

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Nas questões práticas em que é exigido o cálculo com salário mínimo, considere o valor de R$ 900,00.
Para o cálculo das horas extras, a hora extraordinária terá um acréscimo sobre a hora normal equivalente ao percentual mínimo exigido pela Constituição Federativa da República Brasileira.
Os quadros seguintes apresentam a forma de cálculo do IRRF determinada pela Receita Federal e os dados de uma Rescisão Trabalhista.
Tabela pela Instrução Normativa RFB n° 1.127/11 - Alterada pela INRFB n° 1.142/11
Base de Cálculo em R$ Até (1.7810.78 x NM) | Alíquota (%) - | Parcela a Deduzir do Imposto (R$) - |
Acima de (1.710,78 x NM) até (2.563,91 x NM) Acima de (2.563,91 x NM) até (3.418,59 x NM) | 7,5 15 | 128,30850 x NM 320,60175 x NM |
Acima de (3.418,59 x NM) até (4.271,59 x NM) | 22,5 | 576,99600 x NM |
Acima de (4.271,59 x NM) | 27,5 | 790,57550 x NM |
Legenda: NM = Número de meses a que se refere o pagamento acumulado
Verbas Rescisórias | Valores | |
Salário referente ao mês de janeiro 2013 | R$ 3.600,00 | |
Salário referente ao mês de fevereiro 2013 13° Salário Proporcional 2/12 | R$ 3.600,00 R$ 600,00 | |
Artigo 467 da CLT | R$ 3.600,00 | |
FGTS com acréscimo da Multa de 40% Aviso Prévio Indenizado | R$ 3.600,00 R$ 3.600,00 | |
Com base nesses dados, o Imposto de Renda Retido na Fonte é de:
R$ 466,01
R$ 427,59
R$ 208,19
R$ 58,38