Questões de Concurso sobre Engenharia Ambiental e Sanitária - Página 5 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Engenharia Ambiental e Sanitária

 
 
Disciplina 1
Assunto
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
17.361 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um efluente industrial apresenta concentração de 400 mg/L de determinado poluente e vazão de 25 m³/h.


A carga horária do poluente lançada, em kg/h, é aproximadamente:


A

1 kg/h.


B

5 kg/h.


C

2,5 kg/h.


D

10 kg/h.


E

20 kg/h.

A utilização correta do SIG demanda o conhecimento de princípios básicos de engenharia cartográfica, como os sistemas de projeção.


Assinale a alternativa correta nesse contexto.


A

O sistema geodésico brasileiro utiliza o Elipsoide de Referência Clark americano.


B

A UTM é um marco físico no território que representa o ponto de referência vertical para projeções cartográficas.


C

O sistema de posicionamento global GPS utiliza o Elipsoide de Referência WGS84 – Sistema Geodésico Mundial.


D

Por convenção, as coordenadas geográficas são positivas para abaixo do Equador e a oeste de Greenwich, e negativas para cima do Equador e a leste de Greenwich.


E

As coordenadas geográficas são constituídas por meridianos e paralelos que formam uma rede de coordenadas retilíneas sobre a superfície esférica da Terra.

Em obras de saneamento executadas em vias urbanas, a escavação de valas para assentamento de tubulações exige controle rigoroso de profundidade, estabilidade das paredes e proteção dos trabalhadores. Um agente de obras do SAMAE recebe orientação para escorar uma vala de 2 m de profundidade em solo de baixa coesão, com presença de vibração por tráfego próximo. Sobre os critérios de escoramento e segurança em escavações, assinale a alternativa correta:


A

O material escavado pode ser depositado imediatamente junto à borda da vala, pois sua presença contribui para a estabilidade lateral das paredes e reduz o risco de desabamento em solos de baixa coesão.


B

Valas com profundidade superior a 1,25 m devem ser escoradas, o escoramento deve ser inspecionado com frequência especialmente após chuvas, e escadas ou rampas devem ser instaladas próximas aos postos de trabalho para permitir saída rápida em situações de emergência.


C

A permanência de trabalhadores no interior da vala durante a operação de retroescavadeira é permitida desde que o operador mantenha visibilidade direta dos trabalhadores e o equipamento esteja posicionado lateralmente à escavação.


D

O escoramento de valas precisa ser inspecionado apenas no início de cada turno de trabalho, sendo desnecessária nova verificação após chuvas, pois a saturação do solo não altera os esforços laterais sobre a estrutura instalada.


E

Valas com profundidade de até 1,50 m dispensam escoramento quando o solo apresentar coesão aparente e as paredes estiverem estáveis após inspeção visual realizada pelo encarregado no início do turno.

Na elaboração de um estudo de viabilidade técnico-econômica para implantação de estação de tratamento de esgotos, um dos elementos essenciais é:


A

estimativa de custos de implantação, operação e manutenção ao longo da vida útil do sistema.


B

avaliação restrita ao custo inicial das obras civis.


C

definição exclusiva do traçado arquitetônico das edificações.


D

exclusão da análise de alternativas tecnológicas.


E

desconsideração da capacidade de pagamento dos usuários.

A circulação geral da atmosfera é o conjunto de movimentos do ar em escala global que redistribui o calor solar do Equador para os polos, impulsionada pela rotação terrestre e diferenças térmicas. Sobre a células de circulação, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Os ventos alísios são um tipo de vento estável e úmido que sucede nas zonas subtropicais em baixas altitudes, soprando na região do Equador no sentido leste para oeste.


B

A Célula de Ferrel localiza-se nas latitudes médias, entre as células de Hadley e Polar.


C

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma área de alta pressão e ventos divergentes.


D

A Célula de Hadley transporta calor do Equador para as latitudes subtropicais.

Para a implantação de uma rede coletora de esgoto, onde a precisão na determinação das cotas (altitudes) é crítica para garantir o escoamento por gravidade, Fróes descreve o método mais preciso para essa finalidade. Assinale a alternativa que indica o instrumento e o método adequados:


A

Estação Total, utilizando exclusivamente o método de irradiação planimétrica, que dispensa o uso de constantes de prisma.


B

GNSS (GPS), operando em modo absoluto simples, que garante precisão milimétrica nas altitudes sem necessidade de correções diferenciais.


C

Nível Óptico (ou Digital), utilizando o método do nivelamento geométrico, que se baseia na leitura de miras verticais.


D

Planímetro mecânico para determinação direta de declividades no campo.


E

Teodolito Eletrônico, utilizando o método do nivelamento barométrico, fundamentado na variação da pressão atmosférica local.

A amostragem de fauna envolve técnicas padronizadas para inventariar e monitorar espécies animais em uma área, essenciais para licenciamento ambiental, conservação e estudos ecológicos. Métodos comuns incluem busca ativa, armadilhas fotográficas (câmera traps) captura e soltura observação direta/auditiva e análise de vestígios (pegadas, fezes e/ou ninhos). Sobre os métodos de amostragem de fauna, a técnica de Marcação e Recaptura (Índice de LincolnPetersen) é utilizada principalmente para estimar:


A

A área de vida (home range) de um indivíduo monitorado por satélite.


B

O tamanho total de uma população (abundância).


C

A diversidade de espécies em uma comunidade.


D

A dieta preferencial das espécies.

Um aterro sanitário recebe 120 toneladas/dia de resíduos, com densidade média compactada de 0,8 t/m³.


O volume diário ocupado pelos resíduos, em m³/dia, é aproximadamente:


A

180 m³/dia.


B

150 m³/dia.


C

120 m³/dia.


D

96 m³/dia.


E

75 m³/dia.

No projeto de recuperação de uma área degradada, propôs-se a utilização de espécies florestais nativas que promovam a presença de polinizadores e aumentem a infiltração de água no solo, visando


A

alcançar a capacidade de suporte ótima da área.


B

promover serviços ecossistêmicos de suporte e regulação.


C

reabilitar a área degradada de forma que retorne a sua condição original.


D

incrementar os serviços ambientais de provisão e suporte.


E

explorar a resiliência da área para que ela retorne ao seu equilíbrio natural.

O manancial de abastecimento de água de uma cidade estava com problemas em função da presença de algas. As avaliações indicaram que a quantidade de nutrientes presentes no manancial era moderada e a vida vegetal e animal ainda era incipiente. Por outro lado, as águas de abastecimento apresentavam sabor e odor de capim.


Considerando o exposto, classificou-se o manancial como


A

oligotrófico, com a presença de algas crisofíceas.


B

eutrófico, com a presença de algas rodofíceas.


C

mesotrófico, com a presença de algas euglenofíceas.


D

oligotrófico, com a presença de algas diatomáceas.


E

mesotrófico, com a presença de algas clorofíceas.

Em uma Estação de Tratamento de Água e de Esgotos (ETA/ETE), o operador lida com informações críticas (ex.: falhas de desinfecção, não conformidades, interrupções) e com rotinas que exigem responsabilidade e postura profissional. Acerca deste assunto, analise as assertivas a seguir e registre V, para as Verdadeiras, e F, para as Falsas:


(__)Comunicar não conformidades ao superior e registrar ocorrências relevantes demonstra ética e compromisso com o serviço público.

(__)Omitir falhas para "evitar problema" é aceitável se a falha for corrigida no mesmo turno.

(__)Tratar usuários e colegas com urbanidade e respeito integra boas maneiras no ambiente de trabalho.

(__)A ética profissional inclui cumprir procedimentos e evitar improvisos que elevem risco operacional.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, F, V, V.


B

V, F, F, V.


C

V, V, V, F.


D

F, F, V, V.


E

F, V, V, V.

No controle operacional de uma estação de tratamento, o técnico acompanha correção de pH, preparo de soluções e reações envolvidas na remoção de impurezas. Nessa rotina, uma associação adequada entre ramo da Química e aplicação é:


A

Química Orgânica, quando se analisam sais, óxidos, ácidos e bases usados diretamente no controle do pH da água.


B

Química Inorgânica, quando se estudam compostos como ácidos, bases, sais e óxidos presentes no tratamento.


C

Físico-Química, quando se classificam compostos formados por cadeias carbônicas empregadas em combustíveis e polímeros.


D

Química Orgânica, quando se avaliam temperatura, pressão e velocidade de dissolução em uma solução preparada no laboratório.

No painel de acionamento de uma bomba trifásica, o circuito de força conduz a energia até o motor, enquanto o circuito de comando organiza a lógica de acionamento, proteção e parada. Nessa divisão, a associação tecnicamente adequada é:


A

disjuntor-motor e contator no circuito de força; botoeiras e contatos auxiliares no circuito de comando.


B

botoeiras e lâmpadas de sinalização no circuito de força; relé térmico e fusíveis no circuito de comando.


C

contatos auxiliares e temporizadores no circuito de força; cabos de alimentação do motor no circuito de comando.


D

relé térmico e botoeira de emergência no circuito de força; contator principal no circuito de comando.

Em uma unidade operacional de água e esgoto, há circulação de trabalhadores em áreas com piso úmido, produtos químicos armazenados e equipamentos em funcionamento. Ao diferenciar perigo e risco no ambiente de trabalho, é correto afirmar que:


A

O piso úmido representa risco, enquanto os produtos químicos representam perigo quando houver contato direto.


B

O risco corresponde ao dano já ocorrido durante a atividade, enquanto o perigo corresponde ao registro posterior da ocorrência.


C

O piso úmido, os produtos químicos e os equipamentos em funcionamento representam perigos, enquanto o risco depende das condições de exposição do trabalhador a esses elementos.


D

O perigo depende da frequência de circulação no local, enquanto o risco é definido pelo tipo de equipamento utilizado na unidade.

Em estudos ambientais que envolvem comunidades vegetais e ecossistemas aquáticos continentais, diferentes campos de análise oferecem subsídios para caracterização, monitoramento e gestão. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:


A

a fitossociologia permite examinar a estrutura horizontal da vegetação por meio de parâmetros como densidade, frequência e dominância das espécies amostradas.


B

a limnologia abrange interações físicas, químicas e biológicas em ambientes como lagos, rios, represas, estuários e áreas alagadas.


C

a estrutura vertical da vegetação contribui para avaliar a participação das espécies nos estratos do povoamento, ampliando a interpretação de sua importância ecológica.


D

a limnologia concentra-se na caracterização físico-química da água, não abrangendo processos ecológicos como sucessão de comunidades e fluxo de energia.

Em um estudo ambiental, a equipe precisa relacionar as ações previstas nas fases de implantação e operação de um empreendimento aos efeitos potenciais sobre os meios físico, biótico e socioeconômico, permitindo visualizar essas interações e atribuir relevância aos impactos identificados. Nesse caso, o método adequado é a:


A

metodologia ad hoc.


B

matriz de interação.


C

rede de interação.


D

sobreposição de mapas.

A certificação ambiental e as auditorias constituem instrumentos relevantes na consolidação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), contribuindo para melhoria contínua do desempenho ambiental organizacional.

A auditoria pode ser interna ou externa e tem papel estratégico na verificação da conformidade com normas e políticas ambientais.


Identifique a alternativa CORRETA acerca da auditoria ambiental e da certificação ambiental.


A

A auditoria ambiental substitui o licenciamento ambiental, dispensando a verificação do cumprimento de condicionantes impostas pelo órgão competente.


B

A auditoria ambiental é processo sistemático e documentado, destinado a avaliar evidências e verificar conformidade com critérios previamente estabelecidos, podendo subsidiar processos de certificação.


C

A certificação ambiental possui caráter exclusivamente voluntário e não exige comprovação de atendimento a requisitos normativos.


D

A auditoria ambiental se limita à análise contábil de custos ambientais, não abrangendo aspectos operacionais ou legais.


E

A certificação ambiental elimina a necessidade de monitoramento contínuo do desempenho ambiental da organização.

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas estabelece 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrando dimensões ambiental, social e econômica.


No contexto da atuação do engenheiro ambiental na administração pública municipal, identifique a alternativa CORRETA acerca dos princípios que orientam a Agenda 2030.


A

Prioriza o crescimento econômico isolado como estratégia principal, considerando as dimensões sociais e ambientais como consequências naturais do aumento do Produto Interno Bruto.


B

Fundamenta-se na integração entre erradicação da pobreza, proteção ambiental e prosperidade econômica, orientando políticas públicas intersetoriais e metas mensuráveis até 2030.


C

Estabelece metas exclusivamente ambientais, voltadas à conservação de ecossistemas naturais, sem incluir aspectos relacionados à desigualdade social ou governança institucional.


D

Restringe-se a compromissos voluntários de empresas privadas, não envolvendo entes públicos na implementação de estratégias de sustentabilidade.


E

Substitui integralmente a legislação ambiental nacional, passando a ter aplicação automática e obrigatória nos municípios brasileiros independentemente de regulamentação interna.

Em análises sobre mudanças ambientais globais, é necessário distinguir processos atmosféricos que, embora possam estar associados a emissões antrópicas, possuem mecanismos e efeitos específicos. Considerando essa diferenciação, está correta a afirmação de que:


A

A chuva ácida decorre principalmente da reação de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio na atmosfera, podendo afetar solos, corpos d’água e materiais expostos.


B

A redução da camada de ozônio resulta do acúmulo de dióxido de carbono na troposfera, intensificando diretamente a retenção de calor na superfície terrestre.


C

O aquecimento global está associado à diminuição do ozônio estratosférico, cuja rarefação amplia a entrada de radiação ultravioleta e eleva a temperatura média do planeta.


D

A chuva ácida, o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio correspondem a manifestações distintas de um mesmo processo químico atmosférico.

Em um perfil subsuperficial, identifica-se uma camada de argila arenosa que acumula água e permite fluxo vertical lento entre duas unidades aquíferas. A interpretação hidrogeológica compatível com essa condição é a de que essa camada atua como:


A

aquífugo, por impedir o armazenamento e a transmissão da água.


B

aquiclude, por armazenar água sem permitir sua circulação no meio.


C

aquífero, por apresentar transmissão suficiente para captação em qualquer condição.


D

aquitarde, por reter água e permitir seu deslocamento de forma lenta.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado