Aumente suas chances de aprovação AGORA Acelere sua aprovação!
Assinatura Ilimitada por R$ 
/mês.
Ver planos Assinar agora

Questões de Concurso sobre Cálculo de blindagem e Classificação de áreas do ponto de vista de proteção radiológica ocupacional: livre, controlada e supervisionada

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para a produção de blindagem, vários materiais podem ser utilizados, contanto que seja empregada a espessura suficiente para atenuar a intensidade da radiação aos limites autorizados. São características a serem consideradas na produção de blindagens, EXCETO:


A

Uniformidade e homogeneidade.


B

Acabamento, limpeza e conservação.


C

Área (espaço físico) para a instalação.


D

Uso múltiplo (blindagem e estrutura).


E

Altura, comprimento e massa da barreira.

“Classifica-se como área supervisionada qualquer área sob vigilância não classificada como controlada, mas onde as condições de exposição ocupacional necessitam ser mantidas sob supervisão.”


(Posição regulatória CNEN 3.01/004 2011.)


Em relação às áreas supervisionadas, é de responsabilidade do titular


A

manter disponíveis, nas entradas dessas áreas, conforme apropriado, equipamento, vestimenta de proteção e instrumento de monitoração.


B

manter disponível nas saídas dessas áreas, quando apropriado, local adequado para coleta de equipamentos e vestimentas de proteção contaminados.


C

implementar as medidas de proteção ocupacional estabelecidas no plano de proteção radiológica, incluindo regras internas e procedimentos apropriados a essas áreas.


D

rever periodicamente as condições para determinar qualquer necessidade de adoção de medidas de proteção e segurança ou de mudanças nas delimitações físicas dessas áreas.


E

restringir o acesso por meio de procedimentos administrativos e de barreiras físicas. O grau de restrição de acesso deve ser adequado à magnitude e à probabilidade de ocorrência das exposições esperadas.

O sistema de classificação de áreas é proposto para auxiliar o controle das exposições ocupacionais. As áreas devem ser classificadas sempre que houver previsão de exposição ocupacional e definidas claramente no plano de proteção radiológica (PPR). Considera a designação dos locais de trabalho em dois tipos de áreas: controladas e supervisionadas. Classificam-se como áreas supervisionadas os(as)


A

salas de tratamento.


B

salas de comando com painéis de controle de fontes de radiação.


C

salas para armazenamento de fontes de radiação e rejeitos radioativos.


D

laboratórios de preparo de material radioativo para uso em braquiterapia de baixa taxa de dose.


E

quartos especialmente preparados com blindagem, para internação exclusiva de pacientes com implantes temporários de fontes seladas de braquiterapia de baixa taxa de dose.

 
 
Gerar simulado