

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre a asma, leia atentamente as afirmativas abaixo:
-
I. A causa da asma é desconhecida; na asma, ocorrem episódios de obstrução reversível ao fluxo respiratório.
II. A asma é uma das doenças crônicas mais comuns, afetando 1-18% da população em diferentes países. Estima-se que existam cerca de 300 milhões de pacientes com asma no mundo. No Brasil, provavelmente mais de 20 milhões de pessoas têm asma.
III. São considerados fatores de risco para a asma: atopia, genética, alérgenos, ocupação e obesidade.
IV. A asma ocupacional está relacionada ao trabalho; em geral, acomete o adulto e estima-se que 5-20 por cento das asmas que se inicia na vida adulta seja ocupacional.
-
Está CORRETO o que se afirma em
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas
I, II, IIII e IV.
Conforme SMELTZER e BARE, o paciente com asma persistente moderada ou grave ou com história pregressa de exacerbações graves requer orientação e tratamento precoce com agonistas beta-2-adrenérgicos para alívio imediato da obstrução do fluxo de ar. Sobre o cuidado de enfermagem ao paciente com asma, analisar os itens abaixo:
I. O cuidado de enfermagem imediato dos pacientes com asma depende da intensidade dos sintomas.
II. Uma abordagem calma constitui um importante aspecto do tratamento bem-sucedido tanto para o paciente ambulatorial com sintomas leves, quanto para o paciente hospitalizado com sintomas agudos e graves.
III. É apropriado avaliar o estado respiratório do paciente, por meio de monitoramento da intensidade dos sinais/sintomas, sons respiratórios, PFE, oximetria de pulso e sinais vitais.
IV. É importante orientar o paciente e a família sobre a asma (inflamatória crônica), definições de inflamação e broncoconstrição, finalidade e ação dos medicamentos, deflagradores a evitar e as maneiras de fazê-lo, e explicar a técnica inalatória correta.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente os itens I e II.
Somente os itens II e IV.
Todos os itens.
Com base nos fenótipos mais comuns da asma, assinale a alternativa CORRETA que ocorre em alguns adultos e o perfil celular pode ser neutrofílico, eosinofílico ou conter apenas algumas células inflamatórias (paucigranulocíticas).
Asma com limitação do fluxo de ar.
Asma não alérgica.
Asma de início tardio.
Asma alérgica.
O diagnóstico de asma se dá mediante a identificação de critérios clínicos e funcionais, obtidos pela anamnese, exame físico e exames de função pulmonar. A probabilidade de que o paciente tenha asma é aumentada pela presença dos seguintes achados, EXCETO:
piora dos sintomas à noite ou pela manhã.
dispneia induzida pelo exercício com inspiração ruidosa.
variação da intensidade dos sintomas ao longo do tempo.
frequência maior dos sintomas na vigência de infecções virais de vias aéreas.
desencadeamento dos sintomas pela exposição a alérgenos, exercício, mudanças climáticas, riso, choro ou, ainda, por irritantes respiratórios, como fumaça ou odores fortes.
Em relação a intervenções de enfermagem em pacientes asmáticos, é INCORRETO afirmar que:
Administrar oxigênio suplementar sob máscara 10 a 15 litros por hora.
Monitorizar o paciente com cardioscópio, oxímetro de pulso.
Obter acesso venoso periférico com cateter calibroso.
Indicar a intubação e a ventilação mecânica nos pacientes com nível de consciência deprimido ou que apresentem fadiga extrema.
Colher gasometria arterial de pacientes intensamente dispnéicos, com alterações do nível de consciência ou hemodinâmicas.
“Doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas, manifestando-se por obstrução ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou pelo tratamento, com episódios recorrentes de sibilos, dispneia e tosse, particularmente à noite e pela manhã, ao acordar.” De acordo com a descrição acima, a doença citada é:
pneumonia
embolia pulmonar
edema agudo de pulmão
asma
reinfecção por covid
Em relação a asma, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso, nos itens abaixo:
(__)Na patogenia da asma, está envolvida uma variedade de células e mediadores inflamatórios que atuam sobre a via aérea e levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas.
(__)A crise de asma é causada por diferentes gatilhos que induzem à inflamação nas vias aéreas e provocam broncoespasmo.
(__)É uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas superiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispneia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar.
(__)Os pulmões se tornam hiperinsuflados e há diminuição no diâmetro anteroposterior do tórax. Os pacientes geralmente apresentam taquipneia (FR > 20 irpm), taquicardia e hipertensão sistólica leve.
A sequência CORRETA de cima para baixo é?
F, V, F, V.
F, F ,V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
Para o tratamento medicamentoso da asma, etapa I, recomenda-se o uso de
broncodilatador ß2–agonista e antibióticos.
imunossupressor e bloqueador neuromuscular.
antibióticos e reposição mineral.
corticoide inalatório e formoterol.
drogas vasoativas e analgésico não opioide.
Marque a alternativa com um achado que aumenta a probabilidade dos sintomas respiratórios serem causados por asma:
sintomas pioram à noite ou pela manhã.
expectoração crônica.
dor no peito.
falta de ar associada à tontura.
tosse isolada, sem outros sintomas respiratórios.
Os seguintes achados reduzem a probabilidade de sintomas respiratórios serem causados por asma, EXCETO:
tosse isolada, sem outros sintomas respiratórios.
falta de ar associada à tontura ou formigamento nas extremidades.
dispneia induzida pelo exercício com inspiração ruidosa.
sintomas mais frequentes em vigência de infecções virais de vias aéreas.
“Doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. É uma condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais.” Trata-se de
bronquiectasia.
asma.
enfisema pulmonar.
uberculose.
A asma é uma doença heterogênea, caracterizada por inflamação crônica das vias aéreas, sendo uma das causas de internação mais comuns em crianças. Avalie as sentenças:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, e 4.
A respeito da Assistência a pacientes portadores de asma, marque a alternativa CORRETA:
O tratamento de manutenção deve ser feito a partir da classificação da gravidade da asma.
Somente os técnicos de enfermagem da equipe de saúde devem estar envolvidos, no processo de educação às pessoas com asma.
As pessoas com asma, só devem ser acompanhadas nas unidades de saúde nos casos considerados persistente grave.
Os pacientes com asma persistente que estão bem controlados com o uso da medicação anti-inflamatória possuem risco aumentado de exacerbações.
Em uma unidade de pronto atendimento – UPA, ao realizar o acolhimento com classificação de risco de A.S., 68 anos, sexo feminino, com queixa de “falta de ar”, o enfermeiro constatou que a paciente apresentava dispneia, sem presença de cianose. Ao aferir os sinais vitais obteve: frequência cardíaca = 82 batimentos por minuto, frequência respiratória = 26 movimentos por minuto; pressão arterial = 112 x 76 mmHg. À ausculta pulmonar constatou a presença de sibilos generalizados. Considerando que o quadro apresentado é compatível com uma crise asmática, deve classificar e encaminhar A.S. com a cor
verde.
roxa.
azul.
vermelha.
amarela.
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento Nesse sentido, os objetivos do tratamento da asma são, EXCETO:
Prevenir limitação crônica ao fluxo aéreo.
Permitir atividades normais (trabalho, escola e lazer).
Aumentar o uso de broncodilatador para alívio.
Evitar crises, idas a serviços de emergências e hospitalizações.
Melhorar a qualidade de vida.
Com relação à asma brônquica, insuflação pulmonar, inspiração profunda e expiração prolongada, tiragens são achados identificados pelo enfermeiro por meio da:
Palpação.
Percussão.
Ausculta.
Inspeção estática.
Inspeção dinâmica.
Os problemas respiratórios em crianças continuam sendo um dos principais problemas de saúde pública. As infecções das vias respiratórias compõem a causa mais comum de doença durante a infância.
Dentre os sinais e sintomas possíveis de serem encontrados na ocorrência de asma em crianças, assinale a alternativa correta.
Tosse recorrente ou persistente produtiva, que pode agravar durante o dia, sendo acompanhada de roncos. Os sibilos são raros.
Hiperemia em faringe e/ou vesículas associada a sintomas de resfriado comum: febre (geralmente abaixo de 38,5°C), irritabilidade, congestão nasal, tosse leve e inapetência.
Sibilância recorrente, inclusive durante o sono ou com gatilhos, como a atividade, rir, chorar ou exposição ao fumo ou à poluição do ar.
Febre alta (> 38,5°C), gânglios aumentados e dolorosos no pescoço, amígdalas hiperemiadas com pontos purulentos ou petéquias em palato e em alguns sintomas gastrointestinais.
Obstrução nasal e roncos durante o sono, boca aberta ou entreaberta, lábios ressecados, língua rebaixada e hipotônica.
A asma é dita controlada quando:
Há sintomas diários.
Há limitações para atividades diárias (inclusive exercícios).
Há sintomas noturnos ou despertares decorrentes de asma.
Ocorrem exacerbações.
A função pulmonar é normal ou quase normal.
Nos casos graves de crise de asma, na impossibilidade de avaliação médica imediata, o usuário deverá receber primeiro atendimento pelo enfermeiro. Nesse primeiro atendimento, o usuário deve ser mantido em oxigenioterapia por cânula nasal. Nos casos específicos de crianças e adolescentes, esse atendimento poderá ser acrescido de administração de broncodilatadores (beta2 – agonista de curta duração) por via inalatória através de uma das seguintes formas:
I. spray de salbutamol (100mcg/jato) com espaçador: 4 jatos a cada 20 ou 30 minutos, por no máximo 4 vezes.
II. spray de salbutamol (100mcg/jato) com espaçador: 3 jatos a cada 10 ou 20 minutos, por no máximo 3 vezes.
III. nebulização: salbutamol 1 gota/2kg/dose (máximo de 10 gotas/dose) em 5 mL de soro fisiológico (NaCl 0,9%) com oxigênio de 6 litros/min a cada 10 ou 20 minutos, por no máximo 4 vezes.
IV. nebulização: salbutamol 1 gota/2kg/dose (máximo de 10 gotas/dose) em 3 mL de soro fisiológico (NaCl 0,9%) com oxigênio de 6 litros/min a cada 20 ou 30 minutos, por no máximo 4 vezes.
É correto o contido apenas em:
I e IV.
II e IV.
II e III.
I e III.
A asma brônquica é uma doença crônica das vias aéreas que provoca hiper-reatividade das vias respiratórias, edema das mucosas e produção de muco. O monitoramento cuidadoso do paciente e a reavaliação objetiva da resposta ao tratamento são fundamentais.
Analise os procedimentos da enfermeira em relação ao paciente que possui asma brônquica.
I. Identifica os medicamentos que o paciente está tomando.
II. Administra líquidos se o paciente estiver desidratado.
III. Realiza treinamento dos profissionais de saúde, estabelecimento de programas de orientações sobre asma brônquica.
IV. Avalia o estado respiratório do paciente, monitorando a gravidade dos sintomas, os sons respiratórios, o pico de fluxo, a oximetria e os sinais vitais.
V. Se o paciente precisar de intubação por causa de uma insuficiência respiratória aguda, a enfermeira inicia os procedimentos até a chegada do médico.
Está correto apenas o que se afirma em
I, II e IV.
I, II, III e V.
I, II, IV e V.
II, III, IV e V.