Nas linhas de transmissão de energia elétrica, as tensões são elevadas por transformadores antes de serem transportadas a longas distâncias. A principal razão técnica para essa prática é que o uso de tensões elevadas
reduz a resistência elétrica dos cabos e o consumo reativo no sistema.
diminui o campo elétrico em torno dos cabos e elimina o efeito corona.
reduz a corrente de linha para uma mesma potência transmitida, diminuindo as perdas por efeito Joule nos condutores.
aumenta a corrente de linha, tornando a transmissão mais estável e eficiente.
permite o uso de condutores mais espessos, reduzindo a potência aparente transmitida.