Questões de Concurso sobre NBR NM 33:1998 - Concreto – Amostragem de concreto fresco

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
289 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para reduzir o desperdício de materiais, agregados de concreto fresco residual recuperados por lavagem podem ser reutilizados como agregado para concreto, desde que sejam do mesmo tipo que o agregado primário que compõe tal concreto.


C

Certo


E

Errado

O processo de cura do concreto deve durar quantos dias, a contar do momento em que o concreto é lançado?


A

pelo menos dois dias.


B

pelo menos três dias.


C

pelo menos sete dias.


D

pelo menos quinze dias.


E

pelo menos vinte dias.

Em relação aos agregados de concreto, que desempenham papel fundamental na formação do material, marque a alternativa correta.


A

Os agregados naturais, como areia e brita, são sempre mais vantajosos que os artificiais, pois apresentam maior resistência e durabilidade.


B

Agregados artificiais podem ser produzidos a partir de materiais como escória de altoforno, cascalho e concreto reciclado, sendo mais comuns em todas construções.


C

Agregados naturais são, exclusivamente, provenientes da extração de areia e brita de rios e pedreiras, enquanto os artificiais podem ser produzidos apenas a partir de resíduos de construção.


D

Agregados naturais e artificiais são os dois tipos principais, sendo os naturais formados por processos geológicos e os artificiais por processos industriais.

A coleta adequada das amostras de concreto é essencial para garantir a representatividade dos ensaios físicos e mecânicos.


Para tal, um dos procedimentos corretos é


A

retirar a amostra antes do adensamento ou bombeamento.


B

moldar os corpos de prova após o término da concretagem.


C

deixar os corpos de prova expostos ao sol ou vento antes da cura.


D

moldar, no mínimo, seis corpos de prova para volumes até 10 m3 .


E

manter os corpos de prova submersos em água com temperatura controlada até o dia do ensaio.

O ensaio de peneiramento para determinação da composição granulométrica de agregados consiste em diversos procedimentos, entre os quais:


A

secar duas amostras do agregado a serem analisadas em estufa e determinar suas massas imediatamente após a retirada.


B

determinar a massa total de material retido em cada uma das peneiras e calcular a porcentagem retida, em massa, com 0,1% de aproximação.


C

colocar as duas amostras sobre a peneira superior do conjunto e promover a agitação mecânica do conjunto por um tempo razoável.


D

garantir que o somatório de todas as massas não deve diferir mais de 3% da massa seca da amostra, inicialmente introduzida no conjunto de peneiras.


E

remover o material retido em cada peneira para bandejas identificadas, lavando a tela em ambos os lados para limpar a peneira.

Dentre os ensaios realizados com o concreto ainda fresco, cita-se: __________ e a determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone (slumptest), cujo objetivo é avaliar a ___________ , ou Seja, sua facilidade de moldagem, por meio do uso de um cone metálico, uma chapa metálica, um soquete constituído de uma barra de ferro de 5/8” (16mm) e uma régua. Outros ensaios podem ser realizados após a execução da estrutura com o intuito de avaliar a resistência do concreto, como o ensaio de esclerometria e o de extração de corpos de prova de elementos estruturais. Além desses, ensaios não destrutivos podem ser utilizados, como o ensaio de resistência a penetração, que o utiliza o penetrômetro de Windsor e o ensaio de ___________, que por meio da indução eletromagnética avalia a presença, o cobrimento e, em alguns casos, o diâmetro das barras de reforço (armaduras) em peças de concreto armado.


A alternativa que melhor complete a frase abaixo:


A

Absorção e permeabilidade do concreto- Trabalhabilidade — Tomografia ultrassonica do concreto.


B

Absorção e permeabilidade do concreto —qualidade do concreto — Pacometria.


C

Moldagem do corpo de prova - Trabalhabilidade —Ultrassonografia em concreto.


D

Moldagem do corpo de prova - Trabalhabilidade — Pacometria.


E

Absorção e permeabilidade do concreto —qualidade do concreto - Ultrassonografia em concreto.

Os materiais de construção devem ser selecionados, especificados e submetidos a controle tecnológico para garantir segurança e durabilidade das estruturas. O concreto e a argamassa possuem propriedades distintas no estado fresco e endurecido, exigindo controle rigoroso na dosagem e nos ensaios laboratoriais. Assim, analise as afirmativas a seguir.


I.A relação água/cimento é um dos principais fatores que influenciam a resistência do concreto, pois controla a hidratação do cimento e a formação da matriz endurecida.

II.A trabalhabilidade da argamassa pode ser melhorada exclusivamente pelo aumento do teor de água, sem comprometer a resistência final do material no estado endurecido.

III.O ensaio de abatimento (slump test) é utilizado para avaliar a consistência do concreto no estado fresco, auxiliando no controle da uniformidade da mistura durante a aplicação.


Está correto o que se afirma em:


A

I e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

II, apenas.


D

I, II e III.

Durante a execução de uma laje, foi realizado o ensaio de abatimento do tronco de cone (slump test) para verificar a consistência do concreto fresco. A altura inicial do molde (cone de Abrams) é de 300 mm. Após a retirada do molde, a altura da massa de concreto foi medida como 220 mm. Qual foi o abatimento (slump) do concreto, em milímetros?


A

80 mm.


B

220 mm.


C

300 mm.


D

520 mm.

Com a finalidade de acelerar o endurecimento e a durabilidade em peças de estruturas de concreto armado ou protendido, é comum adicionar, durante o processo de mistura do concreto fresco, aditivos contendo cloretos em sua composição.


C

Certo


E

Errado

Sobre o adensamento do concreto nos corpos de prova, analise as assertivas abaixo:


I. O método de adensamento deve ser escolhido de acordo com a consistência do concreto, baseada no abatimento.

II. Para concretos com abatimento de 10 a 50 mm (classe S10), o adensamento deve ser obrigatoriamente manual.

III. Concretos autoadensáveis dispensam o adensamento descrito na norma.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas II.


C

Apenas III.


D

apenas I e III.


E

I, Il e III.

O microrrevestimento asfáltico é mistura asfáltica a frio utilizada na manutenção preventiva de pavimentos. O ligante betuminoso utilizado é a emulsão asfáltica de petróleo (EAP), com no mínimo 62% de cimento asfáltico de petróleo. Um serviço desta natureza será realizado nas ruas de um munícipio. Sabendo-se que o teor de asfalto residual obtido na dosagem é de 5,5%, assinale a alternativa que apresenta o teor de emulsão que deverá ser adicionado à mistura, bem como o tipo de emulsão que deverá ser adquirido para a produção do microrrevestimento.


A

O teor de emulsão é 5,5% e a emulsão adequada é a RC1C-E.


B

O teor de emulsão é 8,9% e a emulsão adequada é a RC1C-E.


C

O teor de emulsão é 8,9% e a emulsão adequada é a RM1C-E.


D

O teor de emulsão é 7,6% e a emulsão adequada é a RR2C-E.


E

O teor de emulsão é 5,5% e a emulsão adequada é a RR2C.

Para garantir a durabilidade de uma estrutura em concreto armado exposta a respingos e neblina marinha, um engenheiro civil deve adotar prescrições adequadas quanto à classe de agressividade ambiental, à relação água/cimento (a/c) e à classe de resistência do concreto. Assinale a alternativa que apresenta corretamente, em conjunto, esses três parâmetros para essa situação.


A

Classe de agressividade IV; relação a/c ≤ 0,55 e classe de concreto ≥ C30.


B

Classe de agressividade III; relação a/c ≤ 0,60 e classe de concreto ≥ C25.


C

Classe de agressividade IV; relação a/c ≤ 0,45 e classe de concreto ≥ C40.


D

Classe de agressividade II; relação a/c ≤ 0,45 e classe de concreto ≥ C40.


E

Classe de agressividade I; relação a/c ≤ 0,65 e classe de concreto ≥ C20.

A distribuição granulométrica dos agregados é obtida geralmente pelo ensaio de peneiramento. Com base na curva granulométrica, pode-se avaliar se a distribuição dos grãos é contínua, descontínua ou uniforme. Diante do exposto, analise a figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Em relação à distribuição granulométrica, e CORRETO afirmar que:


A

A curva A representa uma distribuição granulométrica contínua, a curva B descontínua e a curva C uniforme.


B

A curva A representa uma distribuição granulométrica de tamanhos variados, a curva B contínua e a curva C descontínua.


C

A curva A representa uma distribuição granulométrica uniforme, a curva B descontínua e a curva C contínua.


D

A curva A representa uma distribuição granulométrica uniforme, a curva B de tamanhos variados e a curva C contínua.


E

A curva A representa uma distribuição granulométrica contínua, a curva B de tamanhos variados e a curva C de um único tamanho.

Para fins de controle da execução do pavimento rígido da obra contratada, o ensaio para a determinação da consistência do concreto utilizado pelo abatimento do tronco de cone (slump test) é o mesmo realizado no concreto utilizado em estruturas de edificações.


C

Certo


E

Errado

Em relação ao concreto autoadensável (CAA), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) O CAA terá sua pega inicial retardada se o teor do aditivo superplastificante for excessivo.

( ) O CAA apresentará fissuração de secagem e alto calor de hidratação se for dosado com alto consumo de cimento.

( ) Não é permitido o uso de vibradores de imersão na execução do CAA.

( ) O uso do CAA dispensa a etapa do adensamento.


Assinale a sequência correta.


A

V V V V


B

F V F F


C

V F F F


D

F F V V

A classificação dos concretos, de acordo com a sua trabalhabilidade e reologia, é:


A

leve, normal e pesado.


B

bombeável, autoadensável e vibrado.


C

armado, não armado e protendido.


D

normal, alto e ultra alto desempenho.


E

pré-fabricado, autocicatrizante e autoregenerante.

Ao trabalhar com concreto fresco, a consistência, a proporção dos materiais e o tamanho das partículas são fatores internos. Por outro lado, o método de mistura, manual ou mecânico, bem como as escolhas relacionadas ao transporte, lançamento e compactação, são fatores externos. Ambos influenciam a adequação do concreto para diferentes finalidades, sem comprometer sua homogeneidade.


C

Certo


E

Errado

Em projetos de estruturas de concreto armado, deve-se considerar o parâmetro de deformação específica de encurtamento do concreto na ruptura (𝜺𝑪𝑼). Conforme orientações normativas, essa deformação específica pode ser admitida constante e no valor de 3,5‰ para concretos até a


A

classe C40 ou inferior.


B

classe C45 ou inferior.


C

classe C50 ou inferior.


D

classe C55 ou inferior.


E

classe C60 ou inferior.

   
Gerar simulado