

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com relação à humanização promovida pelo ambiente escolar e como proposta de uma Educação Física contemporânea, analisar os itens abaixo:
I. O âmbito escolar segue uma linha educativa tradicional e arcaica, a qual fomenta as desigualdades sociais e a segregação entre alunos, especialmente durante as aulas de Educação Física, em que são eleitos sempre os alunos mais habilidosos para jogos escolares.
II. O ambiente escolar oportuniza a convivência com pessoas heterogêneas, celebrando a diversidade existente entre as pessoas e suas culturas.
III. Os jogos e as brincadeiras nas aulas de Educação Física facilitam aspectos de aprendizagem, bem como contribuem para a socialização, levando a uma educação mais humanizada.
IV. As práticas pedagógicas devem ser voltadas para um ensino-aprendizagem que estimule o aluno por meio de jogos recreativos e sensoriais, bem como brincadeiras que possibilitem e potencializem habilidades inerentes à formação humana, facilitando a autonomia e o desenvolvimento da comunicação.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente os itens II e IV.
Somente os itens I, II e III.
Somente os itens II, III e IV.
Diante da atual configuração política, social e econômica, o discurso da necessidade de reinventar o fazer psicológico se mostra consensual nas teorizações educacionais. O ensino da Educação Física para o público jovem é uma temática pouco frequente, mas necessária, pois a cultura juvenil assume um papel de protagonista dentro do aprendizado, devendo direcionar métodos educativos. Sobre essa temática, avalie as proposições:
I.Uma das problemáticas mais relevantes da escola é o forte desencontro entre sua cultura e as culturas juvenis. Enquanto a primeira se alinha ao projeto moderno, as demais dialogam com a pós-modernidade.
II.As manifestações juvenis presentes na maioria das escolas é produto exclusivo das bases didáticas.
III.A inserção de leituras sociais e apreciações culturais juvenis na escola transforma a instituição em um rico ambiente multicultural, imprescindível à compreensão das realidades sociais existentes e, principalmente, vividas pelos estudantes.
Assinale a alternativa correta:
Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas as proposições II e III estão corretas.
Apenas a proposição II está correta.
Existem algumas tendências e metodologias de ensino para a Educação Física como conteúdo escolar. A exemplo do futsal, um professor inicia a aula com um aquecimento, no qual o aluno fica de posse da bola, tentando "pegar" seus colegas, devendo conduzir a bola e tocar em cada colega. Após isso, o professor separa a turma em trios, que deverão ir passando a bola e se deslocando para trás do colega que recebeu o passe, e quando chegar próximo da área, o aluno passa a bola para o colega que está na posição de "pivô" e este deve devolvê-la para que o colega conclua o gol. Ao final, o professor seleciona os aptos a seguirem nas aulas, dispensando os menos aptos. Esse modelo é exemplo da tendência:
Crítico-emancipatória.
Popular.
Pedagogicista.
Competitivista.
Segundo Tubino (1993), o esporte é considerado um dos fenômenos socioculturais mais importantes neste final do século XX. Essa afirmação se constata facilmente quando se percebe o número crescente de praticantes e a quantidade cada vez maior de espaço ocupado pelo esporte na mídia internacional. O esporte é um instrumento pedagógico importante, para a formação integral dos estudantes nas escolas; o lido pedagógico conduz às práticas pedagógicas para o esporte como ferramenta educacional.
Sobre o esporte escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O esporte deve priorizar o coletivo, a criatividade, a brincadeira e a compreensão pelos alunos de suas próprias possibilidades e limitações, em que as regras são flexíveis de acordo com os interesses necessidades dos alunos. Logo, acontece a busca pela participação coletiva, sem se importar com gestos técnicos, havendo uma inclusão, já que não prioriza o melhor nem o mais capaz.
( ) O desporto educacional, praticado nos sistemas de ensino e em formas assistemáticas de educação, deve evitar a seletividade, a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.
( ) O esporte traz em si uma infinidade de elementos a serem trabalhados com os alunos ao mesmo tempo, possibilitando trabalhar várias habilidades em um só espaço; dessa forma, muitas vezes, é neste componente curricular que a criança tem a oportunidade de ter interações sociais que irão somar, de forma positiva, no seu desenvolvimento futuro tanto na escola quanto fora dela.
A sequência está correta em
V, F, V.
V, V, V.
F, V, F.
F, F, V.
Segundo Gallahue (2008), o feedback é um dos elementos mais críticos na comunicação efetiva. Portanto, é importante que os professores sigam as seguintes diretrizes, EXCETO:
Verificar se o aprendiz entende a informação dada.
Dizer ao aprendiz a causa do erro.
Dizer ao aprendiz como corrigir o erro.
Encorajar a análise verbal da habilidade durante o nível avançado de aprendizagem da habilidade.
Focar em corrigir um erro de cada vez.