A evolução da indústria farmacêutica levou à diversificação das tecnologias de produção de medicamentos. Sobre esses produtos, é correto afirmar que
os produtos recombinantes para uso humano são produzidos exclusivamente em células humanas devido aos padrões de modificação pós-traducionais, evitando, assim, a produção de anticorpos contra a proteína injetada no paciente.
os hibridomas são utilizados para produção de anticorpos monoclonais. Eles são células híbridas formadas pela fusão de células de mieloma com os linfócitos T de animais previamente imunizados e produtores de anticorpos.
existe no mercado farmacêutico uma série de medicamentos chamados recombinantes. Entre eles, estão hormônios, proteínas e anticorpos. Os anticorpos monoclonais pertencem à maior classe de produtos recombinantes disponíveis no mercado, que utiliza como sistema de produção células de mamíferos.
a vantagem da produção de medicamentos por células humanas em cultivo nos biorreatores industriais é a diminuição do tempo de aprovação pelas agências regulamentadoras, devido à semelhança do produto produzido com o produto natural produzido pelo organismo humano.
no Brasil não há a produção de medicamentos para uso humano produzido de maneira recombinante. Existe a comercialização de produtos importados que possuem essa tecnologia.