

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Avalie as afirmações que seguem com base no tema “Metalurgia” atribuindo respectivamente V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Cementação consiste no enriquecimento superficial de carbono de peças de aço baixo carbono.
( ) Carbonitretação consiste na redução superficial de carbono de peças de aço baixo carbono.
( ) Aloptropia é propriedade que certos metais apresentam de possuírem reticulados cristalinos diferentes, conforme a temperatura;
Associe as duas colunas, relacionando as funções dos materiais cerâmicos às suas aplicações.

A sequência correta dessa associação é
Em relação aos materiais compósitos, analise as afirmativas abaixo e informe se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Matrizes poliméricas têm, em geral, baixa resistência e baixo ponto de fusão.
( ) Matrizes metálicas têm maior resistência e maior ponto de fusão, mas têm maior densidade.
( ) Matrizes cerâmicas são usadas para resistência a temperatura elevadas, mas perde-se a tenacidade.
A alternativa que apresenta a sequência correta é
Associe as duas colunas, relacionando os tipos de defeitos cristalinos às suas características definidoras.

A sequência correta dessa associação é
Quando temos um aço com 0,20%C, a quantidade percentual de ferrita total (ferro α) na temperatura ambiente será:
0,2%
20,9%
76,5%
97,4%
1020%
Escolha a alternativa correta entre as afirmativas apresentadas a seguir:
I. Propriedades ópticas dependem unicamente da estrutura cristalina dos materiais.
II. As substâncias nas quais as propriedades medidas são independentes da direção cristalográfica são conhecidas por materiais isotrópicos.
III. Toda estrutura cúbica comporta a mesma quantidade de átomo em sua célula unitária. IV. Polimorfismo é um fenômeno no qual alguns metais ou também alguns não metais como o carbono podem ter mais do que uma estrutura cristalina.
V. A estrutura cúbica de corpo centrado (CCC) e a hexagonal compacta (HC) apresentam fator de empacotamento atômico maior do que a estrutura cúbica de face centrada (CFC).
São CORRETAS apenas as afirmativas:
I e II.
III e V.
I, II e V.
II e IV.
II, IV e V.
Leia o texto a seguir.
“Em 2015, as substâncias da classe dos metálicos responderam por cerca de 76% do valor total da produção mineral comercializada brasileira. Dentre essas substâncias, oito destacam-se por corresponderem a 98,5% do valor da produção comercializada da classe, quais sejam: alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro”.
(Disponível em: http://inthemine.com.br/site/dnpm-lanca-anuario-mineral-brasileiro-de-2016/ Acessado em 02-11-2016).
Em relação às aplicações dos metais alumínio, estanho e cobre pode-se afirmar que:
I. Cuproníquel e Alpacas são classificações de ligas de cobre.
II. O estanho pode ser aplicado como revestimento anticorrosivo para metais.
III. As ligas de alumínio apresentam aplicações reduzidas tendo em vista a dificuldade na reciclagem deste material.
IV. Dentre as ligas de cobre, a Cuproníquel apresenta uma das maiores resistências à corrosão, sendo amplamente aplicada em trocadores de calor e condensadores.
V. Bronze, Latão e Alpacas são as únicas classificações das ligas de cobre.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
I, II e III.
I, III e V.
IV e V.
III, IV e V.
I, II e IV.
A porosidade é um dos maiores defeitos em uma liga de alumínio fundida. A presença de porosidade é prejudicial para a resistência mecânica e estanqueidade de uma fundição. Assinale a alternativa CORRETA sobre porosidade em uma liga de alumínio fundida.
A porosidade ocorre porque gases participam da solução durante a solidificação, principalmente por serem solúveis no metal líquido.
A porosidade por hidrogênio poderá ocorrer mesmo após 72h a partir da solidificação da peça.
O limite de solubilidade dos gases nos metais diminui na mesma proporção em que se aumenta a temperatura de trabalho da liga.
Uma maneira de se diminuir a porosidade é através da aplicação direta da Lei de Sieverts, que consiste em diminuir a pressão parcial dos gases durante o tratamento de pré-solidificação.
Durante o agito do banho líquido, ocorre a diminuição dos gases através do fenômeno de cavitação, que, ao formar bolhas, gera pressão extra que acaba por aumentar o limite de solubilidade dos gases, fazendo-o que eles saiam do banho.
Com relação à ciência dos materiais, pode-se afirmar que:
I. Os materiais compósitos não são classificados como materiais de engenharia, pois envolvem a combinação de dois materiais já existentes.
II. As ligações metálicas têm características de transferência de elétrons entre os átomos, como consequência os materiais metálicos são bons condutores de eletricidade.
III. O Al2O3, conhecido como alumina, é um representante típico da categoria dos polímeros, pois é um material quimicamente estável numa grande variedade de ambientes severos.
IV. Materiais cerâmicos apresentam ponto de fusão relativamente baixo, pois são materiais frágeis, que não suportam altas temperaturas.
V. Materiais ligados ionicamente e covalentemente são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, devido à ausência de grande número de elétrons livres.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
I e II.
III, IV e V.
II, III.
II e V.
Apenas a afirmativa V.
O Al tem ponto de fusão relativamente baixo, 660 ºC. No entanto isso NÃO significa que ele pode ser levado rapidamente ao estado líquido, devido ao fato que:
Seu calor latente de fusão e seu calor específico são mais altos que dos metais comuns.
Seu calor latente de fusão é mais alto que dos metais comuns.
Seu calor específico é mais alto que dos metais comuns.
Seu calor latente de fusão e seu o calor específico são mais baixos que dos metais comuns.
Seu ponto de fusão e seu o calor específico são mais altos que dos metais comuns.
Temperabilidade é a habilidade de um material de se transformar de austenita para martensita ao sofrer um processo de têmpera. Com relação à temperabilidade é possível afirmar que:
I. Quanto maior o tamanho de grão do material, maior é a temperabilidade.
II. A maior parte dos elementos de liga aumenta a temperabilidade dos materiais.
III. Reduzindo-se o tempo de encharque, aumenta-se a temperabilidade do material.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas II.
Apenas I e III.
A Martensita, fase assim denominada em homenagem ao pesquisador alemão Adolf Martens, é uma fase metaestável de elevada dureza. A elevada dureza da martensita é decorrente de?
Resfriamento rápido, formando maclas que elevam a dureza do material.
Nucleação de plaquetas descontínuas de cementita em cristais de ferrita.
Redução do parâmetro de rede, para expulsar o carbono aprisionado pela falta de difusão.
Um processo de difusão de carbono, formando uma estrutura cristalina Tetragonal de Corpo Centrado.
Uma severa distorção do reticulado cristalino por mecanismos de cisalhamento e aumento da densidade de discordâncias devido ao carbono aprisionado nos insterstícios.
Em relação aos conceitos apresentados a seguir, assinale a alternativa INCORRETA.
mineral é todo composto inorgânico de composição química e propriedades físicas definidas e que podem ser encontradas na crosta terrestre.
minério é toda rocha constituída de um mineral ou agregado mineral, contendo um ou mais minerais valiosos, possíveis de serem aproveitados economicamente.
jazida mineral corresponde a massa individualizada de substância mineral ou fóssil, aflorante ou existente no interior da terra e que tenha valor econômico.
ganga é a denominação utilizada para o mineral ou conjunto de minerais aproveitados de um minério que apresentam alto valor econômico.
minerais-minérios são os minerais valiosos, aproveitáveis como bens úteis, ou seja, a espécie mineral que pode ser utilizada para extração de um ou mais metais.
A Figura a seguir apresenta um diagrama do sistema Fe-C no equilíbrio. Com relação ao sistema mencionado, pode-se afirmar que:

(Fonte: Callister, W.D. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. LTC, 5ºedição, 1999)
I. O sistema Fe-C em equilíbrio apresenta os seguintes constituintes sólidos possíveis: ferrita, cementita, austenita, martensita e bainita.
II. A maior solubilidade do carbono na austenita em comparação à solubilidade na ferrita pode ser explicada pelo fator de empacotamento.
III. A composição com 0,4% de carbono no ferro pode apresentar uma microestrutura composta por dois constituintes: perlita e ferrita pró-eutetóide.
IV. A composição com 4,3% de carbono no ferro deve apresentar uma microestrutura conhecida como ledeburita, constituída por cementita, ferrita e bainita.
V. O ferro delta apresenta estrutura cristalina cúbica de corpo centrado.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
III e V.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e V.
III e IV.
Quando temos 4,3%C, as fases correspondentes na temperatura de aproximadamente 1000ºC serão:
Ferro alfa + Cementita.
Ferrita + Perlita.
Ferro delta + Ledeburita.
Ferro alfa + Ferro delta.
Ferro gama + Cementita.
Os gráficos de tensão-deformação são fundamentais para os engenheiros e tecnólogos selecionarem os materiais que irão utilizar. De acordo com o gráfico mostrado a seguir, escolha a resposta correta entre as afirmativas.

I. Os materiais apresentam o mesmo módulo de elasticidade para todas as curvas ensaiadas no gráfico.
II. O material com 1,05% C não apresenta tensão de escoamento definida.
III. A tensão máxima do material com 0,35% C está em torno de 320 MPa.
IV. A resiliência do material com 0,05% C é maior que a resiliência do material com 1,05% C.
V. O material com 1,05% C é mais dúctil que o material com 0,50% C.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
I, II e III.
I e II.
II e III.
II, III e V.
I, IV e V.
Com relação aos efeitos dos elementos de liga sobre a estabilização da austenita e da ferrita, assinale a alternativa CORRETA.
os estabilizadores da austenita promovem diminuição da temperatura eutetoíde.
a adição de níquel promove aumento do campo ferrítico.
os estabilizadores da ferrita promovem diminuição da temperatura eutetoíde.
a adição de cromo promove aumento do campo austenítico.
a adição de manganês promove diminuição do campo austenítico.
Analise o diagrama de equilíbrio da liga Pb~Sn abaixo.

Considerando o diagrama acima, assinale a opção correta.
O ponto 1 do diagrama é o limite de solubilidade de Pb no Sn .
O ponto 2 do diagrama é o ponto eutético.
O ponto 4 do diagrama contém as fases +
.
O ponto 3 do diagrama é o ponto eutético.
O ponto 5 do diagrama contém as fases +
+ L.