

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com base na Estratégia Saúde da Família, considere as seguintes afirmativas:
1. A Estratégia Saúde da Família enfatiza a criação de laços de compromisso e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população.
2. O profissional que atua na Estratégia Saúde da Família deve ser um profissional altamente capacitado, especialista com forte visão biológica, pautando suas ações no tratamento das principais doenças que acometem a coletividade.
3. O objetivo geral da Estratégia Saúde da Família consiste na reorientação na Atenção Básica, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Em relação aos princípios da Estratégia Saúde da Família, assinale a alternativa CORRETA.
A Atenção Básica está contida na Estratégia Saúde da Família e visa reorganizá-la.
O diagnóstico situacional de saúde deve servir à organização do trabalho das necessidades de saúde da população pela lógica da demanda espontânea.
O foco principal das ações de saúde operacionalizadas pela Estratégia Saúde da Família deve ser o indivíduo em todas as suas especificidades.
As ações de saúde operacionalizadas pelas equipes de Saúde da Família devem resultar de programações pactuadas com a comunidade e devem ser baseadas no diagnóstico situacional do território.
A atuação das equipes de Saúde da Família deve ser planejada, visando ao alcance de resultados mais eficazes, de acordo com as especialidades dos profissionais disponíveis no município.
O Agente Comunitário de Saúde deverá ser capacitado para:
I. Mandar suspender a medicação, se achar que o remédio não está fazendo bem ao usuário. II. Conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais.
III. Realizar procedimentos de enfermagem, no domicílio do usuário.
Assinale a alternativa correta:
apenas I está correta;
apenas II está correta;
apenas III está correta;
apenas I e II estão corretas;
todas estão corretas.
Quando o Agente Comunitário de Saúde conscientiza e motiva a população a mudar hábitos e atitudes inadequadas à saúde, está tendo uma atitude de:
reabilitação, promoção e cura;
promoção da saúde e tratamento de patologias;
promoção da saúde e prevenção de doenças;
prevenção e tratamento de doenças;
prevenção e reabilitação.
Em relação aos níveis de prevenção e suas ações específicas na Estratégia Saúde da Família, numere os itens de cima de acordo com os de baixo.
1. Promoção à saúde.
2. Proteção específica.
3. Prevenção secundária.
4. Prevenção terciária.
( )Tratamento para evitar a progressão da doença.
( )Reinserção social de portador de transtorno mental.
( )Alimentação adequada.
( )Imunização.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração CORRETA, de cima para baixo.
3 – 4 – 1 – 2
2 – 3 – 1 – 4
3 – 1 – 4 – 2
4 – 2 – 3 – 1
3 – 2 – 4 – 1
As práticas interdisciplinares encontram campo propício na Estratégia Saúde da Família porque:
São uma forma de trabalho em que os profissionais adquirem novos conhecimentos.
Um profissional pode responder a todos os problemas e necessidades de saúde da população.
Esta é um espaço de saber e prática complexo que requer a articulação de diferentes profissões.
Esta é um campo complexo que requer a atuação de profissionais especializados que se revezam no atendimento.
Os profissionais, conforme sua formação, atuam de forma independente na assistência à comunidade.
Sobre a Hipertensão arterial sistêmica, assinale a afirmativa INCORRETA:
A medida da pressão arterial em crianças é recomendada em toda avaliação clínica após os três anos de idade, pelo menos anualmente, como parte do seu atendimento pediátrico primário.
Manguitos mais longos e largos são necessários em pacientes obesos, para não haver superestimação da pressão arterial.
O efeito do avental branco é a diferença de pressão obtida entre a medida conseguida no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20 mmHg na pressão sistólica e/ou de 10 mmHg na pressão diastólica.
Modificações de estilo de vida não refletem no desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica em indivíduos com pressão limítrofe.
A participação de vários profissionais da área da saúde, com uma abordagem multidisciplinar, pode facilitar a adesão ao tratamento anti-hipertensivo e consequentemente aumentar o controle da hipertensão arterial.
O Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) estão vinculados ao modelo de atenção à saúde utilizado no Brasil, que está voltado para
demanda reprimida de saúde.
demanda espontânea de saúde.
oferta de serviços de saúde.
oferta e demanda de serviços de saúde.
necessidades de saúde.
Em relação à Política Nacional de Atenção Básica aprovada pela Portaria n. 648/GM/2006, afirma-se:
I. A Saúde da Família como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde.
II. O Ministério da Saúde, em setembro de 2006, definiu a Agenda de Compromisso pela Saúde que agrega três eixos: (i) o Pacto em Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), (ii) o Pacto em Defesa da Vida e (iii) o Pacto de Gestão.
III. Considera o sujeito em sua singularidade, complexidade, integralidade e inserção sociocultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças, bem como a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável.
Está(ão) CORRETA(S):
Todas as assertivas.
Apenas as assertivas I e III.
Apenas a assertiva III.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I e II.
São características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, EXCETO:
Definição do território de atuação das Unidades Básicas de Saúde;
Encaminhamento imediato às referências para o atendimento às urgências médicas e odontológicas;
Programação e implementação das atividades, com a priorização de solução dos problemas de saúde mais frequentes, considerando a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea;
Desenvolvimento de ações focalizadas sobre os grupos de risco e fatores de risco comportamentais, alimentares ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a manutenção de doenças e danos evitáveis;
Assistência básica integral e contínua, organizada à população adscrita, com garantia de acesso ao apoio diagnóstico e laboratorial.
A saúde da família, considerada um conjunto de ações vinculadas à atenção básica, direcionadas para distintos grupos populacionais, constitui a principal estratégia de atenção à saúde no país.
Durante a realização dos seus trabalhos, os agentes comunitários de saúde (ACS) acompanham gestantes e crianças menores de sete anos beneficiadas pelo programa bolsa família. São compromissos dos beneficiados por este programa do governo federal, exceto:
A gestante deve fazer a inscrição do prénatal e comparecer às consultas conforme preconizado pelo ministério da saúde.
A gestante deve participar de atividades educativas sobre aleitamento materno.
Mãe ou responsável pela criança deve trazê-la à unidade básica de saúde para realizar consulta de crescimento e desenvolvimento.
A mãe ou responsável pela criança deve cumprir o seu calendário vacinal.
As fichas de acompanhamento “B” ou simplesmente ficha “B” são utilizadas pelo agente comunitário de saúde para acompanhamento dos seguintes pacientes prioritários, exceto:
Pacientes com hanseníase.
Pacientes com tuberculose.
Pacientes hipertensos.
Pacientes acamado.
Configura-se numa ação desenvolvida pela equipe de saúde da família, que, no entanto, é atribuição específica do agente comunitário de saúde, mas pode ser desenvolvidos pelos demais membros da equipe de saúde da família:
Realizar cadastramento das famílias.
Realizar visita domiciliar.
Escutar/acolher o usuário.
Orientar sobre higiene bucal.
Os Agentes Comunitários de Saúde identificam a população de suas áreas de abrangências através dos cadastros, e juntamente com as equipes fazem o planejamento das atividades. No grupo com gestantes é(são) atividade(s) INCORRETA(S) dos Agentes Comunitários de Saúde:
I. Orientar todas as gestantes sobre a importância de fazerem o pré-natal.
II. Acompanhar todas as gestantes, através do cartão da gestante.
III. Identificar e cadastrar todas as gestantes da sua área de trabalho, preenchendo a Ficha B do cadastramento.
IV. Levar medicamentos, resultados de exames e agendar consulta para todas as gestantes de sua área de trabalho para fazer o pré-natal.
apenas I;
apenas II;
apenas III;
apenas IV;
apenas III e IV.
Em relação à Estratégia de Saúde da Família, assinale a alternativa INCORRETA
É considerada um modelo de atenção primária à saúde, focado na unidade familiar e em território definido.
Desenvolve atividades de acordo com o planejamento realizado com base no diagnóstico situacional.
Tem como equipe mínima um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Tem caráter complementar em relação à rede de Atenção Básica tradicional.
Tem como atribuições comuns a todos os profissionais da equipe participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe.
“Devido ao tipo de trabalho preventivo desenvolvido pelo Agente Comunitário de Saúde em domicílios, estes terão um contato com famílias que necessitam orientação sobre higiene pessoal e higiene do ambiente em que vivem.” Entre essas orientações podemos citar:
I. Lavar as mãos antes das refeições.
II. Tomar banhos diários.
III. Escovar os dentes apenas à noite antes de dormir.
IV. Colocar o lixo em recipientes próprios sem a necessidade de mantê-los fechados.
V. Os alimentos deverão ser conservados a temperatura ambiente a fim de evitar o resfriamento muito rápido e sua contaminação com bactérias.
Assinale a alternativa correta:
todas estão corretas;
apenas I e II estão corretas;
apenas I, II e III estão corretas;
apenas II e V estão corretas;
apenas III e IV estão corretas.
Entre as atividades relativas à saúde do indivíduo e família que é desenvolvida pelo Agente podemos citar:
I. Controle da organização financeira da família e orientação sobre compra de alimentos mais baratos e o local para compras.
II. Controle da guarda de alimentos e materiais de limpeza, bem como orientações sobre como usá-los de forma adequada e mais econômica.
III. Controle da educação das crianças, do desempenho delas, das notas e das dificuldades de aprendizagem.
IV. Controle e monitoramento da hipertensão arterial, orientações sobre planejamento familiar, estímulo ao aleitamento materno, controle do idoso.
Está(ão) correta(s):
apenas I;
apenas II;
apenas III;
apenas IV;
apenas II e III.
Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham importante papel no controle da mortalidade infantil, são atividades essenciais a este controle:
I. Monitorar o índice de cobertura vacinal em crianças menores de um ano.
II. Prescrever remédios às crianças doentes.
III. Controlar a ocorrência de diarreia em crianças menores de dois anos.
IV. Orientar quanto ao uso e proporção do soro oral em crianças com diarreia.
Assinale a alternativa correta:
todas estão corretas;
todas estão incorretas;
apenas I, II e III estão corretas;
apenas I, III e IV estão corretas;
apenas II, III e IV estão corretas.
Em uma visita domiciliar realizada por um agente comunitário de saúde, ele detecta que há uma criança com quadro diarreico importante. Mesmo solicitando que procure urgente a unidade básica de saúde, quais as orientações fornecidas por este profissional em relação ao preparo do soro caseiro? (referência um litro de água)
1 colher de sopa e 1 de sobremesa de açúcar.
1 colher de sobremesa de sal e 1 de sobremesa de açúcar.
1 colher de chá de sal e 1 de sobremesa de açúcar.
1 colher de sopa de sal e 1 de chá de açúcar.
1 colher de chá sal e 1 de sopa de açúcar.