Questões de Concurso sobre NBR 6122 – Projeto e execução de fundações

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
366 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Situação hipotética: Uma sondagem SPT apresenta N muito baixo em camada superficial onde estavam previstas sapatas corridas. Assertiva: sendo a capacidade de suporte insuficiente para sapatas superficiais, o projeto deve ser revisto para considerar fundações profundas ou reforço do solo.


C

Certo


E

Errado

Durante a elaboração do projeto executivo de fundações, o técnico precisa representar o tipo e a posição das estacas.


Segundo a ABNT NBR 6122:2022 – Projeto e execução de fundações, a informação obrigatória no desenho do projeto executivo é


A

somente a profundidade média de cada estaca.


B

apenas a carga admissível e a cota de arrasamento.


C

tipo de estaca, diâmetro, carga admissível de projeto, cota de arrasamento e de ponta.


D

apenas o tipo de solo de fundação.


E

a indicação da empresa executora.

A precisão na locação de eixos estruturais é crítica para evitar excentricidades não planejadas em pilares e fundações. Sobre o uso de gabaritos e instrumentos de locação, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__) O uso de gabaritos de madeira (tabeiras) devidamente nivelados permite a fixação de arames ou linhas de nylon para a definição física dos eixos, sendo fundamental que as tábuas estejam perfeitamente niveladas, a fim de evitar erros de projeção ortogonal com o prumo de centro.

(__) A locação por coordenadas polares com Estação Total dispensa a verificação de medidas lineares diretas, por meio de trena, entre os eixos locados, pois o instrumento eletrônico é imune a erros de operação ou de calibração.

(__) Em obras de grande porte ou com geometrias complexas, a locação deve ser materializada, preferencialmente, por meio de marcos de concreto (monumentos) externos à área de movimentação de terra, para garantir a reposição dos pontos.

(__) O prumo de face deve ser utilizado para transferir os eixos do gabarito para o solo, enquanto o prumo de centro é utilizado exclusivamente para verificar a verticalidade de pilares já concretados.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo.


A

F, V, F, V.


B

V, F, V, F.


C

F, F, V, V.


D

V, V, F, F.

De acordo com a ABNT NBR 6122:2022, quando ocorre redução de carga em fundações em função da utilização de viga alavanca, devem ser observados critérios específicos de dimensionamento. Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a parcela da redução de carga que pode ser considerada no dimensionamento da fundação e o percentual mínimo da carga de compressão que deve ser adotado quando os alívios puderem gerar tração na fundação.


A

10% – 20%.


B

15% – 30%.


C

40% – 40%.


D

50% – 50%.


E

60% – 70%.

Durante o desenvolvimento do projeto de fundações profundas para um edifício, o Engenheiro Civil analisou o perfil do subsolo, as condições de carregamento e as características da obra, visando à determinação da carga admissível das estacas. A respeito dos fatores a serem considerados na determinação da carga admissível ou da força resistente de cálculo, assinale a alternativa CORRETA.


A

A avaliação da capacidade de carga pode desconsiderar alterações das características do solo ao longo do tempo quando o perfil geotécnico inicial for representativo.


B

Solicitações adicionais, como atrito negativo e esforços horizontais decorrentes de carregamentos assimétricos, não interferem na determinação da carga admissível.


C

Devem ser considerados fatores como características do subsolo, profundidade da fundação, geometria dos elementos, nível d'água e possíveis alterações das propriedades dos solos.


D

A inclinação da carga e do terreno não interfere na determinação da carga admissível, sendo a análise baseada na resistência vertical do solo.


E

O alívio de tensões e os recalques previstos não são relevantes para a determinação da carga admissível, pois não afetam diretamente a capacidade resistente da estaca.

A NBR 6122, que trata do projeto e da execução de fundações, é um dos documentos mais importantes para a construção civil no acervo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Acerca de fundações rasas, marque a assertiva correta.


A

É o elemento de fundação que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, e que está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3 m, salvo justificativa.


B

Fundação de forma prismática, concretada na superfície e instalada por escavação interna e na sua instalação pode-se usar ou não ar comprimido e sua base pode ser alargada ou não.


C

Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.


D

Tipo de fundação que é predominantemente executada por perfuração com o emprego de soquete e pode ser executada por perfuração com trado e posterior concretagem.

A classificação de uma sapata quanto à rigidez é de fundamental importância, pois direciona a forma como a distribuição de tensões na interface sapata-solo deve ser considerada, bem como o procedimento ou método adotado no dimensionamento estrutural. Conforme estabelecido pela NBR 6118 (ABNT, 2023), para a sapata rígida, pode-se admitir plana a distribuição de tensões normais no contato sapata-terreno, caso não se disponha de informações mais detalhadas a respeito. Para sapatas flexíveis ou em casos extremos de fundação em rocha, mesmo com sapata rígida, essa hipótese deve ser revista.


Um pilar de seção retangular 30 cm x 50 cm é apoiado em uma sapata isolada de dimensões iguais a 210 cm x 290 cm. De acordo com a NBR 6118 (ABNT, 2023), a altura mínima (h) da sapata para que ela seja classificada como rígida é


A

80 cm.


B

60 cm.


C

45 cm.


D

115 cm.

De acordo com os critérios e requisitos estabelecidos pela ABNT NBR 6122:2022 (Projeto e Execução de Fundações) para o dimensionamento de fundações rasas do tipo sapata, assinale a alternativa CORRETA:


A

No dimensionamento geotécnico de uma sapata submetida a carregamento excêntrico, o projeto deve prever que a área comprimida da fundação seja de, no mínimo, 2/3 da área total, caso sejam utilizadas as solicitações de cálculo para essa verificação.


B

Para equilibrar a força horizontal que atua sobre uma sapata, é permitido contabilizar o empuxo passivo do terreno (além da resistência ao cisalhamento no contato solo-fundação) se assegurado que o solo não será removido; contudo, para limitar deformações, o valor do empuxo passivo calculado deve ser minorado por um coeficiente de, no mínimo, 2,0.


C

Sapatas isoladas localizadas nas divisas com terrenos vizinhos devem respeitar uma profundidade mínima de apoio de 1,5 m, sendo expressamente vedada qualquer redução desse limite normativo, mesmo que a fundação seja assente diretamente sobre rocha ou em obras onde a maioria das sapatas possua dimensões em planta inferiores a 1,0 m.


D

O lastro de preparo a ser lançado sobre a superfície de contato solo-fundação exige a utilização de concreto estrutural com espessura constante de 5 cm, não sendo admitidas variações de espessura (mesmo no caso de fundações sobre rocha) para não comprometer a uniformidade na distribuição de tensões.

No projeto e execução de fundações de estruturas da engenharia civil, a carga admissível de uma estaca ou tubulão corresponde à


A

carga de ruptura mínima multiplicada pela área da seção transversal da estaca ou tubulão isolados.


B

máxima carga que, aplicada sobre a estaca ou sobre o tubulão isolados, atende, com fatores de segurança predeterminados, aos estados limites últimos (ruptura) e de serviço (recalque, vibrações etc.).


C

carga que, se aplicada à fundação, provoca perda de equilíbrio estático ou deslocamentos que comprometem sua segurança ou desempenho, corresponde à força resistente última (geotécnica) da fundação.


D

carga efetivamente atuante na estaca ou tubulão, em valores característicos; correspondendo, portanto, à carga de trabalho dividida pela área da seção transversal.


E

à carga de segurança da estaca ou tubulão isolados dividida pelo perímetro da seção transversal da estaca ou tubulão.

Uma edificação será apoiada em uma estaca de concreto pré-moldado, com seção transversal quadrada de lado de 20 cm, cravada em argila mole saturada até a cota 12 m, conforme indicado na figura a seguir. O nível d’água está no mesmo nível do terreno.



Após a realização de sondagem à percussão, obtiveram-se as seguintes informações:


• Resistência não drenada = 2 kPa/m * z, onde z é a profundidade em metros.

• Fator de capacidade de carga na ponta = 9.

• Fator de adesão lateral = 1,0.


Considerando um fator de segurança global para o projeto igual a 3,0, a máxima carga P admitida para essa estaca vale


A

28,64 kN.


B

41,28 kN.


C

58,72 kN.


D

82,56 kN.


E

123,84 kN.

Baseado na NBR 6122, considerando os critérios de projeto e controle estabelecidos, as provas de carga em estacas têm como objetivo principal:


A

Determinar diretamente a resistência característica do concreto utilizado na estaca.


B

Verificar o comportamento carga × recalque do sistema estaca-solo e avaliar a capacidade de carga da fundação.


C

Medir exclusivamente o atrito lateral mobilizado ao longo do fuste da estaca.


D

Substituir completamente os ensaios de investigação geotécnica do terreno.

A definição da solução de uma obra pública apoia-se em análises próprias da etapa que antecede a sua contratação. Sobre essas análises, assinale a alternativa CORRETA.


A

A dimensão ambiental do estudo se reduz à obtenção da licença de operação ao término das obras, posterior às definições de projeto e ao início da execução dos serviços.


B

A viabilidade econômica do empreendimento se afere isoladamente pelo menor preço de aquisição do terreno, com a definição da solução transferida para a etapa de execução da obra.


C

O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental subsidia a decisão de contratar, confrontando as soluções quanto à exequibilidade, ao custo e aos efeitos sobre o meio.


D

A análise de viabilidade se realiza após a conclusão da obra, com a verificação do desempenho alcançado pela edificação ao longo do seu período de utilização efetiva.

De acordo com os critérios estabelecidos pela ABNT NBR 6122:2022, a classificação de uma fundação como superficial está relacionada, entre outros aspectos, à relação entre a profundidade de assentamento e suas dimensões em planta. Nesse contexto, considera-se fundação superficial aquela cuja profundidade de assentamento é inferior a:


A

Uma vez a menor dimensão da fundação.


B

Duas vezes a menor dimensão da fundação.


C

Três vezes a menor dimensão da fundação.


D

Quatro vezes a menor dimensão da fundação.

Conforme a NBR 6122:2022, analise as assertivas a seguir acerca do dimensionamento de fundações superficiais submetidas a carregamentos excêntricos:


I. No dimensionamento geotécnico de fundações superficiais, admite-se que o solo não resiste a esforços de tração.

II. Para solicitações características, a área comprimida da fundação superficial deve corresponder, no mínimo, à metade da área total da fundação.

III. Para solicitações de cálculo, admite-se que a área comprimida mínima da fundação superficial seja igual a 50% da área total.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II e III.


D

I, II e III.

Extraindo da nomenclatura taxativa das variedades de solo sob a ótica da NBR 6122/22, sobre Projeto e Execução de Fundações, conforme integrante do setor dos Termos e Definições, tem-se:


i. Solos que apresentam brusca redução de volume quando submetidos a acréscimo de umidade, sob a ação de carga externa.

ii. Solos que apresentam deformações elevadas quando solicitados por sobrecargas pouco significativas ou mesmo por efeito de carregamento devido ao seu peso próprio.

iii. Solos que, por sua composição mineralógica, aumentam de volume quando há acréscimo do teor de umidade.


Qual alternativa contém a sequência CORRETA de definições para SOLOS COMPRESSÍVEIS, SOLOS EXPANSIVOS e SOLOS COLAPSÍVEIS?

Referência: ABNT NBR 6122:2022, item 3.


A

i, iii e ii.


B

ii, iii e i.


C

ii, i e iii.


D

i, ii e iii.


E

iii, i e ii.

No projeto de fundações rasas, a ABNT NBR 6122:2022 estabelece dimensões mínimas para garantir segurança estrutural e adequada execução. De acordo com essa norma, assinale a alternativa que indica corretamente a dimensão mínima em planta das sapatas isoladas ou blocos, bem como a profundidade mínima de apoio quando executados junto às divisas com terrenos vizinhos, exceto quando apoiados sobre rocha.


A

60 cm e 1,5 m.


B

90 cm e 1,6 m.


C

1,0 m e 1,8 m.


D

1,2 m e 2,0 m.


E

1,5 m e 2,2 m.

No dimensionamento de fundações rasas submetidas a esforços horizontais, a ABNT NBR 6122:2022 admite a consideração do empuxo passivo do solo, desde que seja garantida a permanência do solo ao longo da vida útil da estrutura. De acordo com essa norma, o valor calculado do empuxo passivo, quando utilizado para limitação de deformações, deve ser reduzido por um coeficiente mínimo igual a:


A

1,2.


B

1,5.


C

1,8.


D

2,0.


E

3,0.

A Prefeitura adquiriu um terreno para a construção de uma creche/escola. O local apresenta o histórico de uso como depósito de produtos de elevado peso específico. Ao verificar as tensões solicitadas de cálculo de fundação do radier considerado no projeto da creche/escola e seus efeitos no solo, o engenheiro projetista detalhou na memória descritiva de cálculo que a concepção da obra prevê a aplicação no solo de tensões efetivas menores do que aquelas que já foi submetido historicamente (OCR >1), tratando-se, no caso, de um solo:


A

normalmente adensado


B

pré-adensado


C

subadensado


D

não adensado

De acordo com a ABNT NBR 6122:2022, alguns ensaios in situ são utilizados para a investigação geotécnica do terreno de fundação. Assinale a alternativa que descreve corretamente um ensaio de penetração de cone (CPT).


A

Ensaio realizado por prensagem de um cone padronizado no solo, permitindo a medição da resistência de ponta e do atrito lateral ao longo da profundidade.


B

Ensaio utilizado para determinar a resistência ao cisalhamento de argilas moles por meio da rotação de palhetas no interior do solo.


C

Ensaio destinado à determinação do coeficiente de permeabilidade do solo a partir da percolação de água no maciço.


D

Ensaio executado por golpes sucessivos de um amostrador padrão, com medição do número de golpes necessários à penetração.


E

Ensaio realizado em laboratório, a partir de corpos de prova moldados com amostras indeformadas.

Durante a análise dos projetos de uma edificação de múltiplos pavimentos, o técnico observa que o eixo de um pilar da estrutura de concreto não coincide com o eixo do bloco de fundação correspondente.


O procedimento técnico correto é


A

deslocar o bloco de fundação no campo para coincidir com o pilar.


B

executar a estrutura conforme o projeto de fundações, pois o deslocamento é tolerável.


C

comunicar a divergência ao responsável técnico para verificação e possível revisão de ambos os projetos.


D

corrigir o desenho manualmente no canteiro e registrar a alteração no diário de obra.


E

ajustar o posicionamento do pilar no momento da concretagem.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado