

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A hidrologia é a ciência que trata da água da terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e suas reações com o meio, incluindo suas relações com a vida. Com base nessa ciência, assinale a alternativa INCORRETA:
Q7, 10 se refere à vazão mínima de 7 dias de duração com um período de retorno de 10 meses.
Bacia hidrográfica é uma área definida topograficamente, drenada por um curso de água ou um sistema conectado de cursos de água tal que toda vazão efluente seja descarregada através de uma simples saída.
A bacia hidrográfica é necessariamente contornada por um divisor, assim designado por ser a linha de separação que divide as precipitações que caem em bacias vizinhas e que encaminha o escoamento superficial resultante para um ou outro sistema fluvial.
A ordem dos rios é uma classificação que reflete o grau de ramificação ou bifurcação dentro de uma bacia.
São considerados de primeira ordem as correntes formadoras, ou seja, os pequenos canais que não tenham tributários.
Os dados fisiográficos representam parâmetros físicoquímicos das águas que compõem a bacia hidrográfica.
O aumento da impermeabilização da bacia diminui o escoamento superficial.
O volume de água precipitada faz parte da entrada de água em uma bacia hidrográfica.
A mediana da amostra é igual a 5 mg/L.
Para o dimensionamento das redes coletoras de esgoto são necessários dados referentes a vazão máxima de final de plano e a vazão máxima horária de um dia qualquer no início de plano.
A curva IDF, empregada nos projetos de drenagem de águas pluviais, leva em conta o padrão de ocupação e sua relação com o escoamento superficial.
Os custos de monitoramento são relativos às ações de acompanhamento e avaliação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.
A análise da água do manancial para abastecimento de água indica que produtos são necessários para tratá-la. Um dos produtos químicos utilizados para o abrandamento das águas é o:
O volume escoado superficialmente, representado em um hidrograma, é resultado do somatório dos volumes de infiltração e de escoamento superficial de água na bacia.
As características das águas são determinadas por meio de análises, com métodos padronizados que permitem avaliar o seu grau de poluição. São consideradas características químicas das águas:
A moda da amostra é igual a 5 mg/L.
As plantas participam do ciclo hidrológico retirando a água do solo por meio de suas raízes e eliminando-a pelas folhas na forma de vapor.
Os recursos hídricos constituem-se em bens públicos que toda pessoa física ou jurídica tem direito ao acesso e utilização, cabendo ao Poder Público a sua administração e controle. Para que este direito possa ser exercido, a Lei Federal nº. 9433/97 determinou que o usuário poderá solicitar a autorização, concessão ou licença (outorga) para a sua utilização.
Com relação à outorga, definida anteriormente, considere:
I. Para a extração de água subterrânea é necessário a obtenção de outorga.
II. O lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com a finalidade de sua diluição, transporte ou disposição final, deverá ser outorgado.
III. O uso de recursos hídricos com fins de aproveitamento dos potenciais hidrelétricos não devem ser outorgados, pois são assuntos relacionados ao Ministério de Minas e Energia.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
I
II
III
I e II
II e III
O Método Racional é um método analítico que determina o deflúvio superficial direto, comumente empregado em projetos de micro-drenagem, de fácil manipulação, mas que, devido à sua natureza simplificada dos fenômenos naturais envolvidos, não é recomendável para o cálculo de contribuições de bacias com áreas superiores a 1,0km2 . Suas maiores limitações incluem, EXCETO:
O método presume como conceito básico, que a contribuição máxima ocorrerá quando toda a bacia de montante estiver contribuindo para a secção em estudo, implicando que o deflúvio seja decorrente de uma precipitação média de duração igual ao tempo de concentração da bacia e que esta, é uma parcela da citada precipitação.
O método não leva em consideração que as condições de permeabilidade do terreno, notadamente nos não pavimentados, variam durante a precipitação provocando, freqüentemente, subdimensionamento das galerias de montante em seus trechos iniciais.
Admite que o binômio chuva-deflúvio é função de dois fatores dependentes, como as condições climáticas para a chuva e as fisiográficas para cálculo do deflúvio.
Não considera o retardamento natural do escoamento cujo fenômeno acarreta alteração do pico de cheia.
Considera constante a intensidade de chuva de projeto tanto no tempo quanto no espaço.
Segundo a legislação vigente, que classifica os corpos de água, a água salina que pode ser destinada à recreação de contato primário é a de:
Os custos de controle são aqueles assumidos para evitar a ocorrência, total ou parcial, dos impactos socioambientais negativos de obras.
O dimensionamento do sistema de drenagem de águas pluviais de uma bacia hidrográfica deve ser feito de montante para jusante.
Nos estudos preliminares, o critério para a estimativa dos custos socioambientais compreende a utilização de custos globais ou unitários.
A água é um composto vital, e o principal componente dos organismos vivos. Dentre os processos que acontecem no ciclo hidrológico, qual tem a participação da vegetação?