

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando as sondas de alimentação nasogástrica e nasoentérica, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo.
( ) A temperatura e o volume da alimentação, a velocidade do fluxo e a ingesta total de líquidos são fatores extremamente importantes a serem considerados quando as alimentações pela sonda são administradas.
( ) Não é necessário administrar água filtrada após a infusão da dieta.
( ) Observar sinais de desidratação (mucosas secas, sede, eliminação urinária diminuída).
( ) Comunicar a concentração de glicose na urina de +3 ou +4, diminuição da eliminação urinária, ganho de peso súbito ou edema dependente ou periorbital.
V,F,V,F.
V,V,V,V.
F,V,F,F.
V,F,V,V.
Sobre o procedimento de sondagem gástrica, assinale a alternativa correta.
Introduzir a sonda em qualquer narina com xilocaína gel, esperando por meia hora a ação do anestésico tópico.
Com a narina anestesiada pelo lubrificante, dispensa- se a lubrificação da sonda que será introduzida imediatamente.
Introduzir a sonda perpendicular ao ângulo da face em 30 graus, deixando fechada uma das saídas.
Fletir a cabeça em direção ao tórax; caso sinta resistência, solicitar ao paciente que degluta.
Diante de reações de tosse ou resistência por parte do paciente, introduzir a sonda rapidamente e com força.
São indicações da Sonda Digestiva para Infusão de Nutrientes, EXCETO:
Paciente\cliente com estenose ou obstrução esofágica.
Fistulas intestinais de alto débito.
Pós–operatório de cirurgias de grande porte.
Anorexia de diversas etiologia
São Propósitos da Sondagem Nasogástrica, EXCETO:
Remover líquidos e gases do estômago (descompressão).
Tratar obstrução mecânica.
Irrigar o estomago nos casos de sangramento ativo ou envenenamento.
Administrar medicação no cólon.
A respeito da sondagem gastrintestinal, analise as afirmativas a seguir:
I – O teste do pH do líquido aspirado é a técnica mais apurada para confirmar o posicionamento de uma sonda nasogástrica;
II – Antes da inserção da sonda, o enfermeiro deve avaliar entre outras coisas a integridade da mucosa nasal e a capacidade de deglutição e regurgitação do paciente;
III – A medida NEX determina o comprimento da sonda a ser inserido no paciente e vai do lóbulo da orelha ao apêndice xifoide.
Está correto somente o que se afirma em:
I;
II;
III;
I e II;
II e III.
Associe com V ou F as assertivas abaixo:
( ) A sonda nasogástrica tem finalidade apenas aspiração de conteúdo gástrico;
( ) A sonda nasoenteral tem melhor absorção dos nutrientes;
( )Os tipos de sondagem gástrica mais utilizados são de polivinil, poliuretano, silicone e borracha
( ) Para confirmação da localização correta da sonda nasogástrica, deve-se realizar o raio X pois a sonda nasogástrica é rádioopaco;
( ) A medição da sondagem não altera sua localização, podendo ser usada a mesma tanto para nasogástrica como para nasoenteral;
Responda V para verdadeiro e F para falso:
VVVFF
FVVFF
FFFVV
VVFVV
FVVVF
Existem vários métodos que podem ser utilizados de forma combinada, para confirmação do posicionamento adequado da sonda gástrica. Dos métodos abaixo aquele que NÃO está relacionado com o de confirmação de posicionamento da sonda gástrica é
Insuflação de ar pelo cuff da sonda. Garante que o balonete na porção distal fique insuflado, impedindo o deslocamento da sonda.
Medição do comprimento da porção exposta da sonda. A cada plantão a equipe de enfermagem mede a porção exposta e a compara com a medição original.
Avaliação visual da coloração do aspirado. O aspirado gástrico é frequentemente turvo e esverdeado, bronzeado.
Medidas do pH do aspirado. O pH do aspirado gástrico é ácido (1 a 5).
Ausculta de ar. Injetar ar através da sonda enquanto ausculta área epigástrica com estetoscópio.
Antes de alimentarmos um paciente por sonda nasogástrica, deve-se
observar e registrar, no balanço hídrico, o líquido aspirado.
aspirar com uma seringa, verificando se ela se encontra no estômago.
introduzir 100 ml de soro fisiológico para facilitar a alimentação.
proceder à sifonagem do conteúdo gástrico.
trocar a sonda, a fim de garantir sua permeabilidade.
Uma das técnicas de enfermagem com que nos deparamos frequentemente em clinicas e hospitais é a administração de dieta e medicamentos por meio de sondas introduzidas no aparelho digestivo. Cada sondagem tem uma indicação específica e exige conhecimento adequado para a seleção do material, introdução da mesma e sobre os cuidados dispensados ao paciente.
Considerando o contexto descrito anteriormente, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Para a medida da sonda nasogástrica (NG) a ser introduzida no paciente, calculamos a distância que vai do lóbulo da orelha esquerda, passando pela narina, até o lóbulo da orelha direita e estendemos a medida até o apêndice xifoide. Marcando esse ponto, teremos a medida exata a ser introduzida no paciente.
As sondas nasoentéricas são usadas para fornecer nutrientes e são inseridas por via nasal e posicionadas no duodeno ou no jejuno. Após a inserção, a extremidade da sonda é localizada no estômago e leva, em geral, 24 horas para atravessar o estômago e, pelo peristaltismo, adentrar no intestino.
As sondas de alimentação podem ser desobstruídas com maior sucesso quando a intervenção é iniciada imediatamente após a obstrução ter sido observada e quando a obstrução está próxima da abertura proximal da sonda.
A cabeceira do paciente deve permanecer elevada a fim de evitar aspiração, quando a alimentação por sonda nasoentérica estiver sendo controlada pela bomba de infusão contínua.
Em crianças, uma lavagem gástrica bem sucedida necessita de uma média de 6 a 8 litros de soro fisiológico ou água.
Considerando a sondagem nasogástrica, cabe ao profissional de enfermagem:
Observar a localização da sonda antes de administrar líquidos.
Posicionar o paciente em decúbito lateral direito para migração da sonda do estômago para o duodeno.
Observar o débito da sonda quanto ao aspecto, volume e cor, uma vez que é uma sonda com finalidade exclusiva para drenagem de secreções do trato gastrointestinal.
Manter decúbito dorsal do paciente, quando administrar a dieta.
A lavagem gástrica pode ser realizada por sonda oro ou nasogástrica.
Na sondagem gastrointestinal, é realizada a comprovação do correto posicionamento da sonda. Essa comprovação se dá por meio de qual teste?
Verificação de sinais: Importância de sinais como febre, coriza e dor no corpo.
Teste do pezinho: verificar a coloração do pé do paciente para ver se há sinais de cianose.
Aspiração do conteúdo: aspirar com a boca o conteúdo gástrico.
Teste do borbulhamento: colocar a extremidade da sonda em um copo com água. Se ocorrer borbulha, é sinal que está no local correto.
Teste de audição: colocar o diafragma do estetoscópio na altura do estômago do paciente e injetar rapidamente 20 cc de ar pela sonda, sendo que o correto é a audição do ruído característico.
A sondagem gástrica é a introdução de uma sonda pelo orifício nasal ou pela cavidade oral, alcançando o estômago ou o duodeno, e tem como objetivos
I. auxiliar na hidratação, alimentação e medicação.
II. coletar conteúdo gástrico com finalidade diagnóstica.
III. esvaziamento gástrico.
IV. aliviar a distensão abdominal.
V. controlar e medir resíduo gástrico.
Estão corretas apenas as alternativas
I, II, IV, V
I, III, V
I, IV
II, IV, V
I, II, III, IV, V
Ao instalar uma sonda nasogástrica, é importante que ela seja bem fixada para prevenir:
Deslocamento e rubor;
Irritação e tensão;
Calor e irritação;
Tensão e deslocamento;
Rubor e tensão.
São finalidades da Sondagem Nasogástrica EXCETO:
Alimentação
Lavagem gástrica.
Aspiração traqueobrônquica.
Aspiração gástrica.
A lavagem gástrica é um procedimento muito adotado para esvaziamento do estômago, nos casos de ingestão de substâncias venenosas. Durante a lavagem gástrica, o paciente deve ser posicionado em decúbito:
Lateral direito, com pernas estendidas, para favorecer o fluxo sanguíneo;
Lateral esquerdo, para diminuir a passagem de líquido no duodeno;
Lateral esquerdo, para garantir a homeostase;
Ventral, para garantir a regurgitação;
Dorsal, para garantir a homeostase.
A lavagem gástrica é indicada em casos de
I. sangramento gástrico.
II. flatulência.
III. envenenamento.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)
I
I, II
I, III
II
II, III