

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação à curva de calibração, é correto afirmar que:
A eletroforese é um método de separação de moléculas por meio de migração diferencial, sob ação de uma diferença de potencial elétrico, tendo sido utilizada como método de referência para o fracionamento e quantificação das proteínas séricas em bioquímica clínica. Neste sentido, assinale a alternativa incorreta em relação à interpretação eletroforética de proteínas.
A albumina forma uma faixa homogênea e a altura do pico pode ser utilizada para avaliar a sua concentração
A antitripsina é encontrada na fração Alfa-1
A macroglobulina é encontrada na fração Alfa-2.
A haptoglogbina é encontrada na fração Beta.
A imunoglobulina IgG é encontrada na fração Gama
Em relação à conservação de pequenos fragmentos teciduais (biópsia) e a utilização de fixadores, é incorreto afirmar.
Amostras para imunofluorescência devem ser enviadas em solução salina tamponada, em frasco imerso no gelo triturado.
Na técnica de imunofluorescência, faz-se a fixação da amostra em álcool a 70% resfriado.
O volume do fixador deverá ser de 6 a 10 vezes aquele do espécime.
Peças achatadas ou biópsia de alguns órgãos (próstata, estômago, etc.) deverão ser colocadas em cima de papel, para evitar dobras ou retrações.
Não se utilizam os fixadores Zenker e Bouin em fragmentos teciduais.
Em 1939, a eletroforese foi introduzida por A.Tiselius e A.E. Kabat com o objetivo de separar partículas orgânicas, apresentando como fundamento a separação de material orgânico (proteínas, enzimas, DNA, RNA) que apresentam cargas elétricas definidas por pH específicos. Em relação à eletroforese, assinale a alternativa correta:
Na eletroforese de proteínas utiliza-se como tampão o dietilbarbiturato de sódio.
As soluções protéicas utilizadas em eletroforese deverão conter no máximo 0,5 gramas de proteínas por litro.
A cuba eletroforética utilizada na eletroforese é composta de uma caixa plástica dividida em três compartimentos.
A aplicação da eletroforese é limitada ao tamanho da carga iônica da partícula que se quer separar
Na eletroforese de lipoproteínas utiliza-se como corante o acetato de etila
Com relação ao exame do líquido cefalorraquidiano, pode-se afirmar corretamente que
não é necessário quantificar ou designar as células presentes, apenas informar, no laudo, se há ou não a presença delas, na avaliação citológica.
a reação de VDRL é usada para pesquisa de neurocisticercose.
a quantidade total de proteínas em um indivíduo normal independe da idade, podendo variar de 13 a 25 mg/dl.
a presença de xantocromia após centrifugação pode ter como causa acidente traumático de punção.
há suspeita de meningite tuberculosa, se a glicorraquia for superior a 80 mg/dl.
Material para análise que chegou a um laboratório de histopatologia sem identificação do paciente ou do tipo de material deve ser analisado imediatamente, pois trata-se de caso de urgência, não importando, nessa situação, dados de identificação meramente burocráticos.
Esse medicamento pode ser analisado por cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) com detector de massa.
Durante o processamento da maioria dos materiais na rotina de um laboratório, o tempo normal gasto para se fazer a inclusão em parafina, o corte e a coloração varia de 20 horas a 48 horas.
Em uma situação em que um familiar do paciente se dirija diretamente ao técnico do laboratório para solicitar resultados de exames, este deve pedir que o solicitante aguarde as vias normais de divulgação dos resultados pela instituição.
O êxtase, substância pertencente à família das feniletilaminas, pode ser facilmente separado de outras substâncias dessa família por cromatografia em camada delgada e direta visualização da fluorescência em câmara de UV.
As Neisserias meningitidis e lactâmica se diferenciam pela capacidade de somente uma delas degradar a:
sacarose
glicose
lactose
maltose
O método mais simples de exame direto para pesquisa de fungos é a observação de uma suspensão da amostra entre lâmina e lamínula em:
água destilada e deionizada
solução salina estéril
solução de hidróxido de sódio
solução de KOH
Não constitui característica das espécies de Acinetobacter:
cocobacilos
imóveis
oxidase negativo
nitrato positivo
Marque a opção que relaciona corretamente o aparelho de laboratório com seu respectivo uso.
bureta, usada para escoamento controlado de líquidos em uma titulação
pipeta volumétrica, usada para medida de volume variáveis de líquidos
funil de bromo, usado para escoamento controlado de líquidos em uma titulação
balão de fundo redondo, usado para separação de líquidos imiscíveis
Na pesquisa de microorganismos álcool-ácido resistente, é correto afirmar:
Nocardia spp apresenta propriedades álcool-ácido resistente
Micobacterium tuberculosis, na colocação de Ziehl-Neelsen apresentam-se róseo
na coloração de Ziehl-Neelsen usamos o lugol como mordente
na análise da amostra um resultado negativo exclui a presença de micobactérias na amostra
É um hepadnavírus de DNA, um dos agentes etiológicos do carcinoma hepatocelular e contém polipeptídeos HBsAg, HBcAg e HBcAg. Tais características estão relacionadas com o vírus da:
hepatite A
hepatite B
hepatite C
hepatite D
Partes de um microscópio dotado de lentes que nos dá o aumento do material examinado:
diafragma e micrométrico
objetivas e oculares
condensador e diafragma
platina e macrométrico
Dentre as normas gerais de segurança no laboratório clínico, podemos citar:
remover vidros quebrados com as mãos
colocar vidros quebrados em cestos de lixo onde são descartados papéis
evitar a remoção ou troca de agulhas das seringas
agulhas usadas devem ser colocadas em cestos de lixo
Testes rápidos de gravidez medem o nível de:
Andrógenos
Gonadotrofinas coriônicas
Estrógenos
Progesterona
Sobre a cromatografia, marque a opção verdadeira:
A cromatografia pode ser classificada de acordo com os mecanismos de separação física em cromatografia de adsorção e de partição. A de adsorção baseia-se nas diferentes solubilidades dos componentes da amostra.
Na Cromatografia em Camada Delgada a análise qualitativa de uma substância realiza-se através de seu Rf que se determina pela relação entre a distância percorrida pela fase móvel dividida pela distância percorrida pela substância.
A fase móvel é selecionada em função de suas polaridades; logo em ordem crescente de polaridade podemos citar: éter de petróleo, clorofórmio, acetona, metanol e água.
O processo de separação da Cromatografia em Camada Delgada está fundamentado no fenômeno de partição