

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A execução de estacas escavadas com uso de fluido estabilizante requer controle rigoroso das propriedades do fluido para garantir a estabilidade das paredes da escavação e a qualidade da concretagem subsequente. Considerando os procedimentos técnicos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 6122, analise o comportamento da lama bentonítica durante o processo e sua interação com o solo e o concreto. Com base nos critérios de aceitação e desempenho desse tipo de fundação profunda, assinale a alternativa CORRETA.
A lama bentonítica, com densidade e viscosidade controladas, estabiliza as paredes da escavação, equilibra as pressões do solo e é progressivamente deslocada pelo concreto durante a concretagem.
A densidade da lama bentonítica deve ser mantida sempre inferior à da água durante todo o processo de escavação para facilitar a decantação rápida dos detritos arenosos no fundo do furo e garantir a limpeza da ponta da estaca.
O fluido estabilizante deve ser removido totalmente da escavação antes da inserção da armadura, pois sua presença impede a aderência do concreto ao aço e contamina quimicamente a mistura de concreto estrutural.
A lama bentonítica atua principalmente pela reação química com o solo argiloso, endurecendo as paredes da escavação imediatamente após o contato, dispensando a necessidade de pressão hidrostática interna para a estabilização do furo.
A função primordial da lama bentonítica é promover a cura acelerada do concreto lançado, agindo como um aditivo catalisador que aumenta a resistência inicial da estaca logo após a finalização da concretagem submersa.
Considere que parte de uma fundação é composta por 4 blocos de coroamento prismáticos de concreto armado, com dimensões da base de 2 m x 2 m e altura 1,50 m (já inclusa a espessura de 0,10 m do concreto magro do fundo). O projeto indica que o nível do topo de todos os blocos deverá ficar 0,50 m abaixo do nível do solo existente e as escavações serão feitas com folga de 1,00 m para cada lado, em todos os perímetros dos blocos. Sabe-se que a taxa de empolamento do solo é 25% e que, do volume escavado empolado, 70% serão utilizados em outro local, na própria obra. O restante será utilizado no reaterro dessas escavações, até o nível do topo dos blocos.
Desconsiderando-se a taxa de compactação do solo para o reaterro, o volume empolado disponível para esse reaterro é
insuficiente, pois corresponde a 48,00 m³ e é menor que os 72,00 m³ geométricos necessários para reaterro.
insuficiente, pois corresponde a 24,00 m³ e é menor que os 112,00 m³ geométricos necessários para reaterro.
suficiente, pois corresponde a 96,00 m³ e é maior que os 24,00 m³ geométricos necessários para reaterro.
suficiente, pois corresponde a 112,00 m³ e é maior que os 48,00 m³ geométricos necessários para reaterro.
suficiente, pois corresponde a 160,00 m³ e é maior que os 96,00 m³ geométricos necessários para reaterro.
De acordo com a ABNT NBR 6122:2022 – Projeto e execução de fundações, os solos expansivos
apresentam aumento de volume em função do acréscimo do teor de umidade, devido à sua composição mineralógica.
sofrem brusca redução de volume apenas quando submetidos a grandes sobrecargas.
apresentam colapso volumétrico exclusivamente pelo efeito do peso próprio, sem influência da umidade.
reduzem de volume de forma repentina quando submetidos apenas a acréscimos de carga externa.
não apresentam variações volumétricas significativas com alterações de umidade.
De acordo com a ABNT NBR 6122:2022, quando as solicitações decorrem de combinações de ações em que o vento é a ação variável principal, é permitida a majoração dos valores admissíveis utilizados no dimensionamento de fundações. Nesses casos, qual é o percentual máximo de majoração da tensão admissível de sapatas e tubulões e das cargas admissíveis em estacas, bem como o valor mínimo do fator de segurança global a ser adotado quando essa majoração for utilizada?
5% e 1,2.
15% e 1,6.
20% e 1,8.
25% e 1,8.
50% e 2,0.
Acerca dos procedimentos de locação de uma edificação térrea de médio porte em área urbana, assente sobre fundações profundas em estacas cravadas, assinale a opção correta.
O nível de mangueira não apresenta precisão suficiente para a verificação do nivelamento das tábuas corridas do gabarito de locação.
O método dos cavaletes é preferível ao sistema de tábuas corridas para a fixação dos alinhamentos da obra, por ter maior precisão.
Os piquetes utilizados na locação das estacas devem ser pintados com cor de destaque e cravados até o nível do terreno natural.
A locação das paredes perimetrais deve ser realizada a partir das faces externas da edificação, garantindo recuo adequado das divisas.
A posição das estacas das paredes internas deve ser definida no terreno a partir das distâncias, em planta, em relação às estacas adjacentes, de modo a respeitar os espaçamentos do projeto de fundações.
O projeto básico deve conter como elementos a viabilidade técnica e a matriz de risco, sem a necessidade de orçamento detalhado do custo global da obra, que integra a documentação posterior ao projeto básico.
Certo
Errado
Durante o projeto das fundações de um edifício em sapata assente em camada de solo com capacidade de carga adequada, para sustentar um pilar com carga vertical permanente de 725 kN, deve-se considerar o peso próprio da sapata ou, no mínimo,
72,50 kN.
65,25 kN.
52,50 kN.
47,25 kN.
36,25 kN.
Em uma obra submetida a recondicionamento estrutural, foi especificado o emprego de estacas tipo mega para reforço de fundações. De acordo com as recomendações técnicas, as cargas de cravação e de encunhamento devem ser definidas em projeto e atender a um valor mínimo em relação à carga de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse valor mínimo.
1,0 vez a carga de trabalho.
1,5 vez a carga de trabalho.
2,0 vezes a carga de trabalho.
2,5 vezes a carga de trabalho.
3,0 vezes a carga de trabalho.
Um engenheiro civil está projetando uma sapata quadrada para suportar a carga vertical centrada de um pilar, estimada em 600 kN (valor de projeto/serviço). O relatório de investigação geotécnica (Sondagem SPT) determinou que o solo local apresenta uma tensão admissível de 150 kPa para a profundidade de assentamento prevista. Desconsiderando o peso próprio da sapata e o efeito do solo sobre ela, assinale a alternativa que apresenta a menor dimensão do lado dessa sapata quadrada para que atenda estritamente aos critérios de segurança da ABNT NBR 6122:2022.
0,25 m.
1,00 m.
2,00 m.
4,00 m.
Determinada obra pública prevê o uso de elementos verticalizados de fundação em terreno com baixa capacidade de suporte nas camadas superficiais do subsolo investigado. Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
Estabelece o tubulão a céu aberto para emprego em solos saturados sob lençol freático elevado, sem a necessidade de rebaixamento prévio do nível d'água do terreno objeto da escavação.
Atribui à estaca pré-moldada de concreto o uso em terrenos rochosos com matacões aflorantes na superfície, dispensando o ensaio de prospecção geotécnica prévio à definição do método executivo.
Equipara a estaca raiz à fundação direta em sapata isolada, dispensando o emprego de revestimento metálico durante a perfuração executada com equipamento rotativo de pequeno porte.
Caracteriza a estaca como elemento de fundação profunda, executado por cravação ou perfuração, transmitindo cargas ao solo por resistência de ponta e por atrito lateral.
Define a estaca como elemento estrutural de fundação rasa, transmitindo as cargas diretamente ao solo pela base alargada de concreto armado moldada no fundo da vala escavada.
De acordo com a ABNT NBR 6122, o nível em que deve ser deixado o topo de um Tubulão, de modo a possibilitar a integração estrutural entre o elemento de fundação e o bloco de coroamento é denominado como:
Cota de arrasamento.
Efeito de agrupamento.
Nega.
Nível de fuste.
Com base na ABNT NBR 6122, no processo executivo do Tubulão a céu aberto, durante a colocação da armadura, quando esta penetrar na base, ela deve ser projetada de modo a possibilitar a concretagem adequada da base, devendo existir aberturas na armadura de pelo menos:
35 x 35 cm.
30 x 30 cm.
25 x 25 cm.
20 x 20 cm.
Em relação aos critérios normativos de dimensionamento geométrico e aos cuidados de projeto e execução para fundações rasas, estabelecidos pela NBR 6122/2022 (Projeto e Execução de Fundações), julgue as seguintes afirmativas:
I. No dimensionamento geotécnico de uma fundação rasa solicitada por carregamento excêntrico, o engenheiro pode considerar que o solo absorve tensões de tração até o limite máximo de 10% da sua tensão admissível à compressão, visando a otimização geométrica da base.
II. Nas divisas com terrenos vizinhos, a profundidade de assentamento da base da fundação não pode ser inferior a 1,5 m. Essa exigência de profundidade mínima pode ser dispensada caso a fundação seja assentada sobre rocha ou em obras cujas sapatas ou blocos tenham, em sua maioria, dimensões inferiores a 1,0 m.
III. Quando houver fundações próximas, mas situadas em cotas diferentes, a reta de maior declive que passa pelos bordos dessas fundações deve fazer, com a vertical, um ângulo α (alfa). Para solos resistentes, a norma exige que α ≥ 45° (alfa maior ou igual a 45°), devendo a fundação situada na cota mais baixa ser executada em primeiro lugar, salvo sob cuidados especiais.
IV. O lastro de concreto não estrutural sob as sapatas deve ter espessura mínima de 5 cm. Caso a fundação seja assentada sobre rocha sã, a norma veda a utilização desse lastro, devendo a armadura e o concreto estrutural serem posicionados diretamente sobre a superfície da rocha lavada.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas CORRETAS:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
De acordo com a ABNT NBR 6122, nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, a profundidade de apoio não pode ser inferior a ___I__ Em casos de obras cujas sapatas ou blocos tenham, em sua maioria, dimensões inferiores a ___II____ essa profundidade mínima pode ser reduzida.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas I e II.
1,00 m e 1,00 m.
1,50 m e 0,50 m.
1,00 m e 0,50 m.
1,50 m e 1,00 m.
2,00 m e 1,50 m.
Uma estaca pré-moldada de concreto de seção transversal quadrada de 40 cm x 40 cm e 15 m de comprimento total cravado é instalada em um terreno constituído por três camadas homogêneas de solo, assentando sua ponta no interior da Camada 3.
A geometria da estaca fornece um perímetro (P) de 1,6 m e uma área de ponta (Ap) de 0,16 m2. As características de espessura de cada camada atravessada e suas respectivas tensões unitárias de atrito lateral (fs) e de resistência de ponta (qp) na camada de assentamento são apresentadas no quadro a seguir:
Camada de Solo | Espessura da Camada (ΔL) | Atrito Lateral Unitário (fs) | Tensão de Ponta Unitária (qp) |
Camada 1 (Argila Mole) | 5 m | 10 kPa | — |
Camada 2 (Silte Arenoso) | 6 m | 25 kPa | — |
Camada 3 (Areia Densa) | 4 m | 50 kPa | 2.000 kPa |
Considerando um Fator de Segurança Global FS=2,0 aplicável à resistência última total (Ru), o valor da Carga Admissível (Padm) desta estaca para suportar as solicitações da estrutura é
240 kN.
320 kN.
480 kN.
640 kN.
960 kN.
O governo do estado irá executar uma obra cuja fundação será feita com sapatas. Para acompanhar a execução, foi chamado um servidor público, que ocupa o cargo de engenheiro civil. Ao analisar o projeto, ele verificou que os elementos de fundação serão executados próximos e em cotas diferentes. Em relação à execução, de acordo com a NBR 6122/2022, considere as seguintes afirmativas:
I. Se o terreno de apoio for formado por solo considerado pouco resistente, a reta de maior declive, que passa pelos bordos de duas sapatas, deve fazer um ângulo α ≤ 60º com a vertical.
II. Se o terreno de apoio for formado por rocha, a reta de maior declive, que passa pelos bordos de duas sapatas, deve fazer um ângulo α ≥ 30º com a vertical.
III. A sapata situada em cota mais baixa deve ser executada primeiro, mesmo que se previnam desmoronamentos, durante o processo executivo, através de cuidados especiais.
IV. As sapatas devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural com, no mínimo, 3 cm de espessura, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação.
É (São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, apenas.
III e IV, apenas.
III, apenas.
Na execução de fundações profundas, é fundamental o conhecimento de termos e respectivas definições relativas ao contexto.
A parcela elástica da penetração máxima de uma estaca, decorrente da aplicação de um golpe do martelo ou pilão, é denominada:
nega.
repique.
deflexão.
atrito negativo.
cota de arrasamento.
Segundo o critério geométrico de rigidez adotado pela ABNT NBR 6118:2024 – Projeto de Estruturas de Concreto, uma sapata é considerada rígida quando sua altura é suficiente para que a distribuição de tensões no concreto possa ser aproximada como linear. Considerando uma sapata quadrada de 1,50 m × 1,50 m, que recebe as cargas de um pilar quadrado de 0,30 m × 0,30 m., qual é a altura mínima para que ela seja classificada como rígida?
30 cm.
35 cm.
40 cm.
45 cm.
50 cm.
Dentre outros elementos a serem considerados em um projeto de fundações, está a análise de interação fundação-estrutura. De acordo com a norma de projeto e execução de fundações da ABNT, essa análise deve ser feita em estruturas nas quais a deformabilidade das fundações pode influenciar na distribuição de esforços.
Tal análise é obrigatória nos casos em que a(s)
relação altura/largura (menor dimensão) é superior a dois.
relação altura/largura (menor dimensão) é inferior a quatro.
estruturas têm mais de 30,0 m de altura, medida do térreo até a laje de cobertura do último piso habitável.
estruturas têm mais de 45,0 m de altura, medida do térreo até a laje de cobertura do último piso habitável.
carga variável nas estruturas é significativa em relação à carga total, tais como silos e reservatórios.
No dimensionamento de muro de arrimo em concreto armado para contenção de talude com solo granular e nível da água abaixo da base da fundação, a verificação da estabilidade global da estrutura restringe-se a análises de tombamento e deslizamento, quando o fator de segurança ao deslizamento for superior a 1,5.
Certo
Errado