Imagem de fundo

Em uma empresa, é utilizado o método de “Árvore de Causas”...

Em uma empresa, é utilizado o método de “Árvore de Causas” para a análise de acidentes de trabalho. Em relação a esse método, é correto afirmar que


A

consiste na aplicação de um questionário, que preenchido pelo(s) próprio(s) trabalhador(es) envolvido(s) no acidente, promove a participação destes na análise do acidente em questão.


B

possibilita a construção de um diagrama, quadro de eventos antecedentes que tem como ponto de partida o acidente motivo da análise.


C

deve ser aplicado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para a investigação dos acidentes de trabalho ocorridos nas empresas, porque, dada a sua simplicidade e facilidade de aplicação, não exige capacitação prévia.


D

tem como unidade de análise a tarefa, compreendendo o conjunto representado por quatro componentes: indivíduo, atividade, material e meio ambiente.


E

apresenta como principal desvantagem sua inadequação para a investigação e análise dos “quase acidentes”.