Questões de Concurso sobre Alterações / Doenças respiratórias

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
109 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em paciente consciente, com dispneia, uso de musculatura acessória e saturação periférica de oxigênio abaixo do valor esperado, a necessidade humana básica mais imediatamente comprometida é:


A

eliminação, por alteração do débito urinário.


B

nutrição, por aumento do gasto energético.


C

hidratação, por redução da ingestão oral.


D

oxigenação, por prejuízo da troca gasosa.

Durante o exame físico do sistema respiratório, o enfermeiro identifica diminuição do frêmito tóraco-vocal, macicez à percussão e redução do murmúrio vesicular em base pulmonar direita. A alteração fisiopatológica que explica esse conjunto de achados é


A

o espessamento do parênquima pulmonar por processo inflamatório alveolar difuso.


B

a hiperinsuflação pulmonar associada à destruição dos septos alveolares.


C

o aprisionamento aéreo decorrente de obstrução brônquica de vias aéreas inferiores.


D

a presença de líquido no espaço pleural, interferindo na transmissão do som.

As pessoas desenvolvem desequilíbrios ácido-básicos quando seus mecanismos homeostáticos normais são disfuncionais ou sobrecarregados. Com base nos desequilíbrios ácido-básicos, julgue as afirmativas abaixo:


I.Acidose respiratória resulta de hipoventilação alveolar; os pulmões não conseguem excretar CO2 suficiente.

II.Alcalose respiratória resulta de hiperventilação alveolar; os pulmões excretam ácido carbônico demais (CO2 e água).

III.Alcalose metabólica ocorre a partir de um aumento dos ácidos metabólicos ou uma redução de bases (bicarbonato).

IV.Acidose metabólica ocorre devido a um aumento direto da base HCO3- ou de uma diminuição do ácido metabólico que aumenta o HCO3- do sangue com a liberação originada por sua função de tamponamento.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

III e IV, apenas.


B

I e IV, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I e II, apenas.

A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, transmissível, de distribuição universal, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Ocorre sob as formas endêmica e epidêmica (MS, 2023). Em relação as fases dessa doença, assinale a alternativa CORRETA relacionada a fase de convalescença.


A

A instalação gradual de surtos de tosse, cada vez mais intensos e frequentes, até que passam a ocorrer as crises de tosses paroxísticas.


B

Os episódios de tosse paroxística aumentam em frequência e intensidade nas duas primeiras semanas e depois diminuem paulatinamente.


C

Com duração de 1 ou 2 semanas, inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves (febre pouco intensa, mal-estar geral, coriza e tosse seca).


D

Os paroxismos de tosse desaparecem e dão lugar a episódios de tosse comum; esta fase pode persistir por mais 2 a 6 semanas e, em alguns casos, pode se prolongar por até 3 meses.


E

Geralmente afebril ou com febre baixa. Em alguns casos, ocorrem vários picos de febre ao longo do dia.

A análise de distúrbios ácido–base exige reconhecer alterações primárias e respostas compensatórias com base na relação PaCO₂–HCO₃⁻, nos sistemas tampão e nos controles ventilatório/renal. À luz de Kraut & Madias (N Engl J Med) e de Guyton & Hall, qual alternativa melhor representa o padrão de uma acidose respiratória aguda com compensação esperada?


A

pH reduzido, PaCO₂ elevada e HCO₃⁻ discretamente aumentado por tamponamento/ajuste renal limitado (fase aguda).


B

HCO₃⁻ reduzido, hiperventilação e pH normalizado, descritos como “compensação completa” de acidose metabólica.


C

pH elevado, PaCO₂ reduzida e HCO₃⁻ discretamente aumentado, propostos como padrão de alcalose respiratória aguda.


D

pH normal com PaCO₂ elevada e HCO₃⁻ reduzido, interpretados como distúrbio misto acidótico compensado.


E

pH, PaCO₂ e HCO₃⁻ normais com hipoxemia isolada, sem repercussão ácido–base mensurável.

Durante o exame físico, a avaliação pulmonar é uma etapa crucial para o enfermeiro identificar precocemente alterações que podem impactar a saúde do paciente. A ausculta, em particular, permite a detecção de sons que revelam o estado das vias aéreas e dos alvéolos, auxiliando no diagnóstico e no planejamento do cuidado. Considerando a importância dessa avaliação, analise as afirmativas abaixo sobre a interpretação dos sons pulmonares.


I- Estertores finos são sons crepitantes, geralmente associados à presença de pequenas quantidades de líquidos ou exsudato no parênquima pulmonar.

II- Sibilos são ruídos mais agudos, decorrentes da passagem do ar por vias aéreas estreitadas, e são frequentemente associados à asma e à broncoconstrição.

III- Roncos são sons graves e contínuos, ocorrem em consequência da passagem do ar por estreitos canais repletos de líquidos/secreções, comuns em casos de pneumonia, na bronquite ou na bronquiectasia.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II e III.


B

II e III apenas.


C

I e II apenas.


D

II apenas.


E

III apenas.

Durante a inspeção de um paciente com escoliose torácica acentuada, o profissional observa alteração significativa na simetria da caixa torácica. Essa deformidade pode comprometer principalmente:


A

A expansão pulmonar e a ventilação alveolar.


B

A condução elétrica cardíaca e o ritmo sinusal.


C

O controle térmico e a regulação da pressão arterial.


D

A produção de hemoglobina e o transporte de oxigênio.

Sobre as alterações na função respiratória, assinalar a alternativa CORRETA.


A

A hipóxia é o aumento da frequência respiratória. Pode ser produzida por ansiedade, esforço físico, lesões ou infecções do centro respiratório medular, febre, estímulos químicos e acidose metabólica.


B

A hiperventilação é a diminuição da frequência respiratória, ocasionando a retenção de gás carbônico.


C

A hipoventilação é um estado de oxigenação inadequada das células que resulta na deficiência de fornecimento ou no uso de oxigênio a nível celular.


D

A cianose ou coloração azulada na pele e nas mucosas são um sinal tardio de hipóxia. A hipóxia representa um risco à vida.

Em relação aos agravos à saúde relacionados ao trabalho, leia o enunciado abaixo e responda:


É causada pela inalação de partículas de pó e poeira específicas e caracteriza-se pela fibrose pulmonar nodular. Sua forma crônica geralmente progride insidiosamente e pode progredir para fibrose maciça progressiva e comprometimento respiratório. O diagnóstico baseia-se na história e em radiografias do tórax. A pedra angular do tratamento são os cuidados de suporte e, para casos graves, o transplante de pulmão.


O enunciado define


A

Silicose.


B

Gripe Aviária.


C

Tuberculose.


D

Rinite.


E

Asma.

Sobre a coqueluche, assinale V para verdadeira e F para falsa:


( ) Nas crianças a imunidade à doença é adquirida quando elas tomam as duas doses da vacina, sendo necessária a realização do reforço aos 5 anos de idade.

( ) A fase catarral com sintomas de infecção das vias respiratórias superiores é seguida por uma fase paroxística com episódios repetidos de tosse rápida e consecutivos, seguida por inspiração profunda apressada.

( ) Para se infectar é necessário contato direto com uma pessoa doente, por gotículas de saliva expelidas por tosse, espirro ou fala, sem possibilidade de transmissão por objetos contaminados.

( ) A coqueluche é transmitida, principalmente, durante a fase catarral e em lugares com aglomeração de pessoas.

( ) Embora tenha tratamento, a infecção pode levar à morte, especialmente bebês menores de seis meses quando não tratados direito e ainda com o esquema vacinal incompleto.


A sequência correta de cima para baixo é:


A

V, F, V, F, F.


B

V, V, V, F, F.


C

F, V, F, V, F.


D

F, F, F, V, V.


E

F, V, F, V, V.

Sobre a tosse, analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:


I - Em condições fisiológicas, a tosse é um reflexo de defesa da via aérea e é controlada pelo tronco e córtex cerebral.

II - O reflexo da tosse promove a eliminação de secreções das vias aéreas e proteção contra aspiração de corpos estranhos; é o método defensivo mais efetivo do sistema respiratório quando existe disfunção ciliar.

III - Sem esse reflexo ocorre a retenção de secreções nas vias aéreas; isso predispõe a infecções, atelectasias e danos respiratório.

IV - Grupos de risco com reflexo da tosse comprometido (idosos, tabagistas, transplantados de pulmão, recém-nascidos) são altamente suscetíveis a infecções pulmonares e pneumonia aspirativa.

V - Quando persistente, a tosse afeta a qualidade de vida do paciente e pode agravar hérnias, incontinência urinária e ser potencialmente danosa a mucosa das vias aéreas.

VI - Grande parcela dos pacientes com tosse crônica apresentam distúrbios de sono.


A

Todos os itens estão corretos.


B

Apenas os itens I e II estão incorretos.


C

Apenas os itens IV, V e VI estão corretos.


D

O item I está incorreto.


E

Todos os itens estão incorretos.

Sobre as disfunções respiratórias assinale a alternativa que descreve corretamente o ruído adventício.


A

Sibilos são sons semelhantes a estalidos finos frequentemente associados à presença de líquido nos alvéolos pulmonares. Esse som pode ser encontrado no paciente com pneumonia.


B

Estertores são ruídos pulmonares anormais causados pela passagem de ar por vias aéreas estreitas ou cheias de fluídos. Podem ser causados por pneumonia, edema de pulmão e fibrose pulmonar.


C

Roncos são reflexos que protegem os pulmões do acúmulo de secreções ou da inalação de corpos estranhos. Pode ser sintoma comum entre doenças variadas como câncer e resfriado.


D

Tosse são sons contínuos de baixa frequência, auscultados nos pulmões na obstrução parcial das vias respiratórias. Por vezes, a depender da gravidade pode ser auscultado com ou sem um estetoscópio.

Um abscesso pulmonar é uma acumulação de pus dentro do pulmão, geralmente causada por uma infecção bacteriana. Pode ocorrer como resultado de pneumonia, aspiração (entrada acidental de conteúdo gástrico nos pulmões) ou outros processos infecciosos nos pulmões. São manejos clínicos adotados nesses pacientes, EXCETO:


A

Fisioterapia respiratória.


B

Cateter percutâneo para drenagem prolongada.


C

Broncoscopia diária.


D

Consumo de dieta hiperproteica e hipercalórica.


E

Terapia antimicrobiana intravenosa, de acordo com os resultados da cultura de escarro e do antibiograma.

Assinale a alternativa que apresenta o nome da enfermidade caracterizada pelo Ministério da Saúde, por uma condição inflamatória progressiva que obstrui as vias aéreas, dificultando a respiração. É uma doença com repercussões sistêmicas, prevenível e tratável, e a limitação que provoca no fluxo aéreo pulmonar é parcialmente reversível:


A

Covid-19.


B

Tuberculose.


C

Doença pulmonar obstrutiva crônica.


D

Pneumonia.


E

Rinite crônica.

No que se refere aos achados semiológicos característicos da fase paroxística da coqueluche durante o exame físico de enfermagem em criança não vacinada, assinale a alternativa que apresenta os sinais patognomônicos dessa infecção.


A

Tosse produtiva com expectoração purulenta, sibilos expiratórios difusos, febre alta persistente e epistaxe recorrente durante os episódios de tosse.


B

Tosse em quintas, seguida de guincho inspiratório característico (whoop), vômitos pós-tosse, língua protusa durante paroxismos, cianose perioral e hemorragia subconjuntival.


C

Tosse seca irritativa noturna, tiragem intercostal durante crises, ausculta pulmonar com crepitações basais e petéquias cervicais pós-tosse.


D

Tosse metálica bitonal, estridor laríngeo inspiratório, rouquidão progressiva e edema bipalpebral após episódios de tosse prolongada.

Um pneumotórax espontâneo (primário) é uma condição genética que ocorre:


A

Inesperadamente em indivíduos saudáveis que desenvolvem formações bolhosas na pleura visceral


B

Em indivíduos com patologias respiratórias prévias que desenvolvem empiema pulmonar


C

Inesperadamente em indivíduos imobilizados pela falta de circulação periférica


D

Em indivíduos com patologias cardíacas que desenvolvem hemotórax devido a um trauma

Durante a aferição dos sinais vitais de M. L. D, 35 anos, o técnico de enfermagem obteve os seguintes valores: Frequência cardíaca: 210 bpm e frequência respiratória: 32 irpm. De acordo com Potter, os valores apresentados indicam que o paciente se encontra, respectivamente em:


A

Bradicardia e hipoventilação.


B

Taquicardia e taquipneia.


C

Normocardia e bradipneia.


D

Arritmia e hiperpneia.

Com 49 anos, sr. José tem hipertensão e doença arterial coronariana e será submetido a uma revascularização do miocárdio. Ao exame apresenta PA = 200x100 mmHg e pulso apical arrítmico, edema (+++/4+) maleolar bilateral e trajetos varicosos bilaterais em membros inferiores; dispneia, ortopneia, dispneia paroxística noturna e murmúrios vesiculares diminuídos em ápice pulmonar esquerdo. Indagado sobre o tratamento, ele refere não seguir as orientações médicas e não fazer uso dos medicamentos prescritos, diz ser tabagista há 30 anos (média de dois maços por dia); afirma estar extremamente ansioso em relação à cirurgia e ter muito medo de morrer. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.


A

No caso do sr. José, a dispneia está relacionada ao tabagismo crônico e ansiedade, uma vez que reflete a incapacidade pulmonar de satisfazer às necessidades teciduais de oxigênio.


B

Necessidade de oxigenação e necessidade de segurança são diagnósticos médicos aplicáveis ao paciente e se relacionam à teoria das necessidades básicas, facilitando a utilização do modelo conceitual de Wanda Horta para a prescrição de cuidados pelo enfermeiro.


C

Necessidade de oxigenação é o diagnóstico relacionado à doença primária, e necessidade de circulação refere-se à doença secundária, segundo o modelo de categorização dos problemas.


D

Ao seguir um modelo de categorização dos problemas, ansiedade e o medo de morrer estão relacionados ao diagnóstico “necessidade de integridade física”.


E

A ortopneia e a dispneia paroxística noturna são manifestações de insuficiência cardíaca e ocorrem em pacientes com edema periférico cujo líquido intersticial é reabsorvido para a circulação central quando o paciente se encontra em decúbito dorsal, levando-o a uma sensação de falta de ar.

Um técnico de enfermagem está prestando assistência a um paciente com pneumonia que inicia um padrão respiratório com: aumento do número de incursões respiratórias acima de 30 irpm, esforço respiratório, batimento das asas do nariz e cianose labial. Esse padrão respiratório é caracterizado como:


A

Taquicardia.


B

Apneia.


C

Bradicardia.


D

Maslow.


E

Dispneia.

O reconhecimento precoce de alguma disfunção respiratória é essencial para o suporte à troca de gases e a prevenção de débito de oxigênio às células, metabolismo anaeróbico e graus variados de dano a tecidos e órgãos. Durante a ausculta pulmonar, identificam-se alguns sons ruidosos. Referente a esses sons, analise as seguintes assertivas:

I. Sibilo: som musical ruidoso causado por fluxo turbulento de ar pelos brônquios e bronquíolos estreitados, mais pronunciados na expiração.

II. Estridor: respiração “grasnar” que fica mais alta durante a inspiração.

III. Crepitações: sons comuns em pacientes com infecção pulmonar e edema agudo de pulmão.

Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

Apenas I e II.


E

I, II e III.

 
 
Gerar simulado