

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A buva (Conyza bonariensis e Conyza canadensis), popularmente conhecida por rabo de foguete, arranha gato e voadeira, é uma planta daninha de difícil controle, que, em alguns casos, pode afetar até 80% da lavoura, o que mostra a necessidade do controle eficaz dessa planta daninha. Leia atentamente as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I – Ações comunitárias que envolvam principalmente a eliminação de plantas que crescem nas margens de estradas e outras áreas marginais são fundamentais, pois as minúsculas sementes dessas plantas disseminam-se pelo vento com muita facilidade.
II – O controle manual, por meio de capina ou arranquio, e aplicações localizadas de herbicidas são boas alternativas e ajudam no manejo integrado.
III – O manejo no inverno, após a cultura de verão, é importante porque as plantas pequenas de buva são controladas com maior facilidade se comparadas às grandes.
IV – O cultivo da área com trigo, centeio ou aveia aumenta a quantidade de plantas de buva quando comparado com áreas não cultivadas, deixadas em pousio.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Quais insetos parasitoides são indicados para o controle de pulgões e moscas brancas, respectivamente?
Aphidius e Encarsia.
Chrysopa e Orius.
Phytoseiulus e Amblyseius
Verticillium lecanii e Beauveria bassiana.
Polyphagotarsonemus latus e Tetranychus lintearius.
No caso do controle de pragas no processamento de produtos agroecológicos de origem vegetal, são permitidos métodos
transgênicos com a tecnologia Bt.
físicos com o uso do fogo.
químicos, com substâncias autorizadas pela regulamentação de produção orgânica.
químicos, com uso de caldas de baixa seletividade.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente ao manejo de plantas daninhas.
Coluna 1
1. Monda.
2. Inundação.
3. Roçada.
4. Capina manual.
5. Queimada.
Coluna 2
( ) É um meio efetivo de controle de plantas daninhas pela suspensão do fornecimento de oxigênio para suas raízes. Infelizmente só pode ser utilizado em solos planos, nivelados e/ou sistematizados.
( ) Muito utilizado como ferramenta de manejo em terrenos declivosos, em áreas de cafezais, por exemplo. Ainda é uma técnica muito utilizada em pastagens, beira de estradas e terrenos baldios.
( ) Muito utilizado em estradas de ferro, meio fio de ruas de centros urbanos em diferentes países, a técnica apresenta muitas limitações de uso no Brasil.
( ) É considerado o método mais antigo de controle de plantas daninhas, sendo atualmente amplamente utilizado para o controle de plântulas, especialmente em espécies anuais em jardins, viveiros de mudas.
( ) É provavelmente o método mais eficaz de controle e possivelmente o mais largamente empregado ainda na agricultura. Possui alto custo e por isso deixou de ser o método mais econômico.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 3 – 5 – 1 – 4.
3 – 5 – 1 – 4 – 2.
5 – 1 – 4 – 2 – 3.
1 – 4 – 2 – 3 – 5.
4 – 2 – 3 – 5 – 1.
Qual é a finalidade do receituário agronômico?
Emitir recomendações para o manejo de pragas e doenças nas lavouras.
Registrar a produção anual de uma propriedade rural.
Estabelecer protocolos específicos para o uso adequado de máquinas agrícolas.
Registrar as vendas de insumos agrícolas em uma propriedade.
Padronizar os processos de colheita e armazenamento de produtos agrícolas.
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) não visa eliminar os agentes (insetos-praga), mas sim reduzir sua população de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam no local onde a cultura será implantada e, assim, restabelecer o equilíbrio dentro do possível. Sobre os insetos-praga na agricultura brasileira e o MIP, assinale a alternativa correta.
No sistema de MIP, a simples constatação da presença da praga na lavoura corresponde ao início da aplicação de métodos de controle.
Do ponto de vista do MIP, um inseto-praga, ao se alimentar de uma planta cultivada, provoca nela uma injúria, que nem sempre será definida como uma alteração deletéria decorrente de sua ação.
A tomada de decisão de controle deve levar em consideração somente o Nível de Dano Econômico (NDE), sendo pouco importantes a densidade populacional dos inimigos naturais, o estádio em que as plantas se encontram e se as condições climáticas estão favoráveis ao desenvolvimento da praga.
Um inseto é considerado uma praga quando reduz a produção das culturas ao atacá-las, quando é transmissor de doenças (principalmente viroses) ou quando interfere na qualidade dos produtos agrícolas, inviabilizando sua comercialização.
Sob a ótica do MIP, o uso de defensivos agrícolas sempre se torna justificável.
Sobre o manejo integrado de pragas e doenças, marque a alternativa CORRETA.
O manejo integrado de pragas depende do uso de pesticidas químicos para a eficácia no controle de pragas agrícolas;
Práticas culturais como rotação de culturas e plantio de variedades resistentes não fazem parte das estratégias de manejo integrado de pragas;
O manejo integrado de pragas envolve o monitoramento constante da lavoura para a aplicação de medidas de controle apenas quando as pragas atingem o nível de dano econômico;
Predadores naturais e inimigos naturais das pragas são considerados prejudiciais ao manejo integrado de pragas e devem ser eliminados;
A introdução de agentes patogênicos específicos para o controle biológico de pragas não é uma prática recomendada no manejo integrado.
Um produtor de tomate está enfrentando problemas com a incidência de pragas em sua cultura. Após uma análise de um laboratório de entomologia, foi identificado o pulgão. Considerando as características desse inseto e os danos que causa à cultura, qual das alternativas abaixo apresenta a medida de controle mais adequada, visando à preservação do meio ambiente e a saúde humana?
Aplicação de um inseticida de amplo espectro, com alta toxicidade, para eliminar rapidamente a população de pulgões.
Utilização de plantas armadilhas, como a mostarda, para atrair os pulgões e reduzir a população na cultura do tomate.
Introdução de inimigos naturais dos pulgões, como joaninhas e vespas parasitoides, para controlar a população.
Queima das plantas infestadas, para evitar a disseminação dos pulgões para outras áreas.
A ferrugem alaranjada, causada pelo fungo Puccinia kuehnii, é uma das principais doenças da cana-de-açúcar no Brasil. Sobre essa doença, é CORRETO afirmar que:
O controle da ferrugem alaranjada é realizado principalmente por meio de medidas culturais, como o uso de variedades resistentes e a rotação de culturas.
Os sintomas da ferrugem alaranjada manifestam-se principalmente nas folhas mais velhas da planta, com o aparecimento de pústulas de coloração marrom-escura.
A disseminação da ferrugem alaranjada ocorre principalmente pelo vento, que transporta os esporos do fungo a longas distâncias.
O uso de fungicidas é a principal medida de controle da ferrugem alaranjada, sendo recomendado o tratamento preventivo em todas as áreas de cultivo.
Na agricultura atual existe uma preocupação constante pela produtividade, conservação ambiental e do solo, uso racional de insumos e também pelo uso de tecnologias para controlar as condições ambientais adversas. Para proporcionar um ambiente de melhor conforto térmico, com conservação da água no solo e diminuir a incidência de patógenos e de plantas daninhas é recomendável o uso de:
Mulching.
Fertilizantes fosfatados em maior profundidade.
Hidroponia.
Protetor solar para plantas e frutos.
Indique a família de insetos que é considerada uma das principais predadoras e pode ser utilizada no controle biológico de pragas:
Formicidae (formigas).
Coccinellidae (joaninhas).
Tachinidae (moscas parasitoides).
Syrphidae (moscas varejeiras).
Os métodos de controle de plantas daninhas são divididos em preventivo, cultural, mecânico, físico, biológico e químico. São práticas do método de controle cultural o uso
de cultivares mais competitivas; de roçada; de fogo; de estratégia inoculativa.
de espaçamento mais estreito; de monda; de inundação; de herbicidas.
de estratégia inundativa; de solarização; de cobertura morta; de cultivo do solo.
de cobertura verde; de rotação de culturas; de sistemas de cultivos distintos; de densidade de plantio mais alta.
Analise as informações a seguir:
I. O controle de pragas, na agroecologia e na produção orgânica, é feito por técnicas adaptadas às condições locais. No entanto, são necessários fertilizantes tóxicos, a fim de equilibrar com a adubação verde do solo, além de oferecer uma variedade de nutrientes.
II. Há uma evidente oposição da proposta da agroecologia em relação à produção centrada na monocultura, na dependência de insumos químicos e na alta mecanização da agricultura.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Diversas técnicas de manejo agrícola podem ser adotadas para controlar pragas de forma mais eficiente, reduzindo o uso de defensivos químicos e promovendo a sustentabilidade. Com base nas práticas de cultivo voltadas para o controle de pragas, qual das alternativas abaixo está incorreta?
A rotação de culturas é uma técnica eficiente para interromper o ciclo de vida das pragas que atacam culturas específicas, resultando na redução de infestações nas safras subsequentes.
A adubação balanceada e a escolha de cultivares resistentes são estratégias que fortalecem as plantas, tornando-as menos vulneráveis ao ataque de insetos e doenças.
O plantio adensado, ao criar um microclima favorável à proliferação de predadores naturais, é uma prática indicada para dificultar o estabelecimento de pragas na lavoura.
O cultivo consorciado, ao combinar espécies que se complementam, pode diminuir a pressão de pragas, já que algumas plantas podem atuar como repelentes naturais ou oferecer abrigo para predadores das pragas.
O manejo integrado possui três ações principais:
I- Definir como o ciclo de vida de um organismo nocivo precisa ser alterado para ser mantido abaixo do limite de dano econômico.
II - Combinar o conhecimento biológico com as ferramentas e técnicas disponiveis, com o intuito de realizar modificações necessárias no ambiente.
III - Criar métodos de controle acessíveis (econômico/ambiental) e compatíveis com a tecnologia disponível.
É correto o que se afirma em:
I apenas
II apenas
III apenas
I, II e III
Il e III apenas
A importância do controle biológico reside na sua capacidade de fornecer soluções eficazes e sustentáveis para o manejo de pragas e doenças, contribuindo para a agricultura ecológica, a segurança alimentar e a conservação ambiental. Neste contexto, indique um dos principais tipos de inimigos naturais utilizados em métodos de controle biológico:
Roedores.
Herbívoros.
Carnívoros.
Entomopatógenos (vírus, fungos, bactérias e nematóides).
As pragas são insetos que atacam as plantações, especialmente quando estas são monoculturas. No que se refere a produtos aplicados na plantação da agricultura orgânica, a principal arma para combater pragas são as caldas. No preparo da calda bordalesa para tratamento de inverno me macieira, pessegueiro e videiras, a fórmula para 88,0 litros de água consiste em:
1,0 Kg de sulfato de cobre; 1,5 Kg de cal virgem ;• 1,0 l de leite desnatado.
1,0 Kg de sulfato de zinco; 1,5 Kg de cal virgem ;• 2,0 l de leite desnatado.
2,0 Kg de sulfato de cobre; 1,5 Kg de cal virgem ;• 2,0 l de leite desnatado.
2,0 Kg de sulfato de zinco; 1,0 Kg de cal virgem ;• 2,0 l de leite desnatado.
2,0 Kg de sulfato de magnésio; 1,5 Kg de cal virgem ;• 2,0 l de leite desnatado.
Diabrotica speciosa (vaquinha) é um coleóptero fitófago, com ocorrência em todo o Brasil e em alguns países da América do Sul. Tem grande importância para a agricultura pelo seu hábito polífago em culturas produtoras de alimentos com elevado valor econômico, como leguminosas, gramíneas, solanáceas e cucurbitáceas. Sobre esse inseto-praga, é INCORRETO afirmar que:
No caso das cucurbitáceas, assume grande importância econômica, por danificar as plantas desde sua germinação até a época de colheita dos frutos. Os adultos consomem as folhas da abóbora, da abobrinha, da moranga e da melancia, deixando orifícios típicos de seu ataque, além de atuarem como vetores de algumas viroses nessas culturas.
No feijão-de-vagem, os danos mais severos são causados pelos adultos, já que ocorrem quando as plantas iniciam a emissão de folhas primárias, fase caracterizada pela pequena disponibilidade foliar.
A vaquinha, quando adulto, é um besouro de 5,5 mm a 7,3 mm de comprimento, geralmente de coloração verde e manchas amarelas, o que lhe confere o nome popular de “brasileirinho”.
A fase larval consiste em 3 ínstares, podendo atingir até 12 mm de comprimento e 1 mm de diâmetro, sendo seu formato vermiforme, com cabeça e extremidade do abdômen de coloração preta e restante do corpo esbranquiçado.
A duração de cada fase de vida não é influenciada pelo ambiente, sendo variável apenas na mudança da planta hospedeira, sendo as plantas de feijão um substrato que permite que essa praga produza até seis vezes mais ovos, e a fase larval seja mais curta do que quando se alimenta de milho, por exemplo.
No manejo integrado de pragas na cultura da batata-doce, diversas práticas são recomendadas para reduzir danos e preservar a qualidade das raízes. Entre as medidas sugeridas, qual das seguintes NÃO se alinha aos princípios do manejo integrado eficaz?
Priorizar o uso exclusivo de agrotóxicos na fase inicial da cultura para controle rápido de artrópodes-praga de hábito subterrâneo, devido à sua eficácia rápida e ampla cobertura, priorizando essa abordagem antes da implementação de outras estratégias de controle.
Emprego de material de propagação de qualidade proveniente de viveiros credenciados e livres de vírus e outros patógenos.
Rotação de culturas com espécies que não compartilham as mesmas pragas e doenças, como milho ou sorgo.
Isolamento da cultura com barreiras vivas para minimizar o trânsito de pragas entre lavouras de batata-doce.
Adubação com base na análise do solo e nas necessidades específicas da planta, evitando deficiências e excessos de nutrientes.
A regulação é um princípio geral que envolve estratégias de controle voltadas à modificação do ambiente, de modo a torná-lo desfavorável ao fitopatógeno.
Certo
Errado