

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Paciente hospitalizado por sepse secundário a pneumonia bacteriana grave evolui com sangramento importante, desencandeando um quadro de coagulação intravascular disseminada (CID). Nesses casos deve-se indicar a administração de hemocomponentes, principalmente:
I. Concentrado de hemáceas.
II. Concentrado de granulócitos.
III. Plasma fresco.
IV. Concentrado de plaquetas.
Das afirmativas acima:
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente III e IV estão corretas.
Em relação à transfusão de concentrado de hemácias, pode-se afirmar que:
é absolutamente contraindicada a transfusão em pacientes com febre.
hemácias podem ser transfundidas em acesso venoso compartilhado, apenas com cloreto de sódio a 0,9%.
em idoso, o período de infusão deve exceder a 4 horas.
se a infusão estiver muito lenta, deve-se utilizar solução de soro glicosado.
deve-se sempre aquecer o produto hemoterápico antes da transfusão.
Para a administração do concentrado de hemácias prescrito, a enfermeira deve, entre outros cuidados de enfermagem,
aquecer a bolsa em banho-maria ou microondas assim que chegue do banco de sangue, para que sua temperatura atinja, o mais rápido possível, a temperatura de aproximadamente 37 ºC.
iniciar a infusão lentamente nos primeiros 15 minutos, observando atentamente, próximo ao leito, qualquer sinal sugestivo de reação adversa.
instalar a bolsa contendo o concentrado de hemácias no acesso venoso existente, compartilhando a mesma via apenas para infusão de solução de eletrólitos.
utilizar equipo de microgotas para melhor controle da velocidade de infusão.
evitar a infusão de solução salina pela mesma via em que é administrado o concentrado de hemácias, devido sua incompatibilidade com hemocomponentes.
Transfusão sanguínea consiste em um evento irreversível que acarreta riscos potenciais ao receptor. Esses riscos constituem as reações transfusionais que podem ocorrer durante ou após a administração da transfusão. Assinale a alternativa correta acerca dos sinais e sintomas, conduta clínica e prevenção das principais reações transfusionais imediatas.
em casos de embolia aérea, deitar o paciente em decúbito dorsal, com as pernas acima da cabeça.
a depender da reação transfusional não utilizar pré-medicações, sangue desleucocitado, irradiado ou lavado.
em casos de reação urticariforme ou sobrecarga circulatória, faz-se necessário a coleta de amostra pós-transfusional.
na presença de sinais e sintomas de sobrecarga volêmica, como cianose, dispnéia e edema pulmonar oferecer suporte de O2 e diuréticos conforme prescrição médica.
a ocorrência de choque em combinação com tremores, hipotensão, febre sugere contaminação virai, podendo também acompanhar o quadro de hemólise crônica.
A administração de uma unidade de concentrado de hemácias em um adulto eleva o nível de hemoglobina em
0,5 g/dl.
0,8 g/dl.
1,0 g/dl.
2,0 g/dl.
A imunoglobulina Rhogan promove a suspensão da sensibilidade produzida pelo organismo da mãe, desenvolvida ao entrar em contato com o sangue do feto. Sobre o recebimento da imunoglobulina Rhogan para evitar a eritroblastose fetal (doença hemolítica por incompatibilidade Rh ou doença hemolítica do recém-nascido), que acontece quando o sangue de um feto sofre hemólise pelos anticorpos do sangue da mãe, analise.
I. Mãe Rh positivo e recém-nascido Rh positivo.
II. Mãe Rh positivo e recém-nascido Rh negativo.
III. Mãe Rh negativo e recém-nascido Rh positivo.
IV. Mãe Rh negativo e recém-nascido Rh negativo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
I.
IV.
III.
II e III.
II e IV
Os cuidados para a transfusão sanguínea são bastante criteriosos desde o momento da triagem, da avalição até a infusão. Sobre Transfusão Sanguínea, analise as afirmativas abaixo:
I. Os critérios para administrar sangue total são restritos, e uma das indicações é a ex-sanguíneo transfusão.
II. Toda hemotransfusão deve ser feita com equipo específico, porém, na falta desse esquipo, pode ser usado o equipo de microgotas.
III. A infusão de medicação pode ocorrer paralela à infusão na hemotransfusão, na mesma linha venosa.
IV. Sistematizar essa assistência em prescrição de enfermagem é primordial para a qualidade do cuidado.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
A transfusão de sangue é um procedimento utilizado para, por meio de acesso venoso, administrar sangue total ou um de seus componentes, tais como plasma, concentrado de hemácias, crioprecipitado, concentrado de plaquetas. Considerando-se o tratamento com produto hemoterápico, analise as afirmativas abaixo.
I O produto deverá ter uma etiqueta informando obrigatoriamente nome completo do doador; grupo ABO e tipo Rh do receptor; data e nome do responsável pela realização do teste e sua liberação.
II O sangue conservado em refrigerador, considerando-se o risco de hemólise, deve ser retirado no momento de ser administrado.
III O tempo de transfusão não deve exceder a 4 horas, devido ao risco de proliferação bacteriana.
IV Nos primeiros 15 minutos deve-se deixar o sangue gotejar rapidamente – o que evita a ocorrência de coagulação.
V Se, durante a transfusão, ocorrerem reações, recomenda-se interromper a transfusão, mantendo a punção venosa com uma solução fisiológica a 0,9%.
VI Se absolutamente necessário, pode-se adicionar ao produto hemoterápico medicamentos e substâncias, bem como a sua infusão concomitante pela mesma linha/equipo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, IV e V.
II, III e VI.
I e VI.
II e IV.
III e V.
Durante a administração de hemoderivados, julgue os itens abaixo:
I) Realizar a infusão dos hemoderivados em temperatura ambiente. Caso estejam muito gelados, guardar cerca de 20 minutos. Nem cobri-los nem colocá-los em banho-maria.
II) Anotar no prontuário o início da infusão e conferir a prescrição médica. Anotar o número da bolsa do hemoderivado na prescrição.
III) Todo hemoderivado deve ser infundido em equipo próprio, normalmente fornecido pelo banco de sangue.
IV) Observar rigorosamente o paciente nos 15 minutos iniciais, administrando o hemoderivado lentamente.
Apenas os itens I,II e III estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Somente o item I está correto.
A transfusão sanguínea exige conhecimentos específicos dos profissionais de enfermagem, a fim de diminuir o risco de contaminação para o paciente. É INCORRETO afirmar que
o tempo máximo para administrar o hemocomponente é de 4 horas.
crioprecipitado e concentrado de plaquetas devem ser imediatamente transfundidos.
à qualquer suspeita de reação transfusional, deve-se suspender imediatamente a transfusão.
deve-se trocar o equipo a cada unidade de hemocomponente para diminuir o risco de infecção.
a bolsa de hemocomponente pode ser colocada debaixo da torneira para atingir a temperatura ambiente antes da transfusão em pacientes, não deixando exceder 42°C.
A transfusão de urgência ou emergência está previamente definida em protocolo elaborado pelo Comitê Transfusional da instituição de assistência à saúde com relação à liberação de sangue total ou concentrado de hemácias antes do término dos testes pré-transfusionais e em quais casos pode ser feita.
Com base nessa informação, identifique com V os reais casos de urgência de transfusão e com F, os demais.
( ) Quadro clínico do paciente justifica a emergência, quando o retardo no início da transfusão coloca em risco a vida do paciente.
( ) Inexistência de procedimento escrito no serviço de hemoterapia, estipulando o modo como essa liberação será realizada.
( ) Liberação de assinatura do termo de responsabilidade pelo médico responsável pelo paciente no qual afirme o conhecimento do risco do procedimento.
( ) Provas pré-transfusionais devidamente finalizadas, mesmo que a transfusão já tenha sido completada.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
F V V F
F F V V
V F F V
V V F F
V V V V
Assinale a opção correta, no que se refere à assistência de enfermagem a pacientes submetidos a estudos hemodinâmicos.
A maior parte dos procedimentos com angioplastias, com ou sem stents, são realizadas com anestesia geral.
O curativo compressivo tem a função de auxiliar na hemostasia após retirada do cateter, evitar o aparecimento de infecção e promover a cicatrização e segurança do paciente.
Na sala de recuperação, se a punção for femoral, o membro deve ser mobilizado, a fim de se evitar fenômenos trombóticos, devendo sempre checar o pulso periférico e a temperatura.
A alta do setor de hemodinâmica ocorre depois de 4 a 5 horas de repouso no leito pós-procedimento e independe de avaliação médica ou de enfermagem.
A retirada do curativo deve ocorrer após 24 horas e a retirada dos pontos, após 10 dias, independentemente do local da punção.
Em relação a hemoterapia, assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as Falsas.
( ) Nenhuma transfusão deve exceder o período de infusão de 8 horas. Quando este período for ultrapassado a transfusão deve ser interrompida e a unidade descartada.
( ) Hemácias podem ser transfundidas em acesso venoso compartilhado, apenas, com cloreto de sódio 0,9% (SF).
( ) Não existe contra-indicação absoluta à transfusão em pacientes com febre. Entretanto, recomenda-se diminuir a febre antes da transfusão, por que o surgimento de febre pode ser um sinal de hemólise ou de outro tipo de reação transfusional.
( ) Todo o produto hemoterápico deve ser transfundido com equipo com filtro de 170μ capaz de reter coágulos e agregados.
V; F; V, F
F; V; V; V
V; V; F; V
F; F; V; F
V; V; V; V
Em relação à coleta de sangue de doador, assinale a alternativa incorreta:
A aférese é um procedimento que consiste na retirada do sangue total do indivíduo, por máquina, permitindo a separação dos componentes sanguíneos por meio de centrifugação ou filtração em várias bolsas. Neste processo não há devolução de qualquer componente do sangue ao doador.
Podem doar sangue as pessoas saudáveis, com peso acima de 50 kg, que tenham idade entre 18 e 67 anos 11 meses e 29 dias. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação. O candidato, a fim de possibilitar uma maior garantia de sua identificação, deve se apresentar ao serviço de hemoterapia com um documento que contenha sua foto.
A triagem clínica é realizada com o intuito de selecionar, dentre os candidatos apresentados, somente aqueles que preencherem os critérios desejáveis para um doador de sangue. Nessa fase, devem ser verificados, dentre outros, os dados de Peso;Pressão arterial (PA); Temperatura; Dosagem de Hemoglobina (Hb) ou do Hematócrito (Ht).
O sangue total deve ser coletado em uma bolsa descartável, estéril e múltipla (a tripla é a mais comumente utilizada em nosso meio), para permitir o posterior processamento, isto é, a separação do sangue total coletado em vários hemocomponentes.
Em relação aos cuidados na transfusão de sangue e componentes, assinale a alternativa correta:
O tempo de transfusão de uma bolsa de sangue deverá ser de até 6 horas.
Recomenda-se o aquecimento da unidade de sangue por imersão em água quente ou aparelhos de microondas, para evitar que ocorra hemólise por baixas temperaturas.
O acesso venoso da infusão sanguínea pode ser compartilhado apenas com o Soro fisiológico à 0,9% e Ringer Lactato.
Dentre as ações de enfermagem na reação transfusional, devem ser adotadas as medidas de interromper a infusão e notificar o médico.
Durante a administração de concentrado de hemácias em crianças, o enfermeiro deverá:
administrar o hemoderivado nos primeiros 15 minutos, calculando-se 5% do volume total a ser administrado
administrar o hemoderivado em concomitância com o soro glicosado evitando a coagulação durante sua administração
interromper a transfusão, avisar ao médico e descartar o hemoderivado,se houver uma reação transfusional
verificar os sinais vitais inicialmente a cada 30 minutos