Imagem de fundo

Durante uma visita domiciliar da equipe de saúde a uma...

Durante uma visita domiciliar da equipe de saúde a uma idosa residente na área da Estratégia Saúde da Família Arara I, houve uma discussão da equipe sobre as atividades que o técnico de enfermagem poderia realizar no âmbito da Atenção Básica em virtude de alguns desses profissionais se negarem a realizar determinados procedimentos que seriam mais específicos de unidades hospitalares (caso hipotético). O enfermeiro da equipe, com base na Política Nacional de Atenção Básica 2017, esclareceu que o técnico de enfermagem poderá realizar as seguintes atividades na atenção básica, entre outras:


A

curativos oclusos, vacinas, com exceção da BCG em crianças recém-nascidas, lavagem, preparação e esterilização de material em estufa.


B

vacinas de vírus atenuados, curativos complexos, coleta de preventivo contra o câncer do colo de útero e preparação e esterilização de materiais em estufa e autoclave.


C

administração de medicamentos nas diversas vias, com exceção da via intradérmica, curativos úmidos, coleta de material para exames de rotina.


D

urativos, administração de medicamentos, vacinas, coleta de material para exames, lavagem, preparação e esterilização de materiais.