Questões de Concurso sobre Propriedades e Comportamentos dos Materiais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.338 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Ano: 2023
Prova: CESGRANRIO - TRANSPETRO - Profissional de Nível Médio - Área: Inspeção de Equipamentos e Instalações - 2023

Imagem associada para resolução da questão



As Figuras (P) e (Q) mostram dois corpos de prova submetidos a ensaios de tração, após ruptura.


Comparando-se esses corpos de prova, verifica-se que (P) tem fratura


A

dúctil, com estricção e deformação plástica; e (Q) tem fratura frágil, sem deformação plástica visível.


B

dúctil, com estricção e sem deformação plástica visível; e (Q) tem fratura dúctil, com deformação plástica visível.


C

dúctil, sem deformação plástica visível; e (Q) tem fratura frágil, com estricção e deformação plástica.


D

frágil, com estricção e deformação plástica; e (Q)tem fratura frágil, sem deformação plástica visível.


E

frágil, com estricção e deformação plástica; e (Q) tem fratura dúctil, sem deformação plástica visível.

Assinale a alternativa correta:


A

Os defeitos cristalinos resultam de falhas no controle de qualidade do processo metalúrgico dos materiais.


B

Os defeitos cristalinos chamados vazios, ou lacunas, ocorrem quando a posição de um átomo na rede cristalina não está ocupada.


C

Os defeitos cristalinos são caracterizados por trincas microscópicas causadas pelas tensões internas durante o resfriamento.


D

Os defeitos cristalinos chamadas átomo intersticial ocorrem quando uma posição na rede cristalina é ocupada por dois átomos.


E

Os defeitos cristalinos de um material são removidos pela utilização de tratamentos térmicos.

Sobre contornos de grão é INCORRETO afirmar que:


A

Surgem a partir do encontro de núcleos de cristalização durante processo de solidificação.


B

Delimitam as diferentes orientações cristalográficas dos núcleos de cristalização.


C

Causam pouca influência nas propriedades dos materiais devido à baixa variação de tamanho das regiões limitadas pelos contornos grão.


D

O tamanho dos grãos de um material pode ser modificado por tratamentos térmicos.


E

O interior do núcleo de cristalização limitado pelas fronteiras dos contornos de grão tem a mesma orientação cristalográfica e chama-se grão.

Em relação a uma barra submetida à compressão pura é correto afirmar:


A

Quanto maior o comprimento destravado da barra menor a chance de a mesma flambar.


B

O índice de esbeltez da barra não interfere no seu modo de falha.


C

Quanto maior o índice de esbeltez da sessão transversal da barra maiores as chances de ela flambar localmente.


D

Em uma barra sujeita à compressão pura podem falhar somente a flambagem global e a local.


E

Uma barra sujeita com pressão pura podem falhar a flambagem global e a local.

Ao analisar o sinal medido por um instrumento, um técnico observou uma mudança indesejável e lenta do valor medido com o passar do tempo. Em sua análise, esse técnico julgou que fatores intrínsecos estariam causando tal comportamento.


O comportamento do sinal medido por esse instrumento é denominado


A

sensibilidade


B

histérese


C

zona morta


D

confiabilidade


E

drift

Há uma grande variedade de aços inoxidáveis, para diferentes condições de aplicação, que devem ser conhecidas.


É correto afirmar sobre esses aços que


A

não permitem têmpera, que é sua principal desvantagem.


B

alguns não contêm Cromo e todos são amagnéticos.


C

possuem resistências mecânicas diferentes, mas iguais resistências à corrosão.


D

alguns deles não contêm Níquel e alguns são magnéticos.


E

não admitem estrutura martensítica, pois não são magnéticos.

Em alguns materiais, o revenimento após a têmpera tem como objetivo não apenas aliviar as tensões internas produzidas pela têmpera, mas também produzir um aumento ainda maior nas propriedades mecânicas.


C

Certo


E

Errado

Um engenheiro pretende instalar uma turbina eólica em sua residência e para isso avaliou as condições locais. A velocidade do vento é constante e igual a 10 m/s (metros por segundo), a massa de ar é de 10 kg (quilogramas), a cota de montagem em relação ao solo é de 12 metros e o rendimento da turbina é de 100 por cento. Determine o trabalho que poderá ser gerada pela turbina.


A

10 Joules


B

100 Joules


C

200 Joules


D

1000 Joules


E

500 Joules

O processo de corrosão que envolve a transferência de elétrons de um metal para outro, através de um eletrólito é identificado como


A

corrosão química.


B

corrosão galvânica.


C

corrosão por pites.


D

corrosão por frestas.


E

corrosão por erosão.

Um material formado por fibras de carbono dispersas numa matriz de silicato de alumínio e cálcio é considerado um compósito de matriz:


A

metálica.


B

cerâmica.


C

elastomérica.


D

polimérica termorrígida.


E

polimérica termoplástica.

Os elementos ferromagnéticos são aplicados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades. Essa categoria de material é formada por poucos elementos, dada a sua característica específica. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta apenas materiais classificados como ferromagnéticos.


A

Prata e ferro.


B

Níquel e cobalto.


C

Ferro e cobre.


D

Ouro e molibdênio.


E

Alumínio e cromo.

É correto afirmar que uma peça de aço rico em cementita (Fe3C) possui


A

alta dureza, do mesmo modo que aços de baixa liga sem tratamento.


B

alta fragilidade, do mesmo modo que um aço que passou pelo tratamento de recozimento.


C

alta dureza, do mesmo modo que os ferros fundidos brancos.


D

baixa dureza, do mesmo modo que os ferros fundidos cinzentos.


E

baixa dureza, do mesmo modo que um aço ABNT 1020.

Considere a seguinte situação hipotética e, ao final, responda o que se pede:


O Sargento Gasparito, militar comprometido com as atividades do Centro de Material Bélico, recebeu a missão de elaborar um termo de referência para aquisição de matrizes para produção de peças. Para tanto, o Soldado Engenheiro descreveu as especificações das matrizes a serem adquiridas, contudo, a impressão do arquivo apresentou falhas e foi necessário um estudo para identificar as palavras que completam a especificação, conforme descrição abaixo.

As matrizes de ________________são submetidas a altas________________ de compressão, altas solicitações térmicas e, ainda, a choques mecânicos. Devido a essas condições de________________, é necessário que essas matrizes apresentem alta dureza, elevada tenacidade, resistência à fadiga, alta resistência mecânica a quente e alta resistência ao desgaste. Por isso, elas são feitas, em sua maioria, de blocos de aços-liga forjados e tratadas termicamente. Quando as solicitações são ainda maiores, as matrizes são fabricadas com____________________.


Qual a sequência das palavras que completam de forma CORRETA as lacunas acima?


A

Fundição, temperaturas, estrutura, polímero.


B

Forjamento, temperaturas, trabalho, polímero.


C

Forjamento, tensões, trabalho, metal duro.


D

Fundição, tensões, ambiente, metal duro.

Analise o Diagrama.


Imagem associada para resolução da questão


CALLISTER JR., W. D. Ciência engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. São Paulo: LTC, 2012.


O teor de carbono na temperatura de 727 ºC de uma liga ferro carbono que possui 8% de cementita (Fe3C) pode ser calculado por meio da regra da alavanca.


O valor aproximado do teor de carbono dessa liga é:


A

0,65%


B

0,55%


C

0,48%.


D

0,36%.

Considere uma liga Fe-C cujo teor seja de 0,6%C (Figura 8). Qual é a razão entre a espessura das lamelas de ferrita e cementita, se a liga fosse resfriada a velocidade moderada (ar (15 °C/min)) de maneira que, na microestrutura, a quantidade de perlita e ferrita seja, respectivamente, de 90,0 e 10%


Figura 8


Imagem associada para resolução da questão


A

7,33


B

8,55


C

9,12


D

9,52

A figura abaixo apresenta o diagrama de equilíbrio da liga ferro-carbono.


Imagem associada para resolução da questão


Nesse diagrama, as fases indicadas pelos números (1), (2) e (3) referem-se, respectivamente, a fases com


A

austenita; austenita + ferrita; ferrita + cementita.


B

austenita; austenita + cementita; perlita + cementita.


C

austenita + ferrita; austenita; ferrita + cementita.


D

austenita + ferrita; ferrita + cementita; austenita.


E

austenita + cementita; austenita; ferrita + cementita.

No diagrama ferro-carbono, considerando uma situação em temperatura de 1000°C e com 1% de carbono, assinale a alternativa correta.


A

Nessa condição, o ferro puro estará presente em maior quantidade do que o aço.


B

A liga encontrada nessa condição é o ferro fundido branco.


C

A microestrutura formada será constituída principalmente por perlita.


D

A liga encontrada nessa condição é o aço hipoeutetóide.


E

A presença de carbonetos na microestrutura irá tornar o material mais maleável.

A corrosão eletroquímica é uma das principais causas para falhas de materiais em serviço. Ela sempre pode ocorrer para determinadas geometrias em que dois materiais são colocados em contato íntimo um com o outro.


É favorável a uma corrosão eletroquímica o seguinte sistema de materiais:


A

cobre e policloreto de vinila


B

cobre e óxido de silício


C

cobre e ferro


D

óxido de silício e policloreto de vinila


E

óxido de silício e ferro

   
Gerar simulado