

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um efluente industrial apresenta concentração de 400 mg/L de determinado poluente e vazão de 25 m³/h.
A carga horária do poluente lançada, em kg/h, é aproximadamente:
1 kg/h.
5 kg/h.
2,5 kg/h.
10 kg/h.
20 kg/h.
A utilização correta do SIG demanda o conhecimento de princípios básicos de engenharia cartográfica, como os sistemas de projeção.
Assinale a alternativa correta nesse contexto.
O sistema geodésico brasileiro utiliza o Elipsoide de Referência Clark americano.
A UTM é um marco físico no território que representa o ponto de referência vertical para projeções cartográficas.
O sistema de posicionamento global GPS utiliza o Elipsoide de Referência WGS84 – Sistema Geodésico Mundial.
Por convenção, as coordenadas geográficas são positivas para abaixo do Equador e a oeste de Greenwich, e negativas para cima do Equador e a leste de Greenwich.
As coordenadas geográficas são constituídas por meridianos e paralelos que formam uma rede de coordenadas retilíneas sobre a superfície esférica da Terra.
Em obras de saneamento executadas em vias urbanas, a escavação de valas para assentamento de tubulações exige controle rigoroso de profundidade, estabilidade das paredes e proteção dos trabalhadores. Um agente de obras do SAMAE recebe orientação para escorar uma vala de 2 m de profundidade em solo de baixa coesão, com presença de vibração por tráfego próximo. Sobre os critérios de escoramento e segurança em escavações, assinale a alternativa correta:
O material escavado pode ser depositado imediatamente junto à borda da vala, pois sua presença contribui para a estabilidade lateral das paredes e reduz o risco de desabamento em solos de baixa coesão.
Valas com profundidade superior a 1,25 m devem ser escoradas, o escoramento deve ser inspecionado com frequência especialmente após chuvas, e escadas ou rampas devem ser instaladas próximas aos postos de trabalho para permitir saída rápida em situações de emergência.
A permanência de trabalhadores no interior da vala durante a operação de retroescavadeira é permitida desde que o operador mantenha visibilidade direta dos trabalhadores e o equipamento esteja posicionado lateralmente à escavação.
O escoramento de valas precisa ser inspecionado apenas no início de cada turno de trabalho, sendo desnecessária nova verificação após chuvas, pois a saturação do solo não altera os esforços laterais sobre a estrutura instalada.
Valas com profundidade de até 1,50 m dispensam escoramento quando o solo apresentar coesão aparente e as paredes estiverem estáveis após inspeção visual realizada pelo encarregado no início do turno.
Na elaboração de um estudo de viabilidade técnico-econômica para implantação de estação de tratamento de esgotos, um dos elementos essenciais é:
estimativa de custos de implantação, operação e manutenção ao longo da vida útil do sistema.
avaliação restrita ao custo inicial das obras civis.
definição exclusiva do traçado arquitetônico das edificações.
exclusão da análise de alternativas tecnológicas.
desconsideração da capacidade de pagamento dos usuários.
A circulação geral da atmosfera é o conjunto de movimentos do ar em escala global que redistribui o calor solar do Equador para os polos, impulsionada pela rotação terrestre e diferenças térmicas. Sobre a células de circulação, assinale a alternativa INCORRETA.
Os ventos alísios são um tipo de vento estável e úmido que sucede nas zonas subtropicais em baixas altitudes, soprando na região do Equador no sentido leste para oeste.
A Célula de Ferrel localiza-se nas latitudes médias, entre as células de Hadley e Polar.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma área de alta pressão e ventos divergentes.
A Célula de Hadley transporta calor do Equador para as latitudes subtropicais.
Para a implantação de uma rede coletora de esgoto, onde a precisão na determinação das cotas (altitudes) é crítica para garantir o escoamento por gravidade, Fróes descreve o método mais preciso para essa finalidade. Assinale a alternativa que indica o instrumento e o método adequados:
Estação Total, utilizando exclusivamente o método de irradiação planimétrica, que dispensa o uso de constantes de prisma.
GNSS (GPS), operando em modo absoluto simples, que garante precisão milimétrica nas altitudes sem necessidade de correções diferenciais.
Nível Óptico (ou Digital), utilizando o método do nivelamento geométrico, que se baseia na leitura de miras verticais.
Planímetro mecânico para determinação direta de declividades no campo.
Teodolito Eletrônico, utilizando o método do nivelamento barométrico, fundamentado na variação da pressão atmosférica local.
A amostragem de fauna envolve técnicas padronizadas para inventariar e monitorar espécies animais em uma área, essenciais para licenciamento ambiental, conservação e estudos ecológicos. Métodos comuns incluem busca ativa, armadilhas fotográficas (câmera traps) captura e soltura observação direta/auditiva e análise de vestígios (pegadas, fezes e/ou ninhos). Sobre os métodos de amostragem de fauna, a técnica de Marcação e Recaptura (Índice de LincolnPetersen) é utilizada principalmente para estimar:
A área de vida (home range) de um indivíduo monitorado por satélite.
O tamanho total de uma população (abundância).
A diversidade de espécies em uma comunidade.
A dieta preferencial das espécies.
Um aterro sanitário recebe 120 toneladas/dia de resíduos, com densidade média compactada de 0,8 t/m³.
O volume diário ocupado pelos resíduos, em m³/dia, é aproximadamente:
180 m³/dia.
150 m³/dia.
120 m³/dia.
96 m³/dia.
75 m³/dia.
No projeto de recuperação de uma área degradada, propôs-se a utilização de espécies florestais nativas que promovam a presença de polinizadores e aumentem a infiltração de água no solo, visando
alcançar a capacidade de suporte ótima da área.
promover serviços ecossistêmicos de suporte e regulação.
reabilitar a área degradada de forma que retorne a sua condição original.
incrementar os serviços ambientais de provisão e suporte.
explorar a resiliência da área para que ela retorne ao seu equilíbrio natural.
O manancial de abastecimento de água de uma cidade estava com problemas em função da presença de algas. As avaliações indicaram que a quantidade de nutrientes presentes no manancial era moderada e a vida vegetal e animal ainda era incipiente. Por outro lado, as águas de abastecimento apresentavam sabor e odor de capim.
Considerando o exposto, classificou-se o manancial como
oligotrófico, com a presença de algas crisofíceas.
eutrófico, com a presença de algas rodofíceas.
mesotrófico, com a presença de algas euglenofíceas.
oligotrófico, com a presença de algas diatomáceas.
mesotrófico, com a presença de algas clorofíceas.
Em uma Estação de Tratamento de Água e de Esgotos (ETA/ETE), o operador lida com informações críticas (ex.: falhas de desinfecção, não conformidades, interrupções) e com rotinas que exigem responsabilidade e postura profissional. Acerca deste assunto, analise as assertivas a seguir e registre V, para as Verdadeiras, e F, para as Falsas:
(__)Comunicar não conformidades ao superior e registrar ocorrências relevantes demonstra ética e compromisso com o serviço público.
(__)Omitir falhas para "evitar problema" é aceitável se a falha for corrigida no mesmo turno.
(__)Tratar usuários e colegas com urbanidade e respeito integra boas maneiras no ambiente de trabalho.
(__)A ética profissional inclui cumprir procedimentos e evitar improvisos que elevem risco operacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
V, F, V, V.
V, F, F, V.
V, V, V, F.
F, F, V, V.
F, V, V, V.
No controle operacional de uma estação de tratamento, o técnico acompanha correção de pH, preparo de soluções e reações envolvidas na remoção de impurezas. Nessa rotina, uma associação adequada entre ramo da Química e aplicação é:
Química Orgânica, quando se analisam sais, óxidos, ácidos e bases usados diretamente no controle do pH da água.
Química Inorgânica, quando se estudam compostos como ácidos, bases, sais e óxidos presentes no tratamento.
Físico-Química, quando se classificam compostos formados por cadeias carbônicas empregadas em combustíveis e polímeros.
Química Orgânica, quando se avaliam temperatura, pressão e velocidade de dissolução em uma solução preparada no laboratório.
No painel de acionamento de uma bomba trifásica, o circuito de força conduz a energia até o motor, enquanto o circuito de comando organiza a lógica de acionamento, proteção e parada. Nessa divisão, a associação tecnicamente adequada é:
disjuntor-motor e contator no circuito de força; botoeiras e contatos auxiliares no circuito de comando.
botoeiras e lâmpadas de sinalização no circuito de força; relé térmico e fusíveis no circuito de comando.
contatos auxiliares e temporizadores no circuito de força; cabos de alimentação do motor no circuito de comando.
relé térmico e botoeira de emergência no circuito de força; contator principal no circuito de comando.
Em uma unidade operacional de água e esgoto, há circulação de trabalhadores em áreas com piso úmido, produtos químicos armazenados e equipamentos em funcionamento. Ao diferenciar perigo e risco no ambiente de trabalho, é correto afirmar que:
O piso úmido representa risco, enquanto os produtos químicos representam perigo quando houver contato direto.
O risco corresponde ao dano já ocorrido durante a atividade, enquanto o perigo corresponde ao registro posterior da ocorrência.
O piso úmido, os produtos químicos e os equipamentos em funcionamento representam perigos, enquanto o risco depende das condições de exposição do trabalhador a esses elementos.
O perigo depende da frequência de circulação no local, enquanto o risco é definido pelo tipo de equipamento utilizado na unidade.
Em estudos ambientais que envolvem comunidades vegetais e ecossistemas aquáticos continentais, diferentes campos de análise oferecem subsídios para caracterização, monitoramento e gestão. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:
a fitossociologia permite examinar a estrutura horizontal da vegetação por meio de parâmetros como densidade, frequência e dominância das espécies amostradas.
a limnologia abrange interações físicas, químicas e biológicas em ambientes como lagos, rios, represas, estuários e áreas alagadas.
a estrutura vertical da vegetação contribui para avaliar a participação das espécies nos estratos do povoamento, ampliando a interpretação de sua importância ecológica.
a limnologia concentra-se na caracterização físico-química da água, não abrangendo processos ecológicos como sucessão de comunidades e fluxo de energia.
Em um estudo ambiental, a equipe precisa relacionar as ações previstas nas fases de implantação e operação de um empreendimento aos efeitos potenciais sobre os meios físico, biótico e socioeconômico, permitindo visualizar essas interações e atribuir relevância aos impactos identificados. Nesse caso, o método adequado é a:
metodologia ad hoc.
matriz de interação.
rede de interação.
sobreposição de mapas.
A certificação ambiental e as auditorias constituem instrumentos relevantes na consolidação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), contribuindo para melhoria contínua do desempenho ambiental organizacional.
A auditoria pode ser interna ou externa e tem papel estratégico na verificação da conformidade com normas e políticas ambientais.
Identifique a alternativa CORRETA acerca da auditoria ambiental e da certificação ambiental.
A auditoria ambiental substitui o licenciamento ambiental, dispensando a verificação do cumprimento de condicionantes impostas pelo órgão competente.
A auditoria ambiental é processo sistemático e documentado, destinado a avaliar evidências e verificar conformidade com critérios previamente estabelecidos, podendo subsidiar processos de certificação.
A certificação ambiental possui caráter exclusivamente voluntário e não exige comprovação de atendimento a requisitos normativos.
A auditoria ambiental se limita à análise contábil de custos ambientais, não abrangendo aspectos operacionais ou legais.
A certificação ambiental elimina a necessidade de monitoramento contínuo do desempenho ambiental da organização.
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando dimensões ambiental, social e econômica.
No contexto da atuação do engenheiro ambiental na administração pública municipal, identifique a alternativa CORRETA acerca dos princípios que orientam a Agenda 2030.
Prioriza o crescimento econômico isolado como estratégia principal, considerando as dimensões sociais e ambientais como consequências naturais do aumento do Produto Interno Bruto.
Fundamenta-se na integração entre erradicação da pobreza, proteção ambiental e prosperidade econômica, orientando políticas públicas intersetoriais e metas mensuráveis até 2030.
Estabelece metas exclusivamente ambientais, voltadas à conservação de ecossistemas naturais, sem incluir aspectos relacionados à desigualdade social ou governança institucional.
Restringe-se a compromissos voluntários de empresas privadas, não envolvendo entes públicos na implementação de estratégias de sustentabilidade.
Substitui integralmente a legislação ambiental nacional, passando a ter aplicação automática e obrigatória nos municípios brasileiros independentemente de regulamentação interna.
Em análises sobre mudanças ambientais globais, é necessário distinguir processos atmosféricos que, embora possam estar associados a emissões antrópicas, possuem mecanismos e efeitos específicos. Considerando essa diferenciação, está correta a afirmação de que:
A chuva ácida decorre principalmente da reação de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera, podendo afetar solos, corpos d’água e materiais expostos.
A redução da camada de ozônio resulta do acúmulo de dióxido de carbono na troposfera, intensificando diretamente a retenção de calor na superfície terrestre.
O aquecimento global está associado à diminuição do ozônio estratosférico, cuja rarefação amplia a entrada de radiação ultravioleta e eleva a temperatura média do planeta.
A chuva ácida, o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio correspondem a manifestações distintas de um mesmo processo químico atmosférico.
Em um perfil subsuperficial, identifica-se uma camada de argila arenosa que acumula água e permite fluxo vertical lento entre duas unidades aquíferas. A interpretação hidrogeológica compatível com essa condição é a de que essa camada atua como:
aquífugo, por impedir o armazenamento e a transmissão da água.
aquiclude, por armazenar água sem permitir sua circulação no meio.
aquífero, por apresentar transmissão suficiente para captação em qualquer condição.
aquitarde, por reter água e permitir seu deslocamento de forma lenta.