

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Ao admitir um paciente com Doença Renal Crônica (DRC) em estágio 5, o enfermeiro identifica edema em membros inferiores, dispneia, ganho de peso interdialítico excessivo e hipertensão. Com base nesses dados, analise as afirmativas a seguir sobre o diagnóstico de enfermagem (NANDA-I) mais adequado:
I.O diagnóstico "Volume de Líquidos Excessivo" é apropriado, relacionado aos mecanismos reguladores comprometidos (falência renal).
II.As intervenções de enfermagem para esse diagnóstico incluem monitoramento rigoroso do peso diário e restrição hídrica conforme prescrição.
III.O diagnóstico prioritário nesse caso é "Risco de Déficit de Volume de Líquidos", devido à perda urinária excessiva.
Está correto o que se afirma em:
II e III apenas.
I e III apenas.
III apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
A Lesão Renal Aguda caracteriza-se por redução abrupta da taxa de filtração glomerular. Pode apresentar etiologia pré-renal, renal intrínseca ou pós-renal. O enfermeiro deve monitorar rigorosamente débito urinário, balanço hídrico, pressão arterial, perfusão periférica, peso diário e alterações laboratoriais, especialmente:
creatinina sérica, ureia, potássio e gasometria arterial.
hemoglobina glicada, bilirrubina total, cálcio sérico e transaminases hepáticas.
colesterol HDL, triglicerídeos, ácido úrico e contagem de plaquetas.
glicemia capilar, albumina sérica, amilase pancreática e hematócrito.
sódio urinário, enzimas cardíacas, ferritina sérica e tempo de protrombina.
A síndrome nefrótica pode manifestar-se em diversas doenças renais primárias, bem como em condições sistêmicas que comprometem a função dos rins. Sobre as manifestações dessa condição, segundo Nettina (2021), analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.
A redução da pressão oncótica do plasma estimula a síntese de proteínas, incluindo lipoproteínas, resultando em hipercolesterolemia.
A hipoalbuminemia resulta no aumento da pressão oncótica, causando edema periorbital e ascite.
No exame de urina observa-se proteinúria discreta, hematúria acentuada, glicosúria, cilindros urinários e aparência “espumosa”.
Uma das intervenções de enfermagem é verificar e registrar semanalmente o ganho de peso do paciente, e diariamente a ingestão de líquidos e o débito urinário.
Um paciente de 62 anos, com diagnóstico médico de Doença Renal Crônica (DRC) em estágio G5, realiza hemodiálise três vezes por semana através de uma fístula arteriovenosa no membro superior esquerdo. Durante a avaliação de enfermagem, o profissional observa que o paciente apresenta ganho ponderal interdialítico de 4,5 kg, edema compressível em membros inferiores (4+/4+), distensão da veia jugular a 45 graus e queixa de dispneia ao realizar pequenos esforços no ambiente doméstico. Com base na taxonomia NANDA-I 2024-2026, para o planejamento da assistência de enfermagem focada no equilíbrio hídrico desse paciente, o diagnóstico de enfermagem mais acurado para a situação clínica apresentada é o(a):
Risco de desequilíbrio eletrolítico, relacionado à disfunção renal crônica, independentemente da presença de sinais clínicos de sobrecarga hídrica atual.
Volume de líquidos excessivo, relacionado ao comprometimento dos mecanismos reguladores da excreção renal e manifestado pela presença de edema e dispneia.
Integridade da pele prejudicada, relacionada à retenção de toxinas urêmicas na epiderme e manifestada pelo prurido intenso relatado pelo paciente na consulta.
Débito cardíaco diminuído, relacionado à alteração na póscarga miocárdica, sendo o edema um sintoma secundário que não define o problema prioritário.
Durante a análise dos resultados laboratoriais de um paciente com histórico de doença renal, o enfermeiro observa a presença de hipocalemia, uma condição que exige atenção imediata devido aos seus potenciais riscos, especialmente para a função cardíaca e muscular. O que essa condição representa em termos de equilíbrio eletrolítico no organismo?
Aumento dos níveis de sódio no sangue.
Diminuição dos níveis de sódio no sangue.
Diminuição dos níveis de potássio no sangue.
Diminuição dos níveis de cálcio no sangue.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Uma estratégia eficaz para retardar a progressão da doença renal crônica (DRC) e controlar suas complicações é:
adoção de dietas saudáveis, com maior consumo de alimentos de origem animal em comparação com os de origem vegetal
suspensão do uso de anti-hipertensivos em pacientes adultos (< 45 anos) assintomáticos
adaptação alimentar relacionada à ingestão de sódio, fósforo, potássio e proteína
estímulo à alta ingestão de proteínas (>1,3 g/kg de peso corporal/dia) em adultos
A Síndrome nefrótica é um distúrbio clínico caracterizado por:
proteinúria, hiperalbuminemia, hipercolesterolemia edema.
proteinúria, hipoalbuminemia, hipercolesterolemia edema.
proteinúria, hipoalbuminemia, hipocolesterolemia e edema.
proteinúria, hiperalbuminemia,hipocolesterolemia edema.
proteinúria, hipoalbuminemia, hipotensão e edema.
De acordo com o Protocolo de Encaminhamento da Atenção Primária para a Atenção Especializada em nefrologia, pacientes com doença policística renal devem ser encaminhados paru a urologia quando apresentarem a seguinte situação:
Cistos pequenos e assintomáticos.
Alterações sugestivas de malignidade nos cistos.
Nenhum sintoma urinário.
Cistos múltiplos menores de 10 cm, sem sintomas.
Todos os profissionais da área da saúde que atuam em alguma etapa do sistema de medicação devem estar comprometidos com a segurança do paciente e para isso, é fundamental conhecer os medicamentos. Ao prestar assistência a pacientes com alterações renais é necessário reconhecer que os seguintes anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) podem causar nefrotoxicidade:
o paracetamol e a dipirona.
o diclofenaco e o ibuprofeno.
o cloridrato de ciprofloxacino e o ibuprofeno.
o diclofenaco e o enalapril.
Avalie as alternativas a seguir e marque a CORRETA:
Hemodiálise é um ciclo completo de diálise peritoneal que inclui as fases de infusão, permanência e drenagem.
Toda insuficiência renal aguda advém de uma glomerulonefrite aguda.
Peritonite é a inflação do períneo, devido às infecções do trato urinário.
Uma fístula arteriovenosa é um tipo de acesso vascular criado cirurgicamente com uso de material de enxerto biológico ou sintético que junta duas veias e cria-se um sistema como função arterial.
Uma necrose tubular aguda é um tipo de insuficiência renal aguda em que existe uma verdadeira lesão dos túbulos renais.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sobre as Doenças Renais Crônicas (DRCs), qual é o principal objetivo do controle rigoroso da pressão arterial em pacientes com DRC, segundo as diretrizes clínicas”?
Reduzir a necessidade de hemodiálise.
Prevenir a progressão da insuficiência renal.
Melhorar a função cardíaca.
Reduzir o risco de fraturas ósseas.
A doença renal, aguda ou crônica, é uma entidade nosológica que pode ser resultado de um processo patológico primário ou uma complicação de doenças subjacentes como o diabetes melito. Sobre a função renal, analisar os itens abaixo:
I. Insuficiência renal (IR) é a incapacidade de os rins executarem as principais funções de remover escórias metabólicas do corpo ou realizar funções reguladoras.
II. Insuficiência renal crônica é uma doença de evolução prolongada, insidiosa, podendo ser assintomática, na qual ocorre perda irreversível da função glomerular.
III. As manifestações clínicas gastrintestinais das disfunções urinária e renal incluem: náuseas, vômito, diarreia, desconforto abdominal e íleo paralítico.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente os itens I e III.
Todos os itens.
A presença de oligúria e de elevações séricas de ureia e creatinina indicam função renal alterada, com queda significativa na taxa de filtração glomerular (TFG); por isso, nesse caso, é fundamental a monitorização do equilíbrio hidroeletrolítico, especialmente para identificar sinais de hipercalemia — níveis séricos elevados de potássio, alterações no ECG com onda T alta em forma de tenda e mudanças no estado clínico do paciente.
Certo
Errado
A ativação do sistema renina-angiotensina secundária a depleção de volume ocasionado pela hemodiálise, pode ocasionar um tipo de alteração no paciente, sendo:
náuseas e vômitos
diabetes
picos hipertensivos
crise convulsiva
hipercalcemia
A doença renal crônica diz respeito a uma situação em que o paciente não consegue mais manter o equilíbrio metabólico e hidroeletrolítico. A assistência de enfermagem junto a esse paciente visa estabelecer estratégias para tratamento e educação em saúde, com o objetivo de uma melhor qualidade de vida, além de conhecer causas, sintomas e consequências da doença. Sobre a temática em questão, assinale a alternativa correta.
Por se tratar de um quadro extenuante, a ação do enfermeiro em patologias renais crônicas não consegue amenizar a expectativa e ansiedade de pacientes e familiares, porém tem a obrigação de esclarecer, a todos os envolvidos, sobre o quadro do paciente e a melhor forma de tratar.
Ao enfermeiro compete, exclusivamente, a utilização do processo de enfermagem, objetivando o aprimoramento da qualidade de trabalho e, consequentemente, a melhoria da assistência, de forma individual e sistematizada, identificando as necessidades de saúde do indivíduo de modo holístico.
Na elaboração da assistência, as teorias de enfermagem não podem ser aplicadas, porque são modelos de cuidados elaborados para retratar conceitos e tentar descrever fenômenos em nível teórico, não tendo aplicação prática.
Apesar da inversão da pirâmide etária e consequente envelhecimento populacional, a incidência de doenças crônicas não transmissíveis não é considerada fator determinante para o desenvolvimento da insuficiência renal crônica.
O desequilíbrio hidroeletrolítico, oriundo da doença renal crônica, se dá por conta da destruição progressiva, porém reversível, de um número considerável de néfrons e consequente perda da função renal.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A disfunção renal pode provocar uma série complexa de sintomas em todo o corpo. A dor, as alterações na micção e os sintomas gastrintestinais são particularmente sugestivos de doença do sistema urinário.
Quanto à dor geniturinária, leia as afirmativas abaixo:
I. A dor tipo renal é localizada no ângulo costovertebral, podendo se estender até o umbigo; é constante, difusa; pode ser intensa, aguda e penetrante em cólica; se houver distensão súbita da cápsula, o paciente pode apresentar sinais e sintomas associados como: náuseas e vômitos, sudorese, palidez e sinais de choque. As possíveis causas da dor são: obstrução aguda, cálculo renal, coágulo sanguíneo, pielonefrite aguda e traumatismo. II. A dor do tipo vesical tem localização no períneo e no reto; promove sensação de plenitude no períneo e dor lombar vaga; apresenta os seguintes sinais e sintomas associados: náuseas, vômitos e íleo paralítico, podendo ser causada por câncer ou coágulo sanguíneo. III. A dor do tipo uretral se localiza, no sexo feminino, da uretra até o meato e no sexo masculino, ao longo do pênis até o meato; é uma dor variável, mais intensa durante e imediatamente após a micção. Tem como sinais e sintomas associados a polaciúria, urgência, disúria, nictúria e secreção uretral. Tem como possível causa, irritação do colo da bexiga, infecção da uretra, traumatismo, corpo estranho na via urinária inferior. |
Está CORRETO o que se afirma apenas em
I e II.
I e III.
II.
I.
III.
Os termos técnicos de Enfermagem são utilizados por técnicos, auxiliares de enfermagem e enfermeiros para descrever assuntos relacionados diretamente com a saúde dos pacientes.
Assinale a alternativa que apresenta um desses termos, referente ao ato de urinar em excesso (acima de 2,5 litros por dia), frequentemente apresentado por diabéticos.
Disúria.
Poliúria.
Hematúria.
Polaciúria.
Analise as afirmativas sobre a terapia renal substitutiva (TRS) beira leito e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) a realização de diálise peritoneal em sistema aberto pode ser realizada desde de que o médico acompanhe.
( ) todo procedimento dialítico realizado à beira leito em ambiente intrahospitalar, fora da Unidade de Diálise, deve ser supervisionado integralmente por um Médico e um Enfermeiro, da própria unidade ou do Serviço de Diálise móvel.
( ) a TRS beira leito realizada em indivíduos na faixa etária de 0 a 18 anos deve ser acompanhada por médico nefrologista pediátrico.
( ) a TRS beira leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deve ser realizada e monitorada por Técnico de Enfermagem exclusivo para esta atividade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
V - V - V - V
F - V - V - F
V - V - F - V
F - V - F - V
F - F - V - F
Assinale a alternativa correta do tratamento que é considerado o mais adequado para a insuficiência renal crônica e tem o melhor custo e efetividade para o tratamento da doença renal terminal.
Tratamento conservador
Hemodiálise
Dialise peritoneal
Hemofiltração
Transplante renal
O tratamento que consiste em medidas clínicas (remédios, modificações na dieta e estilo de vida) utilizadas para retardar a doença renal crônica é chamado de:
tratamento cirúrgico
tratamento holístico
tratamento conservador
tratamento hemodialitico
tratamento dialitico