

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
São antidepressivos tricíclicos:
fenobarbital, tiopental e escitalopram;
citalopram, escitalopram e sertralina;
nortriptilina, fluvoxamina e paroxetina;
amitriptilina, clomipramina e imipramina;
desvenlafaxina, venlafaxina e fluoxetina.
A quantidade de medicamento à base de sibutramina que pode ser dispensada aos pacientes corresponde a, no máximo,
10 dias de tratamento.
30 dias de tratamento.
60 dias de tratamento.
3 meses de tratamento.
6 meses de tratamento.
Para a dispensação de morfina em drogaria, é necessária notificação de receita do tipo B.
Certo
Errado
A dependência medicamentosa é caracterizada pelo desenvolvimento da síndrome de abstinência. Dentre os fármacos que podem desencadear a síndrome de abstinência em pacientes dependentes a heroína, encontra-se
o flumazenil.
a morfina.
a naloxona.
o midazolam.
________________ são substâncias que afetam os processos mentais e podem produzir dependência.
Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.
Produtos nosológicos.
Medicamentos de uso contínuo.
Produtos psicotrópicos.
Medicamentos para a atenção básica.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Relacionado a farmacologia da dependência do abuso de drogas, assinale a incorreta:
A abstinência pode se manifestar por alguns aspectos como síndrome da abstinência por substância especifica conforme determinação dos órgãos regulamentadores, ou pela mesma substância (ou uma substancia estreitamente relacionada) quando é consumida para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.
Um padrão mal-adaptativo de uso de substancia, levando a prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo evidenciado por três (ou mais) critérios que ocorrem a qualquer momento no período de doze meses pode facilitar o diagnóstico por uma dependência de substância ou um transtorno mental.
A dependência psicológica é um fenômeno mais complexo que pode ocorrer mesmo com drogas que não causam tolerância e dependência física. A dependência psicológica ocorre sempre que uma droga afeta o sistema de recompensa encefálica. As sensações agradáveis produzidas causam o desejo de continuar usando a droga. A dependência física difere da dependência psicológica, pois uma é causada por alterações nos processos de homeostase.
Os termos tolerância, dependência e abstinência podem ser definidos com base em suas ações fisiológicas.
A tolerância refere-se a diminuição do efeito de uma droga com uso contínuo. A primeira administração de uma droga produz uma curva de dose-resposta característica; após administração repetida da mesma droga, porem, a curva de dose-resposta desvia-se para a direita, pois são necessários doses maiores para produzir a mesma resposta.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Segundo Rang & Dale o termo opioide se aplica a “qualquer substância, seja endógena ou sintética, que produz efeitos semelhantes aos da morfina”. O termo mais antigo, opiáceo , ficou restrito a drogas sintéticas semelhantes à morfina com estruturas não peptídicas. Sobre os analgésicos opioides se pode afirmar:
Os agentes opioides incluem derivados do fenantreno, estruturalmente relacionados com a morfina, como por exemplo, o grupo dos analgésicos antagonistas (p.ex. naloxona).
Os agentes opioides incluem compostos sintéticos com estruturas relacionadas com a morfina, como as piperidinas (p.ex. pentazocina) e as drogas da série dos benzomorfanos (p.ex. petidina e fentanil).
Os agentes opioides podem ser administrados por via oral, por injeção ou por via intratecal para produzir analgesia, com efeitos colaterais ilimitados.
Um agonista importante semelhante à morfina inclui a nalor fina; out ros compostos estruturalmente relacionados são agonistas parciais (p.ex. diamorfina e a codeína).
Uns dos principais grupos de análogos sintéticos com estruturas não relacionadas com as da morfina são os derivados semissintéticos de tebaína (p.ex. metadona e dextropropoxifeno).
A síndrome serotoninérgica difere da intoxicação serotoninérgica quanto aos sinais e sintomas. Os da primeira incluem efeitos adversos do sistema nervoso simpático e do parassimpático, e os da segunda, uma exacerbação dos efeitos adversos do sistema nervoso simpático.
Na intoxicação anticolinérgica, a temperatura corporal do paciente pode atingir 42 ºC, e ele apresenta bradicardia e diarreia; na síndrome serotoninérgica, a temperatura corporal do paciente varia de 38 ºC a 38,5 ºC, e ele apresenta taquicardia e constipação.
A síndrome neuroléptica maligna pode ocorrer de 30 minutos a 24 horas após a administração de um anestésico inalatório, e as principais características que o paciente apresenta são midríase e bradireflexia.
As federações esportivas adotam uma lista de classes das substâncias dopantes e métodos para a sua identificação. A respeito da identificação de casos de doping nos esportes, julgue os itens subsequentes.
I Os agentes anabólicos, os hormônios diuréticos e os glicocorticoides são considerados substâncias proibidas.
II Os testes analíticos de identificação das substâncias proibidas identificam os fármacos inalterados ou seus metabólitos presentes nas amostras biológicas obtidas.
III A identificação das substâncias proibidas presentes na urina é uma análise quantitativa para todas as substâncias químicas.
IV A análise toxicológica de triagem deve fornecer resultados rápidos, específicos, com alta sensibilidade, e abranger um maior número de substâncias de interesse. Podem ser realizados, nesta categoria, os ensaios de cromatografia (tanto em fase gasosa como em fase líquida) e imunoensaios.
V A análise toxicológica de confirmação é realizada por ensaios como espectrometria de massa associada a cromatografia em fase gasosa ou a cromatografia líquida.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.