Imagem de fundo

Um engenheiro civil foi designado por sua chefia imediata...

Um engenheiro civil foi designado por sua chefia imediata para verificar um projeto de instalação elétrica em uma das unidades da Secretária de Estado da Fazenda - PA. Um dos itens do projeto analisado foi a taxa de ocupação dos eletrodutos. Identificou-se que a alimentação elétrica do prédio será feita por um sistema trifásico, dessa forma, no projeto consta que serão utilizados condutores unipolares, de seção nominal de 16mm2, com 8mm de diâmetro, incluindo a espessura do isolamento. Foi observado que serão utilizados eletrodutos com diâmetros externo e interno de 33 e 27 mm, respectivamente. Em relação à taxa de ocupação desse eletroduto, considerando a passagem de três condutores de fase, um condutor de neutro e um condutor de aterramento, é correto afirmar que o item verificado


A

atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 29,38%, dentro do que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não sendo superior a 40%.


B

não atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 29,38%, em desacordo com o que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não devendo ser superior a 21%.


C

atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 13,98%, dentro do que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não sendo superior a 53%.


D

atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 43,90%, dentro do que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não sendo superior a 53%.


E

não atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 43,90%, em desacordo com que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não devendo ser superior a 40%.