O Sistema de Classificação H.R.B. (Highway Research Board) é largamente utilizado para projetos de engenharia de estradas. Nele, os solos são classificados em grupos e subgrupos a partir dos seus parâmetros granulométricos e de consistência.
Com base na Classificação H.R.B., determina-se o Índice de Grupo do Solo, que é um parâmetro de grande importância para o dimensionamento de pavimentos de estrada. O índice de grupo é um número inteiro positivo que varia de 0 a 20, indicando, assim, a capacidade de suporte do solo, que varia de péssimo a ótimo, e é dado pela expressão:
IG = A ⋅ (0,2 + 0,005 ⋅ B) + 0,01 ⋅ C ⋅ D
onde:
A = P200 − 35 (com 0 < A < 40)
B = LL − 40 (com 0 < B < 20)
C = P200 − 15 (com 0 < C < 40)
D = IP − 10 (com 0 < D < 20)
IG − o resultado final obtido deve ser um número inteiro – aproximação para o número inteiro acima.
Assim, para um solo em que 50% do material passe na peneira 200, o limite de liquidez seja igual a 45% e o índice de plasticidade igual a 25%, o Índice de Grupo será igual a
9.
8.
7.
6.
5.