

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para responder às questões 28 a 31, considere o relato a seguir.
J.R., 67 anos, sexo masculino, hipertenso, diabético, fazendo uso de cloridrato de metformina como medicação hipoglicemiante, portador de tumoração em escápula direita, compareceu à unidade de saúde da família para consulta médica de retorno. Ao realizar os procedimentos de controle dos sinais vitais e controle da glicemia capilar, o técnico de enfermagem (TE) obteve pulso = 78 batimentos por minuto, respiração = 16 movimentos por minuto, PA = 132 x 84 mmHg e glicemia capilar = 126 mg/dL. Nessa oportunidade, o usuário informou ao técnico de enfermagem que havia feito a última refeição há duas horas, às vezes sentia tonturas ao se levantar subitamente da cama ou da poltrona onde costumava se sentar durante o dia e estava confuso sobre sua dieta, no que dizia respeito ao consumo de sal. Após realizar os registros dos dados obtidos, queixas e orientações no prontuário de J.R., o TE o encaminhou para a consulta médica. Ao ser atendido, o profissional analisou os exames apresentados e, constatando ser necessária a realização de avaliação e tratamento cirúrgico com um ortopedista, encaminhou J.R. para o ambulatório de especialidades da região após preencher toda documentação necessária.
Em relação à realização do procedimento para a mensuração da glicemia capilar, é correto afirmar que
a realização de pressão no local onde será realizada a coleta de sangue, com a finalidade de favorecer o enchimento capilar, interfere nos resultados obtidos.
o uso de alcool 70% para a antissepsia do local de coleta do sangue capilar está contraindicado.
a coleta de sangue capilar com agulha deve ser realizada no lóbulo da orelha, observando-se o rodízio dos locais de punção.
a punção com lanceta deve ser realizada, preferencialmente, na lateral do dedo escolhido, para minimizar a dor.
para a realização do exame, o técnico de enfermagem deve coletar 3 mL de sangue, em veia periférica, utilizando um sistema de punção a vácuo.