

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em uma unidade básica de saúde (UBS), são aproveitadas todas as oportunidades para o rastreamento da hipertensão arterial no adulto com idade maior ou igual a 18 anos. Assim sendo, foi oferecida e realizada a aferição da pressão arterial (PA) de D.D., 48 anos, sexo masculino, assintomático, quando compareceu à unidade para agendar consulta para a esposa. Nesse momento, observando-se a técnica correta, constatou-se na primeira medida: PA = 134 x 86 mmHg; 2a medida: PA = 136 x 86 mmHg.
Considerando as orientações do Ministério da Saúde em relação à conduta a ser adotada para o rastreamento da hipertensão arterial no adulto, o enfermeiro deve
orientar o usuário a procurar uma unidade de pronto atendimento para avaliação.
considerar que se trata de um caso de hipertensão do avental branco e providenciar que o auxiliar de Enfermagem faça uma aferição da PA no domicílio para confirmação.
agendar duas aferições da pressão arterial, com intervalo de 1 e 3 dias, para confirmação da hipertensão arterial.
considerar que o usuário apresenta hipertensão arterial e agendar consulta médica, em até 7 dias, para avaliação e conduta.
agendar consulta de Enfermagem para estratificação de risco cardiovascular e mudança no estilo de vida.