Questões de Concurso sobre Higiene das mãos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
696 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Higiene das mãos é o termo genérico que abrange lavagem com água e degermante, desinfecção com álcool a 70% e antissepsia cirúrgica. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a higienização das mãos.


A

É absolutamente indispensável imediatamente antes de qualquer procedimento que envolva tocar no paciente ou nos materiais, equipamentos, objetos de uso do paciente ou superfícies próximas ao leito.


B

A antissepsia cirúrgica das mãos é um procedimento que necessita durar em torno de 60 segundos, pois contempla as mãos e o antebraço.


C

Na entrada em unidades fechadas (UTI, unidade de emergência, centro cirúrgico etc.) ou em unidades especiais (diálise, queimados, transplante etc.) é obrigatória.


D

Deve ser realizada sempre antes e após retirar luvas de procedimento e estéreis.


E

A lavagem das mãos com água e degermante deverá ser sempre realizada quando houver sujeira visível, após contato com muco, secreções e outros materiais proteinados ou contaminados, quando ocorrer contato com pacientes com infecções por esporos (diarreia por clostridium).

O Ministério da Saúde preconiza, entre as formas de higienização das mãos, a lavagem com água e sabonete líquido. Assinale a alternativa que apresenta a indicação correta para essa forma de higienização.


A

Quando há exposição a potenciais patógenos formadores de esporos.


B

Antes do manuseio de medicação.


C

Antes de entrar em contato com o paciente.


D

Após ter contato com o paciente.


E

Após remover luvas de procedimento.

Representa um dos procedimentos mais importantes que antecedem a atividade de vacinação. Quando tal procedimento é rigorosamente obedecido, previne-se a contaminação no manuseio, no preparo e na administração dos imunobiológicos.


A informação mencionada corresponde à técnica de enfermagem denominada



A

checagem de registro.


B

higienização das mãos.


C

controle da temperatura.


D

calçamento das luvas.


E

diluição correta.

A estratégia da OMS para a melhoria da higienização das mãos propõe, como um dos indicadores de desempenho obrigatório, o consumo de:


A

solução de iodo degermante


B

detergente enzimático


C

preparação alcoólica


D

clorexidina

Sobre higienização das mãos é INCORRETO afirmar que:


A

Tem como objetivo remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos.


B

As luvas devem ser utilizadas em substituição à higienização das mãos.


C

Ao mudar de local corporal, de um contaminado para outro limpo, durante o cuidado com o paciente é recomendado higienizar as mãos.


D

Dermatite por uso de sabão constitui um risco ocupacional.

Em relação à higienização das mãos, assinale a alternativa INCORRETA:


A

Lavar as mãos com água e sabão é uma medida necessária caso o profissional entre em contato com drenagem de secreção de ferida.


B

A higienização das mãos é a última etapa realizada pelo profissional no processo de remoção de equipamentos de proteção individual ao sair de um quarto de isolamento.


C

Durante a realização da assepsia cirúrgica, as mãos devem ser mantidas no mesmo nível dos cotovelos.


D

Se após realizar cuidados com feridas e curativos for necessário administrar medicamentos, é necessário então remover as luvas e lavar as mãos antes de fazê-lo.

A higienização das mãos é a medida individual mais simples e eficaz para prevenir a disseminação das infecções relacionadas à assistência à saúde. São considerados os momentos de higienização das mãos propostos pela organização mundial da saúde, EXCETO:


A

Antes de entrar em contato com o paciente.


B

Imediatamente antes da realização de qualquer procedimento asséptico.


C

Imediatamente após risco de exposição a fluidos corporais.


D

Após contato com o paciente, com as superfícies e objetos próximos a ele e ao sair do ambiente de assistência ao paciente.


E

Após tocar qualquer objeto, mobília e outras superfícies, quando o uso de luvas dispensa a lavagem das mãos.

A fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica deve ser feita:


A

ao término do turno de trabalho, antes e após a colocação de luvas e antes e após as refeições, sendo que a duração do procedimento deve ser de 10 a 40 segundos.


B

ao término do turno de trabalho, antes e após a colocação de luvas e antes e após as refeições, sendo que a duração do procedimento deve ser de 20 a 40 segundos.


C

ao início e ao término do turno de trabalho, antes e após a colocação de luvas e antes e após as refeições, sendo que a duração do procedimento deve ser de 10 a 30 segundos.


D

ao início e ao término do turno de trabalho, antes e após a remoção de luvas e antes e após as refeições, sendo que a duração do procedimento deve ser de 20 a 30 segundos.


E

ao início e ao término do turno de trabalho, antes e após a remoção de luvas e antes e após as refeições, sendo que a duração do procedimento deve ser de 30 a 50 segundos.

A infecção relacionada à assistência à saúde é um dos grandes problemas para o cuidado do paciente, e sua vigilância e prevenção deve ser prioridade no planejamento estratégico das instituições comprometidas com o cuidado de saúde mais seguro. Partindo da premissa de que a higienização das mãos tem grande impacto nessa ação preventiva, analise as afirmativas abaixo.


1) A microbiota transitória, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período e é passível de remoção pela higienização simples das mãos.

2) A microbiota residente, que está aderida às camadas mais profundas da pele, é mais resistente à remoção apenas com água e sabonete.

3) A lavagem das mãos com água e sabonete líquido deve ocorrer sempre que elas estiverem visivelmente sujas ou contaminadas por matéria orgânica (sangue ou outros fluidos corporais).

4) Os produtos alcoólicos para a higienização das mãos devem ser utilizados rotineiramente quando não houver sujidade visível nas mãos, respeitando a técnica e a duração de 40 a 60 segundos.


Estão corretas, apenas:


A

1 e 2.


B

1, 2 e 3.


C

1 e 4.


D

3 e 4.


E

2, 3 e 4.

É, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção do risco de transmissão de microrganismos para clientes, pacientes e profissionais de saúde. O trecho apresentado refere-se à medida de biossegurança denominada

A
limpeza concorrente em áreas críticas.

B
placas de isolamento.

C
higienização das mãos.

D
uso de luvas de procedimento.

E
esterilização.

Quanto ao procedimento de lavagem das mãos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:


I É indicado higienizar as mãos com preparação alcoólica quando estiverem visivelmente sujas ou manchadas de sangue ou outros fluidos corporais, ou após uso do banheiro.

II Sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos não devem ser utilizados concomitantemente.

III A utilização de preparação alcoólica para higiene das mãos tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas.

IV O uso de luvas não altera nem substitui a higienização das mãos; seu uso por profissionais de saúde não deve ser adotado indiscriminadamente.


As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:


A

V, F, F, V.


B

V, V, F, F.


C

F, V, V, V.


D

F, F, V, V.


E

F, V, V, F.

A concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos sob a forma líquida a ser utilizada em serviços de saúde, o tempo de contato com a pele e o tipo de luva recomendada pela ANVISA (2018), para uso nesses casos, respectivamente, são:


A

70% / 35 segundos / luva talcada


B

77% / 15 segundos / luva nitrílica sem pó


C

70% a 77% / 25 a 35 segundos / luva sem látex


D

60% a 80% / 20 a 30 segundos / luva isenta de talco

A Anvisa lançou a Nota Técnica 01/2018 sobre os requisitos básicos e necessários para a seleção de produtos para higienização das mãos em serviços de saúde. A nota técnica lembra o conceito “cinco momentos para a higiene das mãos” que facilita a compreensão dos profissionais de saúde nos momentos em que há riscos de transmissão de micro-organismos causados por transmissão cruzada pelas mãos e recomenda o uso de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos. Quanto tempo é preciso para que ocorra a correta higienização das mãos com o uso de preparações alcoólicas?


A

Aproximadamente 1 minuto.


B

De 1 a 2 minutos.


C

De 20 a 30 segundos.


D

10 segundos apenas.


E

A partir de 3 minutos as mãos serão consideradas higienizadas.

Entre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, a higienização das mãos é uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (ANVISA, 2018). Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:


I- As mãos devem ser higienizadas antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após contato com superfícies próximas ao paciente.

II- A microbiota transitória, que coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passível de remoção pela higienização simples das mãos com água e sabonete, por meio de fricção mecânica.

III- Devem ser aplicados nas mãos sabões e detergentes registrados na Anvisa como saneantes.

IV- A higienização simples das mãos deve ter duração de 40 a 60 segundos.


Assinale a alternativa correta:


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.


C

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.


D

Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.


E

Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

O enfermeiro de uma Unidade Básica de Saúde vai cobrir as férias de uma colega no plantão de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, uma vez por semana. Na UPA são realizadas pequenas cirurgias, o que exigirá dele a adoção de medidas de prevenção de infecções diferentes das que realiza na sua unidade de origem. A higienização simples das mãos e a antissepsia cirúrgica variam na técnica e nos resultados.


Sobre essas técnicas, é correto afirmar:


A

na higienização simples, as mãos devem ficar em posição mais elevada em relação ao cotovelo para que a água escorra nessa direção.


B

na higienização simples das mãos é utilizada a escovação da pele e das unhas, mas em frequência menor do que na antissepsia cirúrgica.


C

na antissepsia cirúrgica, o enxague das mãos deve ser feito com as mesmas mantidas abaixo dos antebraços, evitando a recontaminação cutânea.


D

a lavagem das mãos, na antissepsia cirúrgica, deve ser seguida de fricção vigorosa da pele com álcool 70% em toda a extensão lavada.


E

as duas técnicas têm em comum a remoção de sujeira, de substâncias orgânicas e da microbiota transitória das mãos pela ação mecânica.

A maneira mais eficaz de garantir uma ótima higiene das mãos é utilizar a preparação alcoólica. Em relação à higienização com água e sabonete, as preparações alcoólicas para as mãos apresentam entre outras vantagens a capacidade de


A

eliminar a maioria dos micro-organismos, incluindo vírus.


B

higienizar em um curto período de 60 segundos.


C

ter ação imediata na remoção de sujidades.


D

apresentar ação bactericida e atividade residual.

Em relação à higiene das mãos em serviços de saúde, é correto afirmar que:


A

o produto mais comumente disponível é a preparação salina para as mãos, que deve estar em dispensadores fixados na parede.


B

não se recomenda o uso, pelos profissionais, de produtos de higienização das mãos em frascos individuais de bolso.


C

atualmente, na técnica de higiene simples das mãos, para evitar maceração, o ato de friccionar as polpas digitais contra a palma da mão está contraindicado.


D

para garantir o bom estado da pele, sabonete líquido e preparação alcoólica para a higiene das mãos devem ser utilizados concomitantemente.


E

aplicar regularmente um creme protetor para as mãos e deixar dedos livres, sem a presença de adornos, são princípios que devem ser seguidos.

Considerando a semiotécnica da higienização das mãos e as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.


A

A eficácia da higienização simples das mãos depende da técnica utilizada e do tempo gasto durante o procedimento, que normalmente dura, em média, de 4 a 10 segundos – sem contar o tempo necessário para se deslocar até a pia e retornar. O processo completo leva muito mais tempo, sendo estimado em 20 a 25 segundos.


B

As formulações alcoólicas têm sido indicadas como produto de escolha para a higienização das mãos se não houver sujeira visível nestas, pois promovem a redução microbiana.


C

Os cinco momentos para a higienização das mãos são: antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente; após contato com áreas próximas ao paciente.


D

Em geral, a higienização com sabonete líquido remove a microbiota transitória, tornando as mãos limpas. Esse nível de descontaminação é suficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.

A higienização das mãos é uma técnica básica necessária ao controle de infecção na assistência ao paciente. No que diz respeito ao momento e objetivo desse procedimento, é correto afirmar:


A

Antes do contato com o paciente, o objetivo da higienização das mãos é a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos oriundos das mãos do profissional de saúde.


B

Antes de realizar procedimentos assistenciais, o objetivo é proteção do profissional e das superfícies e objetos imediatamente próximos ao paciente.


C

Após contato com o paciente, o objetivo é proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos oriundos das mãos do profissional de saúde.


D

Antes de calçar luvas para inserção de dispositivos invasivos que não requeiram preparo cirúrgico, o objetivo é proteção do profissional, evitando a transmissão de microrganismos oriundos de outros pacientes.


E

Antes e após remoção de luvas de procedimentos, o objetivo é a proteção do paciente, evitando a transmissão de microrganismos do profissional a outros profissionais ou pacientes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) ao estabelecer os 5 momentos para Higiene das Mãos (HM), dois antes do contato com o paciente e três após o contato ou exposição a fluidos, valoriza os momentos essenciais para a higiene das mãos e segurança do paciente. Sobre a Higiene das Mãos é correto afirmar que:

I. As técnicas de higiene das mãos podem variar de acordo com objetivo que se quer alcançar e sua eficácia depende do tempo de higiene e da técnica utilizada.

II. A higienização das mãos é considerada historicamente como importante na prevenção de IRAS, sendo considerada como a principal medida adotada contra a disseminação de microrganismos.

III. A participação do paciente é reconhecida como um importante componente nas estratégias multimodais de melhoria da adesão da HM.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:


A

I e III


B

I, II e III


C

III


D

II


E

I

   
Gerar simulado