

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Um engenheiro civil foi designado por sua chefia imediata para verificar um projeto de instalação elétrica em uma das unidades da Secretária de Estado da Fazenda - PA. Um dos itens do projeto analisado foi a taxa de ocupação dos eletrodutos. Identificou-se que a alimentação elétrica do prédio será feita por um sistema trifásico, dessa forma, no projeto consta que serão utilizados condutores unipolares, de seção nominal de 16mm2, com 8mm de diâmetro, incluindo a espessura do isolamento. Foi observado que serão utilizados eletrodutos com diâmetros externo e interno de 33 e 27 mm, respectivamente. Em relação à taxa de ocupação desse eletroduto, considerando a passagem de três condutores de fase, um condutor de neutro e um condutor de aterramento, é correto afirmar que o item verificado
atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 29,38%, dentro do que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não sendo superior a 40%.
não atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 29,38%, em desacordo com o que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não devendo ser superior a 21%.
atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 13,98%, dentro do que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não sendo superior a 53%.
atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 43,90%, dentro do que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não sendo superior a 53%.
não atende a NBR 5410/2004, pois a taxa de ocupação é de aproximadamente 43,90%, em desacordo com que estabelece a norma para essa quantidade de condutores, não devendo ser superior a 40%.
Os DPS são dispositivos de proteção contra surtos de tensão largamente utilizados em sistemas elétricos de baixa tensão. Sobre a ligação dos DPS, a norma NBR 5410 estabelece que:
em esquema TN-C, podem ser ligados entre cada fase e PE e nunca entre fase e PEN.
devem ser ligados sem nenhum dispositivo de proteção contra sobrecorrentes associado.
em circuitos sem neutro, qualquer que seja o esquema de aterramento, não devem ser utilizados.
em esquema TN-S, esquema TT com neutro e esquema IT com neutro, podem ser ligados entre cada fase e PE e entre neutro e PE.
A fiscalização do setor de energia elétrica é realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Certo
Errado
Para o projeto de medição de plantas geradoras padrão ONS NÃO é necessário apresentar:
Memorial Descritivo.
Potência gerada (capacidade) por gerador, capacidade dos transformadores de força, chaves seccionadoras e disjuntores.
Descrição dos equipamentos utilizados (TPs, TCs, medidores e desenhos respectivos).
Diagrama simplificado de todo o complexo de geração.
Análise de desempenho de descargas atmosféricas.
A respeito da estrutura institucional do setor elétrico é correto afirmar:
A Agência Nacional de Energia Elétrica é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela regulação, coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no sistema interligado nacional.
A Agência Nacional de Energia Elétrica é uma entidade de direito privado, responsável pela regulação, fiscalização e operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no sistema interligado nacional.
A Agência Nacional de Energia Elétrica é uma companhia paraestatal, responsável pela regulação e fiscalização das empresas concessionárias brasileiras de energia elétrica e operação do sistema interligado nacional.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no sistema interligado nacional.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico é uma autarquia, responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no sistema interligado nacional.