

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre as contribuições especiais, os empréstimos compulsórios, os créditos extraordinários, os fundos financeiros e a medida provisória, marque a alternativa correta.
A instituição de empréstimos compulsórios, para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência, pode ocorrer por meio de medida provisória, dispensada a observância à anterioridade anual.
Somente a União possui competência para instituir contribuições especiais para a seguridade social.
É inconstitucional a instituição, pela Constituição do Estado, no âmbito estadual, de medida provisória a ser editada pelo Governador.
Cabe à lei ordinária federal estabelecer condições para a instituição e funcionamento de fundos em geral.
Na hipótese de anomia orçamentária, pode o Prefeito abrir créditos extraordinários para custear despesas imprevisíveis e urgentes por meio decreto.