

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No abortamento incompleto de gestações com menos de 12 semanas, emprega-se o misoprostol na dose de 200mcg de 12 em 12 horas, via vaginal, em ciclos de 48 horas de tratamento, com três a cinco dias de intervalo, podendo ser associado à indução com ocitocina.
Certo
Errado
Diferentes fatores contribuem para a gravidez na adolescência, entre os quais se destaca a crescente vontade de constituir famílias de maneira precoce e após, para que depois se insera no mercado de trabalho. Essa tendência pode ser influenciada por uma série de elementos, como pressões sociais, expectativas culturais, bem como a busca por independência emocional.
Certo
Errado
Toda mulher tem direito ao atendimento no SUS durante a gravidez, o parto e após o parto, podendo contar com cuidados seguros, de qualidade e humanizados da Rede de Atenção Materna e Infantil. A Caderneta da Gestante, disponibilizada pelo SUS, traz, dentre outras, informações sobre vacinação durante a gestação. Além da vacina dTpa – acelular (Difteria, Tétano, Pertussis), é recomendado que durante a gestação sejam aplicadas as seguintes vacinas:
Covid-19 e BCG.
Meningocócica e HPV.
Febre Amarela e Triplice Viral.
Rotavírus Humano e Poliomielite.
Dupla Adulto (dT) e Hepatite B.
As consultas de pré-natal poderão ser realizadas na unidade de saúde ou durante visitas domiciliares. O calendário de atendimento pré-natal deve ser programado em função dos períodos gestacionais que determinam maior risco materno e perinatal. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ 7manual_pre_natal_puerperio_3ed.pdf
As consultas de pré-natal devem ser iniciadas precocemente (primeiro trimestre) e deve ser regular e completo (garantindo-se que todas as avaliações propostas sejam realizadas e preenchendo-se o cartão da gestante e a ficha de pré-natal).
As consultas de pré-natal devem ser iniciadas tardiamente (terceiro trimestre) e deve ser irregular e completo (garantindo-se que todas as avaliações propostas sejam realizadas e preenchendo-se o cartão da gestante e a ficha de pré-natal).
As consultas de pré-natal devem ser iniciadas precocemente (segundo trimestre) e deve ser irregular e incompleto (garantindo-se que todas as avaliações propostas sejam realizadas e preenchendo-se o cartão da gestante e a ficha de pré-natal).
As consultas de pré-natal devem ser iniciadas tardiamente (segundo trimestre) e deve ser regular e incompleto (garantindo-se que todas as avaliações propostas sejam realizadas e preenchendo-se o cartão da gestante e a ficha de pré-natal).
Na ameaça de abortamento com sangramento de pequena a moderada quantidade, dores tipo cólicas, colo uterino fechado e ultrassom com pequena área de descolamento ovular, há a existe indicação de internação hospitalar.
Certo
Errado
De acordo com a Portaria de Consolidação/MS nº 3/2017 e suas alterações posteriores, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Constitui atribuição dos serviços hospitalares de referência à atenção à gestação de alto risco utilizar metodologias que garantam assistência segura ao aborto espontâneo, incluindo-se o método de aspiração manual intrauterina até a 16ª semana.
( ) O serviço de pré-natal de alto risco pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde quando houver equipe especializada ou matriciamento.
( ) Os estabelecimentos de saúde que realizam pré-natal de alto risco deverão elaborar e atualizar, por meio de equipe multiprofissional, o Projeto Terapêutico Singular e o Plano de Parto, segundo protocolo específico a ser instituído por cada estabelecimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F.
V – F – V.
F – V – V.
F – F – V.
F – F – F.
Um dos pontos importantes do pré-natal é preparar a mulher e sua família para a chegada de um novo membro, orientando-as sobre os cuidados com sua saúde e com o bebê. São objetivos do pré-natal, EXCETO:
Reduzir a mortalidade no parto e puerpério; reduzir o número de abortos espontâneos;
Reduzir a mortalidade de recém-nascidos e mortes prematuras;
Reduzir o número de partos prematuros;
Diminuir o número de recém-nascido acima peso.
A taxa de mortalidade perinatal reflete a ocorrência de fatores vinculados à gestação e ao parto, entre eles o peso ao nascer, bem como as condições de acesso a serviços de saúde e qualidade da assistência pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. O seu método de cálculo é:
Soma do número de óbitos fetais (12 semanas de gestação e mais) e de óbitos de crianças de 0 a 7 dias completos de vida, ambos de mães residentes / Número de nascidos vivos de mães residentes.
Soma do número de óbitos fetais (12 semanas de gestação e mais) e de óbitos de crianças de 0 a 30 dias completos de vida, ambos de mães residentes / Número de nascimentos totais de mães residentes (nascidos vivos mais óbitos fetais de 12 semanas e mais de gestação).
Soma do número de óbitos fetais (12 semanas de gestação e mais) e de óbitos de crianças de 0 a 7 dias completos de vida, ambos de mães residentes / Número de nascimentos totais de mães residentes (nascidos vivos mais óbitos fetais de 12 semanas e mais de gestação).
Soma do número de óbitos fetais (22 semanas de gestação e mais) e de óbitos de crianças de 0 a 6 dias completos de vida, ambos de mães residentes / Número de nascimentos totais de mães residentes (nascidos vivos mais óbitos fetais de 22 semanas e mais de gestação).
A placenta prévia caracteriza-se por sangramento genital de pequena intensidade e é diagnosticada por ultrassonografia. Em geral, a evolução é positiva, não apresentando risco significativo para a mãe ou o feto.
Certo
Errado
Na suspeita de descolamento prematuro da placenta, a paciente deverá ser encaminhada imediatamente ao hospital de referência. Embora a hipertensão arterial esteja frequentemente associada a essa condição, atualmente muitos casos, especialmente entre mulheres que vivem nas periferias de grandes centros urbanos, estão relacionados ao uso de drogas ilícitas, como a cocaína e o crack.
Certo
Errado
De acordo com o programa de humanização do parto e pré-natal, a CONCLUSÃO DA ASSISTÊNCIA PRÉNATAL ocorre quando tiverem sido realizadas:
Todas as consultas de pré-natal (6 consultas) e todos os exames obrigatórios (ABO-Rh,VDRL, urina, glicemia de jejum, Hb/Ht,).
Todas as consultas de pré-natal (6 consultas), todos os exames obrigatórios (ABO-Rh,VDRL, urina, glicemia de jejum, Hb/Ht,) e a imunização antitetânica.
Todas as consultas de pré-natal (6 consultas), todos os exames obrigatórios (ABO-Rh,VDRL, urina, glicemia de jejum, Hb/Ht,) e a realização do parto.
Todas as consultas de pré-natal (6 consultas), todos os exames obrigatórios (ABO-Rh,VDRL, urina, glicemia de jejum, Hb/Ht,), a imunização antitetânica, a realização do parto e a consulta de puerpério.
Todas as consultas de pré-natal (6 consultas), todos os exames obrigatórios (ABO-Rh,VDRL, urina, glicemia de jejum, Hb/Ht,) e a realização do parto e aleitamento materno.
Durante a primeira consulta de pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a gestante informa que a data da sua última menstruação foi em 21 de outubro de 2023. De acordo com a Regra de Naegele, a Data Provável de Parto (DPP) dessa gestante é:
14 de julho de 2024.
28 de julho de 2024.
14 de agosto de 2024.
28 de agosto de 2024.
Na orientação à gestante, o Agente Comunitário de Saúde informa que ela deve realizar, no mínimo:
Seis consultas de pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação
Nove consultas de pré-natal, sendo, preferencialmente, duas no primeiro trimestre, três no segundo trimestre e quatro no terceiro trimestre da gestação
Quatro consultas de pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, uma no segundo trimestre e duas no terceiro trimestre da gestação
Cinco consultas de pré-natal, sendo, preferencialmente, duas no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e uma no terceiro trimestre da gestação
Dez consultas de pré-natal, sendo, preferencialmente, três no primeiro trimestre, três no segundo trimestre e quatro no terceiro trimestre da gestação
De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 32: Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco, sobre as ações e orientações a serem realizadas na primeira consulta do recém-nascido, é CORRETO afirmar que:
Será observado o aleitamento materno, orientando que o mesmo deverá ser exclusivo, no máximo, até os três meses de vida do bebê.
Deve-se verificar se foram aplicadas, no recém-nascido, as vacinas BCG e hepatite B. Caso não tenham sido, realizar a aplicação e registrar na Caderneta da Criança.
É recomendado realizar o teste do pezinho entre o 5º e o 10º dia de vida e registrar no prontuário.
Após avaliação geral, deve-se agendar a próxima consulta aos 12 e aos 24 meses de vida.
A triagem neonatal é realizada em quatro modalidades: biológica (teste do pezinho, do 3.º ao 5.º dia de vida), auditiva (teste da orelhinha, entre 24 e 48 horas de vida), ocular (teste do olhinho) e de cardiopatias congênitas críticas (teste do coraçãozinho, entre 24 e 48 horas de vida), além da avaliação do frênulo lingual (teste da linguinha).
Certo
Errado