

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Vários fatores devem ser considerados para o sucesso de um projeto de irrigação. O principal, no entanto, é a origem da fonte da água, que deve ser sempre de superfície, uma vez que as águas subterrâneas não são indicadas para a irrigação.
Os graus de melhoramento genético admitidos para sementes florestais se subdividem em Área de Coleta de Sementes (ACS) e Área de Produção de Sementes (APS). A ACS é um povoamento isolado de outros povoamentos da mesma espécie ou de espécies afins, de excelente desempenho quanto à produtividade e à qualidade das árvores, que é submetido a desbastes seletivos, em várias etapas, deixando somente as melhores árvores. A APS é um povoamento comercial considerado de boa qualidade, onde algumas árvores de melhor qualidade aparente são selecionadas para a coleta de sementes.
Assinale a alternativa correta.
Espaçamentos menores entre plantas propiciam maior média aritmética dos diâmetros que espaçamentos maiores, o que pode ser usado para determinar o uso da madeira ou a estratégia de manejo.
As espécies arbóreas de florestas tropicais em clímax, geralmente crescem muito lentamente, embora tendo condições favoráveis de temperatura e precipitação. Portanto, tais espécies podem levar décadas para atingirem um tamanho ideal de corte.
A curva da produção em altura será menos inclinada quanto mais produtivo for o sítio.
O incremento em diâmetro é maior nas menores classes diamétricas, pois o número de plantas é maior e a competição por luz, água e nutrientes é menos acirrada.
A produção, pela fotossíntese, de mais reservas do que as necessárias para sustentar o metabolismo básico e compensar a respiração é um fator que não influencia no crescimento da planta.
Sobre as técnicas de condução de uma floresta, é INCORRETA a afirmativa.
No sistema de corte raso, toda e qualquer cobertura florestal existente na área é removida em uma única operação de derrubada e extração.
Os sistemas de talhadia são métodos de reprodução vegetativa das florestas, através da condução de brotações de tocos ou raízes das árvores cortadas.
O desbaste caracteriza-se pela eliminação dos ramos laterais do tronco de árvore com o objetivo de produção de madeira livre de nós, além de contribuir para a prevenção de incêndios e facilitar o acesso para combate às formigas, realização de inventários e desbastes.
O sistema de árvores porta-sementes é adequado para espécies de pleno sol, uma vez que não proporciona cobertura de solo.
Nenhuma das alternativas.
A eficiência de uma serraria que trabalhando com uma equipe de 6 pessoas consegue desdobrar 360 toras de 0,1116m³ por hora é:
6,696 m³/op.h
5,730 m3/
7,325 m3/
5,376 m3/
4,017 m3/
Com relação ao manejo florestal, que visa à estabilização do processo de ciclagem de nutrientes numa determinada área, analise as estratégias a seguir.
I. preparo adequado do solo.
II. deixar no campo folhas, ramos e cascas.
III. uso eficiente de fertilizantes.
IV. uso de leguminosas.
V. uso de clones com baixa demanda nutricional.
Assinale:
A floricultura, de maneira geral, tem como características o uso intensivo de mão de obra, a facilidade de ser implantada em pequenas áreas e um grande valor agregado.
O Sistema Silvicultural Brasileiro para Florestas de Terra Firme da Amazônia e o Sistema de Espécies Listadas (SEL) são sistemas de manejo florestal, para a região amazônica, do tipo policíclico, de uso múltiplo, e utilizam a regeneração natural para garantir o ciclo de corte subsequente.
Leia atentamente as afirmativas abaixo e responda.
I. A rotação silvicultural, técnica ou física, tem como característica principal definir a rotação com base na máxima produção em volume.
II. O critério do máximo incremento médio anual (IMA) indica o momento de se efetuar desbaste na população florestal se esta for a opção gerencial.
III. Em relação ao incremento corrente anual (ICA) pode-se afirmar que enquanto este é maior que o incremento médio anual (IMA), o IMA estará diminuindo. Já quando o ICA é menor que o IMA, então este último está aumentando. Em virtude destes fatos, quando o IMA atinge seu valor máximo ele apresenta o mesmo valor do incremento corrente anual (ICA).
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I e III estão corretas.
A definição do material genético no projeto deve estar em sintonia com as necessidades, as características e a qualidade da matéria-prima da indústria. Nesse caso, a procedência, o grau de melhoramento genético e o método de produção das mudas terão peso significativo nos custos de formação florestal e no resultado da produtividade futura da floresta.
Com relação às consequências de fixação da altura como critério para execução da poda, tomando-se por base as características das árvores dominantes e, ou, das árvores médias, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando definida pelas características das árvores dominantes, as demais árvores podadas terão uma maior redução relativa da copa.
II. Quando definida pelas características das árvores médias as árvores dominantes são podadas muito pouco e as dominadas em excesso.
III. Baseando nas características das dominantes, a poda gera uma desejada variabilidade nas dimensões dos núcleos nodosos.
IV. Baseando-se nas características das árvores médias e dominantes, a poda gera uma queda na taxa de crescimento, interferindo no aumento do diâmetro do tronco.
V. Para homogeneizar as taxas de crescimento ou evitar contrastes maiores entre árvores de diferentes posições sociológicas, recomenda-se a poda pelo volume médio da amostra das árvores suprimidas.
Assinale:
O plantio mecanizado ou semimecanizado aplica-se onde a topografia é plana, possibilitando o uso de plantadoras traquinadas por tratores, que distribuem o adubo e efetivam o plantio. No sistema semimecanizado, as operações de preparo de solo e tratos culturais são mecanizados, o plantio propriamente dito é manual. O plantio manual é recomendado para áreas declivosas ou em situações em que é viável o uso de máquinas agrícolas.
Um sistema silvipastoril pode ser constituído de plantios de eucalipto em linhas duplas ou triplas (1,5 m entre plantas e 3,0 m entre linhas), distanciadas entre si em 10 m, 20 m ou 40 m, que permitem uma produção simultânea de madeira de boa qualidade e alimentos, uma vez que essa configuração possibilita maior penetração de luz solar para o desenvolvimento das espécies do sub-bosque.
No Brasil, o sistema de exploração florestal predominante é o sistema de toras curtas, em que todas as operações são feitas ao pé da árvore (canteiro de obra) e a madeira é preparada em peças de 2 m a 6 m.