vez de fechar posição com as autoridades de saúde mundial e adotar protocolos organizados e mais efetivos. [...] Saúde é coisa séria, trata de vidas, não pode ser levada ao improviso ou aos ventos de ideologias.” (César Eduardo Fernandes)


Os cuidados com saúde são importantíssimos e cabe a cada um de nós termos responsabilidades. Com relação a Portaria nº 2.436 de 2017, considere verdadeiras ou falsas as responsabilidades comuns a todas as esferas de governo.


( ) Contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica.

( ) Promover o intercâmbio de experiências entre gestores e entre trabalhadores, por meio de cooperação horizontal, e estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas que busquem o aperfeiçoamento e a disseminação de tecnologias e conhecimentos voltados à Atenção Básica.

( ) Planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios.

( ) Ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da RAS.


A alternativa que apresenta a ordem correta acima é:


A

V-V-V-F.


B

F-F-V-F.


C

V-F-V-V.


D

F-V-V-V.

Ano: 2021
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Psicólogo - 2021

Sobre os princípios e diretrizes gerais da atenção básica, é correto afirmar que:


A

a atenção básica se caracteriza por um conjunto de áreas de saúde, no âmbito individual e coletivo.


B

a atenção básica caracteriza-se por um conjunto de áreas de saúde, no âmbito individual.


C

a atenção básica caracteriza-se por um conjunto de áreas de saúde, no âmbito coletivo.


D

a atenção básica caracteriza-se por um conjunto de áreas de saúde, no âmbito familiar.

A portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), descreve as diretrizes da Atenção Básica, priorizando o cuidado e a atenção à pessoa, e prevê que:


I. O cuidado é construído com as pessoas, de acordo com suas necessidades e potencialidades na busca de uma vida independente e plena.

II. A comunidade e as outras formas de coletividade são elementos de pouca relevância e dessa forma sem relação com o cuidado centrado na pessoa.

III. A família tem papel muitas vezes condicionante ou determinante na vida das pessoas e, por consequência, no cuidado.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

Apenas I e III.

Segundo PNAB 2017, a Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.


De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), são consideradas portas de entrada no SUS e centro de comunicação da Redes de Atenção à Saúde (RAS):


A

Hospitais.


B

Maternidades.


C

UPA’s.


D

Atenções Básicas.

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), os Munícipios e o Distrito Federal têm como responsabilidade:


I. Organizar os serviços para permitir que a Atenção Básica atue como a porta de entrada preferencial e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.

II. Garantir fontes de recursos federais para compor o financiamento da Atenção Básica.

III. Inserir a Estratégia de Saúde da Família em sua rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e III.


D

Todos os itens.

O planejamento de ações direcionadas para o enfrentamento das situações epidêmicas e endêmicas, com ênfase no planejamento em nível local, entre as ações a serem planejadas, destacam-se a vigilância do território, a organização assistencial, a articulação intersetorial e o trabalho em conjunto com a equipe de controle de zoonoses. A definição de território é um conceito-chave em Atenção Primária à Saúde. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, o território constitui:


A

Um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder.


B

Características particulares, agrupadas em dimensões específicas (ambiental, política, econômica, cultural e sanitária).


C

Um conjunto indissociável de sistemas de objetos (fixos) e de ações (fluxos) que se apresentam como testemunhas de uma história escrita pelos processos do passado e do presente.


D

Um espaço privilegiado para práticas de vigilância em saúde e esta é fundamental para a integralidade da atenção a ser oferecida pela Estratégia de Saúde da Família, com atribuições e responsabilidades definidas em território único de atuação.

Conforme Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 a respeito das disposições gerais da atenção básica à saúde, a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é :


A

resultado da experiência acumulada por um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, população, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.


B

caracterizada como porta de entrada preferencial do SUS, possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade.


C

a consideração e a incorporação, no processo de referenciamento, das ferramentas de telessaúde articulado às decisões clínicas e aos processos de regulação do acesso.


D

a utilização de protocolos de encaminhamento e servem como ferramenta, ao mesmo tempo, de gestão e de cuidado, pois tanto orientam as decisões dos profissionais solicitantes quanto se constituem como referência que modula a avaliação das solicitações pelos médicos reguladores.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado