Aumente suas chances de aprovação AGORA Acelere sua aprovação!
Assinatura Ilimitada por R$ 
/mês.
Ver planos Assinar agora

Questões de Concurso sobre Espectro Eletromagnético

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
41 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Problemas de eletromagnetismo são classificados em termos das equações diferenciais que os descrevem. Qualquer equação diferencial parcial (partial differential equation – PDE) pode ser classificada de acordo com os seus coeficientes, como sendo elíptica, hiperbólica ou parabólica.


Sendo assim, as equações de Laplace e de onda são, respectivamente, exemplos de PDEs


A

elípticas e esféricas.


B

elípticas e hiperbólicas.


C

esféricas e hiperbólicas.


D

hiperbólicas e parabólicas.

O método dos elementos finitos (Finite Element Method - FEM) originou-se no campo da análise estrutural. Apesar do tratamento matemático inicial do método ter sido desenvolvido por Richard Courant em 1943, o método não foi aplicado a problemas de eletromagnetismo até 1968. Desde então, este método vem sendo empregado em diversas áreas, tais como problemas de guias de onda, máquinas elétricas, dispositivos semicondutores e linhas de microstrip.


Em relação ao método dos elementos finitos, é correto afirmar que este


A

se originou no campo de simulação numérica de propagação de ondas eletromagnéticas.


B

discretiza a região de solução em sub-domínios de tamanhos iguais sempre.


C

determina a solução do problema minimizando uma função potencial associada à equação diferencial a ser solucionada.


D

não é capaz de lidar com meios não-lineares.

Cientistas e engenheiros utilizam várias técnicas para a resolução de problemas de eletromagnetismo. Tais técnicas podem ser classificadas de forma geral em métodos experimentais, analíticos e numéricos. Métodos experimentais são dispendiosos, consomem muito tempo e, em geral, não permitem muita flexibilidade em variação de seus parâmetros. Métodos analíticos, por sua vez, requerem a simplificação do problema, a fim de facilitar a análise. Métodos numéricos, no entanto, podem tratar de meios não-homogêneos, não-lineares ou não-isotrópicos de uma forma que seria inviável analiticamente, exigindo algumas simplificações analíticas para limitar a necessidade computacional para a solução do problema.


Em relação ao método de diferenças finitas e ao método de elementos finitos, pode-se dizer que o método dos(as)


A

elementos finitos é mais utilizado em problemas com regiões não limitadas, como propagação de ondas eletromagnéticas.


B

diferenças finitas é mais utilizado em problemas contendo meios não-lineares, como em núcleos de máquinas elétricas.


C

diferenças finitas requer a formulação de equações integrais, ao passo que o método dos elementos finitos não possui esta exigência.


D

diferenças finitas especifica o valor dos campos apenas nos nós da malha formada, enquanto o método dos elementos finitos descreve o campo dentro dos elementos.

Considerando uma onda eletromagnética polarizada circularmente em um dado ponto do espaço, analise as seguintes afirmações:


I. O campo elétrico (ou o campo magnético) de uma onda eletromagnética deve ter duas componentes lineares ortogonais.

II. As duas componentes devem ter amplitudes iguais.

III. As duas componentes devem ter uma diferença de fase no tempo, 𝛼, de 𝛼 = (2𝑛 + 1), sendo que: n = 0, 1, 2, 3, ....


É correto afirmar que estão corretas:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

I, II e III.


D

II e a III, apenas.


E

III, apenas.

As leis de Maxwell estabeleceram os alicerces para as comunicações que utilizam ondas eletromagnéticas que se propagam pelo meio sem fio. Dentre essas leis, a de Gauss para o magnetismo mostra que


A

os monopolos magnéticos, assim como os monopolos elétricos, subsistem como geradores de energia magnética, fundamental para a propagação da onda.


B

as linhas de campo magnético formam caminho abertos que se interconectam com as linhas de campo elétrico, induzindo a propagação da onda pelo meio.


C

o campo magnético gerado por cargas elétricas é proporcional à densidade de carga elétrica, mas o inverso não é verdade.


D

o fluxo magnético que passa por uma superfície fechada é igual a zero, o que implica que as linhas de campo magnético se fecham entre si ou se estendem até o infinito.

Em um analisador de espectro eletromagnético heteródino, o traço que corresponde ao conteúdo espectral do sinal de entrada é formado a partir da mistura do sinal de entrada com um sinal gerado por um oscilador local no analisador; o sinal misturado é filtrado e um detector retifica o sinal filtrado, produzindo uma tensão que controla o feixe na tela.


C

Certo


E

Errado

A Figura 4 abaixo apresenta o espectro de frequência de ondas eletromagnéticas. Qual o número de canais de TV que, ocupando 6 MHz de banda, seria possível transmitir em uma fibra óptica ocupando 1% do comprimento de onda de 1625 nm?


Imagem associada para resolução da questão


Figura 4


A

308.666 canais.


B

309.666 canais.


C

310.666 canais.


D

311.666 canais.


E

312.666 canais.

Na eletrostática, a capacitância é definida como a relação entre a carga armazenada no condutor positivo e a diferença de potencial entre os condutores (C = Q/V). Um capacitor de placas paralelas é ligado a uma fonte de 50 V e carregado com uma carga de 5 mC e depois é desconectado da fonte. Ele mantém a carga armazenada.


Se as placas são afastadas uma da outra para o dobro da distância original, sem descarregar o capacitor, a diferença de potencial V entre as duas placas


A

aumenta 4x.


B

cai à metade.


C

dobra de valor.


D

não se altera.

Uma espira circular de raio R1 é colocada em uma região na qual existe um fluxo magnético variante com o tempo. Este fluxo está distribuído de forma uniforme em toda área transversal da espira e está perpendicular a ela. Nessa situação, a tensão induzida na espira é de V1 Volts.


Ao substituir a espira por outra com o raio R2 igual à metade do raio da anterior (R2 = R1 / 2) e colocada na mesma posição e orientação da primeira espira, a tensão induzida V2 nessa nova espira será igual a


A

¼ de V1


B

½ de V1


C

2 V1


D

4 V1

A luz visível é uma pequena parte do espectro eletromagnético e é composta por cores que vão do vermelho ao violeta.


C

Certo


E

Errado

Conforme a teoria eletromagnética, em especial a lei circuital de Ampère, ao circular uma corrente contínua por um condutor cilíndrico reto, linhas de fluxo magnético irão aparecer nas proximidades do condutor. Essas linhas de fluxo magnético caracterizam a existência de um campo magnético, que é uma quantidade vetorial com módulo, direção e sentido.


No caso do condutor cilíndrico reto citado, o campo magnético terá


A

direção circular ao redor do fio condutor, sendo mais intenso na região mais próxima ao condutor.


B

direção circular ao redor do fio condutor, sendo menos intenso na região mais próxima ao condutor.


C

direção paralela ao condutor, e estará no mesmo sentido da corrente.


D

direção paralela ao condutor, e estará no sentido contrário ao da corrente.

Se, em um sistema de comunicações sem fio, a potência transmitida é 1 kW e a potência recebida é 100 W, então, nesse sistema, as perdas pela propagação são de 10 dB.


C

Certo


E

Errado

 
 
Gerar simulado