

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As faixas de frequências para comunicação com satélites são usualmente divididas em bandas de frequência. Em uma dessas bandas, o sinal normalmente sofre mais perdas e interferências por condições atmosféricas severas, como chuvas fortes. No entanto, essa banda, por operar na faixa entre 27 e 40GHz (downlink), possibilita taxas de transmissão mais altas.
Essa banda de frequências é:
Banda C.
Banda Ka.
Banda Ku.
Banda L.
Banda X.
Qual é o equipamento utilizado para medir a relação de tensões das ondas estacionárias?
Medidor de ROE.
Wattimetro.
Voltimetro.
Medidor de potências analógico.
Amperímetro.
Um sinal periódico foi decomposto em 4 componentes senoidais com frequências iguais a 50 kHz, 150 kHz, 250 kHz e 350 kHz.
A largura de banda desse sinal é igual a
50 kHz.
300 kHz.
350 kHz.
400 kHz.
Ao escolher uma antena para uma aplicação específica, um engenheiro deve estar atento às suas especificações, dentre as quais a diretividade.
A alternativa que define corretamente o conceito de diretividade de uma antena é:
Consiste em uma forma de medir a capacidade de uma antena concentrar irradiação de energia em uma dada direção.
Denota a capacidade de uma antena receptora em converter a potência contida em uma onda plana comparada com a antena recebida por uma antena isotrópica.
É definido como a relação entre a potência efetivamente irradiada pela antena e a potência que é entregue em seus terminais.
Relaciona-se com a razão de onda estacionária da antena para cada posição de apontamento da antena em relação à fonte de sinal.
O desenho mostrado a seguir se refere ao diagrama de radiação no plano horizontal de uma antena.

Esse diagrama se refere a uma antena do tipo
dipolo de ½ onda.
isotrópica.
plano de terra.
Yagi-Uda.
Existem diferentes tipos de modelos de propagação que podem ser utilizados para estimar a perda de sinal em terrenos acidentados. Embora todos eles tenham como objetivo prever a intensidade do sinal em um ponto receptor específico, os modelos variam em técnica, nível de complexidade e precisão. Abaixo segue uma breve descrição de um modelo de propagação no exterior:
“Este é um dos modelos mais usados para a previsão de sinal em áreas urbanas. Esse modelo se aplica a frequências na faixa de 150 MHz a 1920 MHz e distâncias de 1 km a 100 km. Ele pode ser utilizado para alturas de antena da estação-base variando de 30 m a 1000 m. Neste modelo, foi desenvolvido um conjunto de curvas dando a atenuação mediana relativa ao espaço livre em uma área urbana para um terreno quase plano com uma altura efetiva da antena da estação-base de 200 m e uma altura de antena de estação móvel de 3 m. Este modelo é totalmente baseado em dados medidos e não oferece qualquer explicação analítica.
Comunicações sem fio, Princípios e práticas. Theodore S. Rappaport.”
Marque a alternativa abaixo que contém o nome do modelo de propagação no exterior descrito acima.
Modelo de Longley-Rice.
Modelo de Walfisch e Bertoni.
Modelo de Hata.
Modelo de Okumura.
Modelo de Durkin.
O espaço ao redor de uma antena é normalmente dividido em 3 regiões: Região de Campo Próximo Reativo, Região de Campo Próximo Radiante (ou Região de Fresnel) e Região de Campo Distante (ou Região de Fraunhofer).
A Região de Campo Distante apresenta as seguintes características:
Os campos elétrico e magnético produzidos pela antena possuem uma frente de onda plana.
Os campos elétrico e magnético produzidos pela antena estão em quadratura de fase.
A impedância da onda produzida pela antena é uma grandeza puramente imaginária.
O vetor de Poynting produzido pela antena é uma grandeza imaginária, nessa região.
O diagrama de irradiação da antena é, essencialmente, independente da distância da antena.
Um guia de onda retangular é um tipo de linha de transmissão que é utilizado em sistemas de comunicação que operam na faixa de micro-ondas. As dimensões internas (“a” e “b”, sendo a > b) definem a faixa de frequências em que um guia de onda pode operar adequadamente.
Nos estudos teóricos de um guia de onda retangular, encontramos que podem existir vários modos de propagação, tanto do tipo TEnm (transversal elétrico) como do tipo TMnm (transversal magnético). Os vários modos TE e TM dependem de constantes “n” e “m”, que são números inteiros.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I) A menor frequência que pode ser utilizada adequadamente em um guia de onda retangular no modo TE10 depende somente da dimensão “a” e do dielétrico existente no interior do guia de onda.
II) A maior frequência do sinal que pode ser utilizado em um guia de onda retangular de forma que se propague somente o modo TE10 depende das dimensões “a” e “b”.
III) Para que o modo de propagação TEM (transversal eletromagnético) possa existir em um guia de onda retangular, a frequência mínima deve ser superior à frequência de corte dos modos TE e TM.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Para estabelecer a altura em que devem ser instaladas as antenas nos dois extremos de um rádio enlace operando na faixa de micro-ondas, é necessário verificar a topografia da região entre os dois terminais, traçando um perfil das elevações do enlace e verificando a liberação da linha de visada e do elipsoide de Fresnel.
A determinação das alturas das antenas dependerá da distância total do enlace, da frequência de operação, da altitude do terreno nas extremidades do enlace, da altitude das possíveis obstruções encontradas ao longo do perfil do enlace, da curvatura da terra e do índice de refração atmosférica na região do enlace.
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:
I) Para um mesmo perfil topográfico, onde existem obstruções para a linha de visada, quanto maior a frequência do sinal maior será a influência do elipsoide de Fresnel na determinação das alturas das antenas.
II) Quanto maior a distância entre as estações terminais, em um trecho onde existem obstruções para a linha de visada, maior será a influência da curvatura da terra no cálculo das alturas das antenas.
III) Os cálculos das alturas das antenas nas estações terminais são feitos em duas condições relacionadas com a refração atmosférica: condição de atmosfera padrão e condição crítica (ou mínima).
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
I.
II.
I e III.
II e III.
Considere uma linha de transmissão construída de modo uniforme com 10 metros de comprimento, cuja capacitância distribuída C é de 100 pF/m e a sua indutância distribuída L de 0,25 μH/m. As perdas podem ser consideradas desprezíveis.
Com os dados informados, a sua impedância característica e o seu fator de velocidade são, respectivamente:
25 Ohms e 40%.
40 Ohms e 25%.
50 Ohms e 67%.
75 Ohms e 82%.
Um radiofarol de navegação marítima, via ondas rádio na faixa de LF, foi instalado na costa brasileira para guiar navios. O farol encontra-se em uma cota de 12 metros de elevação, bem próximo da costa, e transmite um sinal com polarização vertical. Considere que as antenas de navegação dos navios possuem uma altura média de 5 metros.
Sabendo-se que a permissividade relativa do ar é 1, e a da água é 81, qual é o valor, em m, mais aproximado da distância que um navio deve estar do farol, para que a onda rádio refletida no mar não interfira com a onda direta?
45
63
153
612
1.377
Para um enlace rádio ser considerado sobre Terra Plana, a distância para o Horizonte Rádio deve ser calculada. É necessária a instalação de uma antena no alto de uma torre de 2,9 metros, que será instalada em uma elevação de 19,6 metros, sem nenhum obstáculo ao redor que bloqueie o Horizonte Rádio.
Considerando-se que o raio equivalente da Terra no local escolhido é de 8.450 km, qual é o valor, em km, que mais se aproxima da distância para o Horizonte Rádio dessa antena?
4,1
7,0
18,2
19,5
31,0
A trajetória de uma frente de onda propagando na troposfera é dependente do gradiente de refratividade no qual ela é submetida ao longo do percurso. Devido a isso, no dimensionamento das alturas das antenas em um rádio enlace é utilizado o conceito de raio efetivo da terra, com o uso de um fator K. Este fator K permite calcular o raio efetivo da Terra pela sua multiplicação com o raio médio da Terra (6371 km).
Um valor de K que caracteriza a condição de refração atmosférica que produz o raio efetivo de curvatura invertido (sub-refração) em relação à condição padrão é
1.
4/3.
2/3.
-1.
As frequências de corte de cada modo de propagação “n,m” em um guia de onda retangular dependem das suas dimensões internas “a” e “b” e do dielétrico utilizado no seu interior.
Um guia de onda retangular foi projetado de tal forma que a frequência de corte para o modo TE10 ficou em 3 GHz e a frequência de corte para o modo TE01 ficou em 4 GHz. É correto afirmar que a frequência de corte para o modo TE11 será de
5 GHz.
6 GHz.
7 GHz.
8 GHz.
O WiFi na faixa do 2,45 GHz é constituído de 13 canais considerados com uma banda passante de 22 MHz. Eles são numerados em ordem crescente de suas frequências centrais, que são separadas por 5 MHz, de modo que há superposição de canais vizinhos. Sabe-se que o Canal 6 está centrado em 2437 MHz. Qual é, então, a faixa de frequências do Canal 4, em megahertz?
2 401-2 423
2 406-2 428
2 421-2 443
2 441-2 463
2 416-2 438
O Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequências (PDFF) é o instrumento pelo qual a Anatel estabelece quais frequências são atribuídas e destinadas aos serviços de radiocomunicações e de telecomunicações no território nacional, sendo uma das normas para a gestão do espectro no Brasil e uma importante ferramenta de trabalho para os profissionais das telecomunicações.
Nesse contexto, qual faixa de frequências é englobada e conhecida por SHF?
3 a 30 GHz
30 a 300 GHz
300 a 3000 MHz
30 a 300 MHz
3 a 30 MHz
Na Figura a seguir, encontra-se o gráfico de módulo do diagrama de resposta em frequência de uma função de transferência racional, correspondente a um circuito.

O grau relativo de uma função de transferência racional é a diferença entre os graus dos polinômios do denominador e do numerador.
Analisando-se o gráfico e considerando-se a faixa de frequência apresentada, o grau relativo dessa função de transferência é de
4
3
2
1
0
O circuito do tipo LC possibilita a operação em duas frequências distintas da antena tipo monopolo, como mostrado na Figura abaixo.

Considerando-se que as dimensões físicas do circuito LC, L = 10nH e C = 9π2400pF, são desprezíveis, as frequências de operação, em MHz, dessa antena monopolo são, aproximadamente:
300 e 500
400 e 600
200 e 300
600 e 1500
300 e 750
Uma das diferenças entre os sistemas de TV digital terrestre DVB, ISDB e ISDTV quando comparados com o ATSC, é que no ATSC não existe um intervalo de guarda adicionado ao tempo de duração de cada símbolo.
A função do intervalo de guarda é prover proteção quanto a interferências causadas por
ecos e reflexões (multipercurso).
outras emissoras ocupando canais adjacentes.
ruído impulsivo.
ruído uniformemente distribuído no espectro (white noise).
As antenas possuem diversos parâmetros que as caracterizam e que variam de acordo com as suas dimensões elétricas. Uma antena do tipo dipolo teve seu comprimento variado desde o de um dipolo infinitesimal até o de um dipolo de onda cheia, no qual o comprimento físico do dipolo é igual ao comprimento de onda do sinal transmitido.
Para esse dipolo, o parâmetro que cresceu monotonicamente, na medida em que o comprimento elétrico foi aumentado, foi a
diretividade
largura de feixe de meia potência
largura de feixe entre nulos
distância angular entre os lóbulos laterais
reatância de entrada