

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação à atenção das pessoas idosas, a organização do cuidado dessa população deve ser articulada em rede, no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas. A organização e o financiamento desse cuidado deverão ser pactuados
nas comissões intergestores.
nos conselhos locais de saúde.
nas Unidades Básicas de Saúde.
na atenção especializada de saúde.
no centro de referência de cuidado ao idoso.
“Os Centros de Especialidades Médicas (CEM) têm o objetivo de ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde na atenção especializada ambulatorial.” (MINAS GERAIS, 2015).
Sobre as características do CEM, assinale a alternativa incorreta.
Sua abrangência é regional.
Seu nível de complexidade é médio.
Atua em rede com garantia de coordenação do cuidado pela atenção básica.
Tem capacidade de atender pacientes críticos em unidades de terapia intensiva.
Para que Municípios, os Estados e o Distrito Federal recebam recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), estes alocados como cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados nesses entes federativos, deverão contar com alguns dos elementos elencados abaixo. Deste modo, assinale a alternativa onde não conste corretamente um dos elementos acima citados:
Extrato expositivo do orçamento definindo analiticamente cada um dos empenhos.
Contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento.
Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.
Plano de saúde.
Fundo de Saúde.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema público de saúde que reúne todas as ações, serviços e unidades de saúde sob responsabilidade da União, dos Estados e dos Municípios, de forma integrada. O SUS é considerado um dos mais abrangentes sistemas públicos de saúde do mundo, e presta serviços de forma gratuita a toda a população brasileira. Sobre noções de saúde pública, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.
II. O Conselho de Saúde, no âmbito de atuação (Nacional, Estadual ou Municipal), em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
III. Universalização, equidade e integralidade são os princípios doutrinários do SUS.
IV. Promoção da saúde é o conjunto de ações sanitárias integradas, inclusive com outros setores do governo e da sociedade, que busca o desenvolvimento de padrões saudáveis de qualidade de vida, condições de trabalho, moradia, alimentação, educação, atividade física, lazer entre outros.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
A Atenção Básica caracteriza-se pelo conjunto de ações desenvolvidas por diferentes profissionais. São atribuições específicas do enfermeiro, neste nível de atenção em saúde, as seguintes:
cadastrar todas as pessoas de sua região geográfica e manter os cadastros atualizados no sistema.
realizar consultas clínicas, pequenos procedimentos cirúrgicos em situações emergenciais e atividades em grupo na Unidade Básica de Saúde.
assegurar a adequada alimentação de dados nos sistemas de informação da Atenção Básica vigente, verificando sua consistência.
planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde, em conjunto com outros membros da equipe.
Estão entre as principais características da Atenção Primária, EXCETO:
Uso de meios aceitáveis e a um custo possível para a Comunidade e País.
Papel de alicerce do sistema de saúde, sendo o primeiro nível de contato de indivíduos, famílias e comunidades.
Enfoque nos problemas mais comuns da comunidade, com serviços de promoção, prevenção, cura e reabilitação.
Coordenada e integra a atenção de saúde nos diversos níveis de saúde.
Contrarreferência: encaminha paciente para outros níveis de saúde (secundário e terciário) conforme a necessidade do indivíduo.
Qual foi o erro ao transportar a vítima direto à unidade 24 horas?
O espaço estadual de articulação e pactuação politíca que objetiva orientar, regulamentar e avaliar os aspectos operacionais do processo de descentralização das ações de saúde denomina-se:
Conferência de saúde.
Comitê técnico
Conselho de saúde.
Comissão organizadora de saúde.
Comissão intergestores bipartite.
A realização das visitas domiciliares é uma das atividades mais importantes na rotina de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS). Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) Considera-se a visita uma oportunidade ímpar para o profissional atuar na promoção da saúde e prevenção de doenças, como parceiro da família, identificando no local as especificidades de cada domicílio, indivíduo e família, podendo assim fortalecer os aspectos positivos e orientar a correção de problemas bem caracterizados durante a visita.
( ) Visando um maior vínculo, é interessante combinar com a família o melhor horário para realização da visita para não atrapalhar os afazeres da casa.
( ) No momento da visita o ACS deve aproveitar a oportunidade para realizar o diagnóstico de doenças e prescrever os medicamentos adequados para tratamento das mesmas.
A sequência CORRETA corresponde a:
V V V.
F V F.
F F V.
V V F.
Dentre as competências do município na Linha Guia Mãe Paraense, é de responsabilidade da equipe da Atenção Primária, exceto:
vincular a gestante ao hospital/maternidade, de acordo apenas com a estratificação de risco.
realizar as consultas de pré-natal conforme cronograma, garantindo ao mínimo 7 consultas.
encaminhar as crianças menores de um ano estratificadas com risco para ambulatório de referência.
encaminhar as gestantes de risco intermediário para coleta de materiais em laboratórios especializados.
realizar busca ativa, por meio de visita domiciliar, e analisar as dificuldades de acesso às consultas ou exames preconizados.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação popular em saúde inibe a prevenção de doenças na população.
II. No ambiente hospitalar, é importante verificar se os pacientes estão aceitando a dieta e identificar precocemente problemas como a bandeja de refeição posta fora do alcance do mesmo e sua posterior retirada sem que ele tenha tido a possibilidade de tocá-la. Esses fatores podem afetar o estado nutricional do paciente e, assim, interferir na sua saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
O ato formal de encaminhamento de um paciente ao estabelecimento de origem, após resolução da causa responsável pelo seu encaminhamento denomina-se:
Referência.
Contrarreferência.
Protocolo transicional.
Subsequência ou retorno.
Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, sobre as responsabilidades do Ministério da Saúde no âmbito do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS.
( ) Garantir fontes de recursos locais para compor o financiamento tripartite do programa.
( ) Definir normas e diretrizes para a implantação do programa.
( ) Definir mecanismo de alocação de recursos federais para a implantação e a manutenção do programa, de acordo com os princípios do SUS.
( ) Prestar Assessoria Técnica aos estados e municípios para o processo de implantação e de gerenciamento do programa.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – F – F.
F – F – V – F.
F – V – V – V.
V – F – F – V.
F – V – F – V.
A organização da oferta de serviços no Sistema Único de Saúde deve ser de forma regionalizada e hierarquizada. Para assegurar ao usuário o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde nos entes federativos, esses devem pactuar entre si, além de outros compromissos assumidos pelas Comissões Intergestores:
I- Garantir a transparência, a integralidade e a equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde.
II- Orientar e ordenar os fluxos das ações e dos serviços de saúde.
III- O acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde será ordenado pela atenção hospitalar e ambulatórios especializados.
IV- Ofertar todas as ações e os serviços de saúde no nível local.
Está CORRETO o que se afirma em
I, II, IV e V.
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
I, II e III.
Quatro elementos estruturais do sistema de serviços de saúde definem o potencial, enquanto dois aspectos do processo traduzem o potencial em uma atividade importante e são relevantes na atenção primária em saúde. Sendo assim, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Acessibilidade.
2. Variedade de serviços.
3. Definição da população eletiva.
4. Continuidade.
Coluna 2
( ) Inclui o quanto o serviço de atenção à saúde pode identificar a população pela qual assume responsabilidade.
( ) Consiste nos arranjos pelos quais a atenção é oferecida em uma sucessão ininterrupta de eventos.
( ) Envolve a localização do estabelecimento próximo da população a qual atende, os horários e dias em que está aberto para atender, o grau de tolerância para consultas não agendadas, entre outras.
( ) É o pacote de serviços disponíveis para a população.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 1 – 4 – 3.
4 – 3 – 2 – 1.
3 – 2 – 1 – 4.
2 – 1 – 3 – 4.
3 – 4 – 1 – 2.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A circulação pulmonar leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração.
II. O SUS é organizado conforme um conjunto de diretrizes as quais buscam tolher a participação da comunidade.
III. A regulação da composição iônica do sangue e a manutenção da osmolaridade do sangue são algumas das funções dos pulmões no corpo humano.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Está correta a afirmativa I, apenas.
Está correta a afirmativa II, apenas.
Está correta a afirmativa III, apenas.
Todas as afirmativas estão corretas.
A institucionalização do Sistema Único de Saúde define a organização da rede de atenção à saúde e as ações de saúde tanto no âmbito hospitalar e ambulatorial. Dentre os procedimentos a seguir, quais os que podem ser realizados em ambulatório?
Angioplastia, tomografia de crânio e punho.
Raios X de tórax, urografia excretora e mamografia.
Tomografia de abdômen, ressonância magnética e cateterismo cardíaco.
Angioplastia, tomografia de tórax e densitometria óssea.
Mamografia, ressonância magnética e cateterismo cardíaco.
As Regiões de Saúde são instituídas pelo estado, em articulação com os municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
A observação de unidades 24 horas não hospitalares de atendimento às urgências (UPAs) em várias localidades do país mostrou ser adequado o seguinte número de leitos de observação para atendimento médico de 300 pacientes atendidos no período de 24 horas:
8 leitos.
10 leitos.
12 leitos.
15 leitos.
As Unidades Básicas de Saúde (integradas ou não ao Programa Saúde da Família) devem funcionar como porta de entrada para o sistema, reservando-se o atendimento hospitalar para os casos mais complexos - que, de fato, necessitam de tratamento em regime de internação.
As características de atendimento para os casos mais complexos, são EXCETO:
Hospital Secundário.
Hospital Terciário.
Hospital Público.
Hospital Dia.
Hospital Privado.