

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto 5A2-II
O índice de reincidência de apenados (proporção de reincidentes em face do total de agentes condenados por sentença transitada em julgado) processados pelo sistema tradicional de justiça é de 70%. Acredita-se que o índice de reincidência de apenados processados pela justiça restaurativa é menor que o índice dos processados pelo sistema tradicional de justiça. Para a verificação dessa conjectura, foram estabelecidas as seguintes hipóteses nula e alternativa.
H0: o índice de reincidência de apenados processados pela abordagem da justiça restaurativa é igual ou inferior a 70%.
H1: o índice de reincidência de apenados processados pela abordagem da justiça restaurativa é superior a 70%.
Para a testagem da hipótese H0, selecionou-se uma amostra aleatória simples de 210 apenados com sentença transitada em julgado processados pela justiça restaurativa, tendo-se observado que 71% são reincidentes.
Suponha que, para se testar a hipótese H0, mencionada no texto 5A2-II, seja escolhido como região crítica o conjunto RC = {y ∈ ℝ / y > p0} de tal modo que a hipótese H0 será rejeitada se a probabilidade de o valor observado da estatística pertencer a RC for igual a 5%, dado que a hipótese H0 é verdadeira. Nesse caso, considerando-se z95% = 1,96 e 0,0011/2 = 0,032, o menor p0 nessas condições será
superior ou igual a 0,77.
inferior a 0,72.
superior ou igual a 0,74 e inferior a 0,76.
superior ou igual a 0,76 e inferior a 0,77.
superior ou igual a 0,72 e inferior a 0,74.